Arte e CulturaEntretenimento

MUCHA TINTA apresenta a primeira obra do projeto ” MUCHA CORES “

Coletivo Mucha Tinta

MUCHA TINTA apresenta a primeira obra do projeto ” MUCHA CORES “, em Curitiba

 

Durante o mês de agosto, o duo goiano de ilustradores Bicicleta Sem Freio desenvolveu um mural de escala monumental no centro da capital paranaense.

Crédito: Tche
Crédito: Tche

 

São Paulo, setembro de 2018 – A produtora de arte urbana Mucha Tinta, idealizada pela designer Giusy De Luca, realizou a primeira edição do projeto “Mucha Cores”, no centro de Curitiba, entre os dias 13 e 27 de agosto.

Os artistas convidados foram os renomados ilustradores do duo Bicicleta Sem Freio, formado pelos goianos Douglas Pereira e Renato Reno.

Crédito: Matheus Rhinow
Crédito: Matheus Rhinow

O foco foi a criação e produção de um painel público permanente de quase 300 metros quadrados, desenvolvido diretamente sobre superfície arquitetônica localizada na Rua Marechal Deodoro 686 e consensualmente escolhida por seus respectivos autores e pela Fundação Cultural de Curitiba, procurando estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana.

 “Dados do IBGE revelam que 96% dos brasileiros não frequentam museus e que 93% nunca foram a uma exposição de arte, por isso é tão importante levar a arte até as pessoas. Nosso objetivo principal é de acesso público, estamos apresentando uma obra de arte em escala monumental que instiga a reflexão dos transeuntes”, explica Giusy.

Crédito: Fernanda Merizio
Crédito: Fernanda Merizio

 

Trata-se de consolidar a formação de um acervo que permita acesso público e difundir experiências pessoais e coletivas dentro do contexto municipal de Curitiba. Além disso, o Bicicleta Sem Freio deu uma palestra gratuita no Hotel Centro Europeu, com mediação da designer e ilustradora Cristina Pagnoncelli, e entrega de cartazes serigrafados.

“Há uns 12 anos, conhecemos o trabalho do Bicicleta Sem Freio: foi paixão à primeira vista. As cores, o ritmo das imagens, toda a beleza do trabalho desse duo sempre se manteve em nossa cabeça, e sonhávamos que um dia traríamos eles para Curitiba”, recorda Giusy.

“Três anos atrás, iniciamos a escrita de um projeto de lei que tentava concretizar esse sonho. E hoje, três anos após, temos aqui registrado em vídeo essa incrível experiência de trazer mais cores, muita tinta e muita beleza para a nossa cidade. Se você estiver pelo centro de Curitiba e se deparar com essa beleza, lembre-se de nós”, convida.

Crédito: Clarice Franco
Crédito: Clarice Franco

 

O Mucha Cores com Bicicleta Sem Freio tem produção de Bernardo Bravo Soares, é incentivado pela fintech curitibana EBANX, pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Prefeitura de Curitiba. Os apoiadores são Centro Europeu, Fitto, Solaris, Tintas Verginia, e Vila Urbana.

Veja o video de todo o processo:

SOBRE MUCHA TINTA

Mucha Tinta é uma produtora de arte que, desde 2007, trabalha com um coletivo de artistas para desenvolver projetos de artes visuais para o mercado cultural e de comunicação. Idealizado por Giusy De Luca, designer gráfica formada pela PUC-PR e representante de Curitiba no MICA (Mercado de Industrias Culturales y Creativas de Argentina 2017), responsável por projetos multidisciplinares que envolvam redes de criação, comunicação, integração social, produções culturais, eventos corporativos e agenciamento de artistas.

https://www.facebook.com/muchatinta/

+ Veja mais materias em: JOSBI lança seu single “NA MISSÃO” em parceria com o paulista DFIDELIZ

+ Veja mais videos em: DJ SOUND TV – Lia Paris – Laos (Cri Du Chat Disques/DJ Sound Music/Sony Music)

 

SOBRE BICLETA SEM FREIO

Projeto formado pelos renomados ilustradores goianos Douglas Pereira e Renato Reno, cujas principais características são o trabalho manual, o capricho tipográfico e o desenho de mulheres. Com influências que vão de Edward Mucha a James Jean, os garotos exploram com maestria as cores, as formas e as curvas dos mais variados tipos de garotas, sempre com uma dose de psicodelia e humor únicos.

Boa parte de seus primeiros trabalhos foram cartazes para shows de rock e eventos culturais. De certa maneira, essa atuação tem influência direta no surgimento da banda Black Drawing Chalks, que Douglas faz parte. A dupla assina murais em vários lugares do mundo, como Montreal e México, e tem importantes clientes internacionais, como Nike e UFC. Logo após a conclusão do projeto “Mucha Cores”, em Curitiba, o Bicicleta Sem Freio se prepara para uma sequência de produções de obras públicas na Europa e nos Estados Unidos, em centros como Londres, Berlim, Miami, Las Vegas, Los Angeles, Hawaii e Nova Iorque.

http://bicicletasemfreio.com/

Yuri Mine

Fotógrafo, diretor de fotografia e VideoMaker (Studio Y.M / No Name Filmes). Nipo-Brasileiro e adorador de tecnologia, motos e carros. Sempre disponível a novos desafios e projetos. @YURIMINE // YURIMINE.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo