Arte e CulturaEntretenimentoLazer e Diversão

CIA da Vila apresenta o espetáculo da série “AMOR EM 4 ATOS”

“TRANÇAS DE TERESA”, inspirado em obras do TUNGA

Com coreografia de Liliane de Grammont estreia no dia 13 de setembro, o segundo ato que explora o amor e suas relações contraditórias e as obras do artista plástico brasileiro

 

A Cia da Vila apresenta o espetáculo “Amor em 4 Atos – Tranças de Teresa” com estreia no dia 13 de setembro no CRD – Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo.  O segundo ato intitulado ‘Tranças de Teresa’, tem direção de Priscila Magalhães. Para a composição da coreografia e a trilha sonora foram convidados Liliane de Grammont e Ed Cortês. O espetáculo mostra as intersecções e relações contraditórias do amor e obras do artista plástico brasileiro.

Crédito: João Leão
Crédito: João Leão

Priscila Magalhães, diretora da Cia da Vila, em uma viagem de férias pelo Inhotim em Minas Gerais, teve um insight para a criação. As inspirações para criação do espetáculo foram algumas obras de Tunga como: True Rouge, Xifópagas Capilares, Lezart, Ão, a seleção de obras marionetes entre outras. Priscila é admiradora há muitos anos e conhecedora das obras e do trabalho do artista. “Precisava me desligar um pouco do trabalho, mas quando conheci esse lugar maravilhoso tudo aconteceu, admirando as obras do Tunga o amor floresceu, as ideias foram surgindo e o espetáculo foi ficando vivo na minha cabeça”, conclui.

 

+Veja mais materias em:  Aperitivo Azimut Sucesso em Joinville na Bela e Santa Catarina

+ Veja mais videos em: Canal Sotero ao Cubo   Fritar Bife

 

O espetáculo mostra a contradição do amor desde o seu título “Tranças de Teresa”, que foi pensado como uma tríade, um símbolo da transformação de três partes formando uma, por outro lado, a “Teresa”, representa a fuga, simbolizada nas cordas feitas com tecidos trançados, utilizadas em cadeias e manicômios.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

 

A ideia da “instauração”, da circularidade e as tranças em si são feitas espacialmente no palco a partir desse desenho circular, nos ciclos do amor que podem ser contínuos, mas também podem ser quebrados.

Nas conexões das tranças, na união e separação que fazem a condução das histórias. Inspirado nas ideias das marionetes e cruzetas, o cenário leva o espectador a vivenciar a sensação de que o amor também é conduzido.

A apresentação é complementada com projeções de videodança ao longo do espetáculo. Todos os elementos da pesquisa estão presentes nas coreografias.

A bailarina Liliane de Grammout explica como foi o desafio de coreografar o espetáculo. “Fui convidada para ser provocadora artística deste projeto e depois recebi o convite para assinar a coreografia do espetáculo.

Foi um presente e um grande desafio na elaboração da coreografia uma vez que a ideia do tema se aproximava muito de mim. Mas, tive um compreensão e chegamos ao um trabalho com frestas que dão margem para subjetividade de quem vê. Ou seja, é uma obra mutável a partir dos olhos de quem vê”, conclui.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

 

O projeto tem como objetivo principal a pesquisa e criação direcionados a temática do Amor, para a realização e montagem de uma série de quatro espetáculos focados em suas quatro ramificações: O Concreto, O Contraditório, O Idealizado e O Sublime.

O primeiro ato foi concebido em 2015 e encenado ao longo de 2016 e 2017. No ano passado a companhia foi contemplada no 22º Fomento a Dança da Secretaria de Cultura de São Paulo com o projeto “Cia da Vila 10 anos”.

 

Sobre Cia da Vila

Com 10 anos de existência a Cia da Vila tem o intuito de integrar as artes e possibilitar um trabalho de troca entre o elenco, onde um aprende com a experiência do outro. Com 6 espetáculos no currículo, além do trabalho com intervenções e material em videodança, premiados e selecionados em diversos festivais do Brasil e do mundo.

SERVIÇO:

Data: 13, 14 e 15 de setembro

Horário: 20hs

Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo

Endereço: Baixos do Viaduto do Chá – S/N – Galeria Formosa – Centro – SP

Ingressos: Gratuito com distribuição de ingressos com 1 hora de antecedência

Informações: www.ciadavila.com – email: davilacia@gmail.com

Yuri Mine

Fotógrafo, diretor de fotografia e VideoMaker (Studio Y.M / No Name Filmes). Nipo-Brasileiro e adorador de tecnologia, motos e carros. Sempre disponível a novos desafios e projetos. @YURIMINE // YURIMINE.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo