AgronegóciosEconomia e Negócios

Santa Catarina está entre os dez estados que mais produzem cevada no país

Conheça a plataforma colaborativa SmartBarley, que está transformando o campo e desenvolvendo o setor de cevada em território nacional

O setor da cevada vem crescendo e demonstrando um ótimo desempenho no Brasil. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo, já apontou que o cereal tinha produção estimada em 391,6 mil toneladas para agosto deste ano – número 20,5% maior em relação ao ano anterior e aumento de 12,9% no rendimento médio. Iniciativas que apostam na capacitação dos agricultores, por meio de troca de experiências e até plataformas tecnológicas inovadoras, são parte do motivo para resultados tão animadores.

A Cervejaria Ambev é uma das empresas que investem no setor, uma vez que isso se reverte em benefícios para toda a sua cadeia e garante um produto de qualidade a seus consumidores. Na pesquisa do IBGE, Santa Catarina está na 9ª posição entre os 17 estados produtores no Brasil. No todo, a região Sul é responsável por 32,5% da produção total do país de cereais, leguminosas e oleaginosas, atingindo um volume de 77,9 milhões de toneladas ao ano.

Pensando nesses dados, em 2014, a cervejaria lançou o SmartBarley, uma plataforma direcionada a produtores de cevada, para compartilhamento de informações e boas práticas, com o objetivo de melhorar o desempenho e a safra de todos os parceiros da companhia. Desde então, o programa já cresceu 130% e agora conta com 470 agricultores cadastrados. A meta da cervejaria é contemplar 100% dos produtores parceiros com o SmartBarley. O programa é um marco na jornada de inovação iniciada pela Ambev, unindo a expertise técnica de sua equipe de agrônomos, à tecnologia que conecta produtores.

“Tão importante quanto a qualidade da nossa cerveja, é o desenvolvimento de nossos agricultores parceiros. O SmartBarley é um exemplo de inovação que implementamos em nossa cadeia, para conectar a nossos produtores para desenvolverem um plantio sustentável e contribuírem com o crescimento do setor no Brasil”, afirma Juan Caminos, gerente regional agronômico da Cervejaria Ambev. “Com a plataforma, podemos acompanhar e medir a sustentabilidade dos nossos fornecedores, garantindo que seus plantios tenham impactos positivos ao meio ambiente. Assim, damos mais um passo em direção ao nosso sonho: de unir as pessoas por um mundo melhor”, continua o executivo.

Além do SmartBarley, a Cervejaria Ambev conta com diversas frentes para dar apoio e desenvolver sua cadeia de produção. A companhia desenvolve e disponibiliza novas variedades de grãos, por meio de cruzamentos genéticos das melhores sementes que produzem mais e demandam menor utilização de insumos, gerando menos impactos na qualidade da água e do solo. Com isso, espera-se melhorar o rendimento da cevada em até 7%, até 2025. A companhia também criou um material sobre as melhores práticas de plantio, manejo e cultivo da cevada, além de acompanhar as atividades dos produtores em visitas periódicas feitas por seu time de agrônomos.

“A união entre nosso time de agrônomos e os produtores parceiros está permitindo transformar a realidade agrícola no Brasil. Agregando o conhecimento técnico a novas tecnologias, garantimos uma produção que traz impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade” conclui Caminos.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Santa Catarina está entre os dez
Foto Divulgação
Santa Catarina está entre os dez
Foto Divulgação
Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano Simplesmente um luxo!

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo