OdontologiaSaúde e Bem-Estar

Doenças cardíacas através de problemas de saúde bucal

O dentista Dr Márcio Passos, alerta que algumas doenças cardíacas

Doenças cardíacas através de problemas de saúde bucal

Os mais recentes estudos na área da saúde apontam que doenças cardíacas e problemas de higiene e saúde bucal estão conectados.

Segundo estudo do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), assim, 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal.

Desse modo, entre elas estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo o infarto.

Doenças cardíacas através de problemas de saúde bucal
Dr. Márcio Passos – Foto Divulgação – Arquivo Pessoal

Ortodontista e especialista em ATM

O dentista Dr. Márcio Passos, ortodontista e especialista em ATM aponta que os dados revelam uma verdade pouco conhecida por muitos pacientes.

Bem como, a “Saúde bucal e doença cardíaca estão conectadas devido à disseminação de  bactérias presentes na boca para diversas regiões do seu corpo, pegando carona na corrente sanguínea, chegando ao coração.

Então, quando essas bactérias alcançam o coração elas tem predileção por membranas e válvulas cardíacas , podendo causar inflamação”.

Sintomas que acendem a luz amarela para o risco de doenças cardíacas

Acima de tudo, o Dr. Márcio Passos aponta que existem alguns sintomas que denotam que a saúde bucal não anda bem e que servem de alerta para procurar um dentista quanto antes, para prevenir complicações de saúde de modo geral.

”Gengivas vermelhas, inchadas ou doloridas ao toque, sangramento quando você come, escova ou usa o fio dental, pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes, como retração da gengiva, ao parecer estar se afastando dos dentes, mau hálito frequentemente ou notar um gosto ruim na boca e dentes com mobilidade (dentes moles) são alguns dos sintomas que alertam que a saúde bucal não anda bem e da possibilidade do surgimento de problemas cardíacos como consequência”, ressalta.

Doenças cardíacas através de problemas de saúde bucal
Foto Divulgação – Arquivo Pessoal

Mio cardiopatia hipertrófica

A princípio, o especialista também revela que pacientes que já apresentam problemas cardíacos tem maior possibilidade de desenvolver doenças cardíacas a partir de problemas bucais, em especial a endocardite bacteriana.

Por isso, as pessoas que já tenham se submetido a cirurgias de substituição de válvulas cardíacas por válvulas artificiais ou tenham válvulas cardíacas danificadas por problemas como, por exemplo, febre reumática, são fortes candidatos a desenvolverem endocardite bacteriana como consequência de problemas de saúde bucal.

Ou seja, aquelas que também apresentem mio cardiopatia hipertrófica, defeitos cardíacos congênitos ou prolapso da válvula mitral com sopro situam-se neste mesmo grupo de risco. Nesses casos, a infeção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.

Problemas bucais como causadores de nascimento prematuro

Além dos problemas cardíacos, nesse ínterim, o Dr. Márcio também alerta que bactérias presentes na boca em detrimento de má saúde bucal também tem outras complicações relativas a mulheres gestantes:

De fato, ”estudos apontam que estas bactérias também são alguns dos maiores fatores causadores de nascimento prematuro. Por isso, é recomendado às gestantes fazerem visitas regulares ao dentista e estar com saúde bucal em dia”.

Especialista alerta para o surgimento de doenças cardíacas
Foto Divulgação

Prevenção e tratamento

De acordo com, o dentista, é preciso tratar a origem do problema, cuidando da saúde bucal, para evitar complicações cardíacas futuras.

Por exemplo, “Somente o fato de tratar da gengivite e dos problemas de saúde bucal, realizando a profilaxia e resolvendo a questão da proliferação de germes e bactérias na boca, já se consegue evitar grande parte deste problema, prevenindo o aparecimento de complicações cardíacas.

Além disso, procure um dentista, faça um check up geral da sua saúde bucal e mantenha bons hábitos de higiene, com uso regular de fio dental, limpador de língua e bochechas e escovação adequada”.

Fonte: Fabiano de Abreu
Jornalista

Fotos: Divulgação – Arquivos Pessoal

Veja também: TV portuguesa tem noite de Gala para premiar seus maiores talentos

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da

Apresentadora: Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo