Empreendedorismo

Celso Braga, CEO do Grupo Bridge fala sobre como liderar uma empresa

A velocidade que a transformação digital impõe aos negócios

Celso Braga – Sócio-diretor do Grupo Bridge, Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP.

Acumula experiência de mais de 25 anos em desenvolvimento humano e projetos de conexões educacionais e inovação.

Antes de mais nada É autor dos livros ‘A Jornada Ôntica’ (2013), ‘O Hólon da Liderança’ (2015), ‘Inovação: diálogos sobre a prática’ (2016), ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’ (2017), A Magia dos Sentimentos: 27 emoções para transformar sua vida       e em 2019 lançou os livros em versão digital; Lifelong Learning – Aprender para a Vida e Empowerment, uma liderança que inspira. Celso Braga é coautor do livro ‘Educação para Excelência’ (2010).

Celso Braga - CEO do Grupo Bridge Divulgação
Celso Braga – CEO do Grupo Bridge Divulgação

A atenção é a habilidade essencial para o aprendizado, fundamental para a liderança atual, já que nos ajuda a resistir às distrações, inibir impulsos prejudiciais em nossas ações, postergar as recompensas na busca por metas e ficar preparados para aprender o necessário para chegar aos objetivos desejados.

Liderança

Nas empresas o que mais se espera da liderança é que se mantenha em busca dos objetivos, mesmo diante de dificuldades e reveses, para deste modo coordenar os colaboradores na busca pelo sucesso nos resultados. Por isso, é fundamental que, diante de novas situações. Posteriormente o aprendizado (e a atenção sobre ele) seja fonte para liderar em tempos de transformações em alta velocidade, sejam elas digitais ou mercadológicas.

Quando os líderes ajudam seus colaboradores a otimizarem o aprendizado técnico e comportamental, fortalecem competências vitais à transformação digital e garantem uma nova velocidade de resposta em cenários mais instáveis.

É preciso lembrar, que este é um novo tipo de formação, tanto para colaboradores, quanto para os líderes no meio organizacional. Não há precedentes na forma de cultivar a habilidade de aprendizagem que estou falando, mas sei que os líderes que reforçam a preparação da atenção (suas e de seus colaboradores), bem como cultivam um ambiente de maior aprendizado, conseguem diminuir a ansiedade e dar melhores respostas diante da velocidade que a transformação digital impõe.

Como liderar uma empresa?

Compreendendo um mundo mais amplo, entendendo o modo como as mudanças ocorrem, percebendo a interdependência dos aspectos físicos e digitais de um negócio. O modo certo de realizar esta empreitada ainda não está absolutamente definido, mas de fato algumas premissas são efetivamente claras. É nas “soft skills” que estão nossas pistas para a maior consistência na adaptação das organizações e dos líderes.

Autogestão, autoconsciência, empatia e habilidades sociais, são os principais fatores de sucesso, porque claramente a empresa pode comprar o último software do mercado, a melhor máquina conectada, ter os melhores desenvolvedores técnicos, porém é a interdependência sistêmica entre pessoas que vai levar a organização a outro patamar no momento de entregar produtos ou serviços aos clientes.

O papel do líder na transformação digital é formar outros líderes para lidar com o futuro, lidar com o que ele mesmo não lidou, o que vamos fazer ainda não está claro dentro do universo organizacional.

Nós sabemos sim que será novo e que precisaremos de pessoas que façam diferente do que fizemos até aqui, e este é um grande desafio. Afinal, como formar um sucessor sem ensinar “a fórmula de como lidar com a organização” já que tudo está em transformação? O Foco é a atenção para aprender e reaprender constantemente.

Juntamente com Você precisa ler!: Nutricionista Ana Paula Bedin aponta perigos das dietas milagrosas

Imediatamente?: O Vila 567 abre seu rooftop, com vista privilegiada para a Vila Madalena

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo