Gastronomia

Segunda Edição do Gastronomia Cultural no Vatel

Canauê numa homenagem ao escritor Francisco Maranhão

No próximo dia 28 de setembro, um sábado, acontece a segunda edição do projeto Gastronomia Cultural no restarante Vatel Gramado, num jantar harmonizado com trechos do livro Canauê, do escritor Francisco Maranhão, com a curadoria da RP Almita Kauffmann.

Nascido em Joselândia, MA,  Francisco após vislumbrar o fantástico mundo da leitura, viu crescer fortemente o desejo de se tornar um escritor, coisa que nem seus pais ambos agricultores, e nem  sua pequena cidade, poderia lhe proporcionar.

Eis que surgiu a personagem Canauê, mulher criada pra ser guerreira e contra a vontade, foi ser escrava num Maranhão colonial, que até então não era o lugar onde uma negra como ela poderia chamar de lar, em pleno solo maranhense, iria se deparar com costumes e tradições que não faziam parte de sua vida, tornando difícil ao extremo a sua adaptação.

Com seu livro esgotado por aqui, ele será apresentado na Bienal do Rio de Janeiro, junto com outras obras impactantes, por isso o Vatel apresenta um cardápio especial para o jantar desta noite:

Tradicionais pães da casa com chermoula e manteigas aromatizadas

Chermoula originária dos países da Argélia, Líbia e Tunísia

Arroz Jollof com camarões e quiabo

Originário dos países de Gana, Senegal e Nigéria

Prato muito consumido a base de arroz, cominho e tomates

Paleta de cordeiro assada por 12 horas, glaciada no próprio molho e couscous marroquino com ervas e frutas secas

Originário do Marrocos

Comumente utilizado, consiste em pequenos grãos de sêmola cozidos no vapor

Mandazi

Originário dos países da Tanzânia, Quênia e Uganda

Bem comum em suas regiões, assemelha bastante com o nosso bolinho de chuva, apenas acrescentando diferentes ingredientes

Pudim Malva

Originário da África do Sul

Doce sul-africano de textura esponjosa, servido quente

Valor: R$ 180,00 + 10% por pessoa. Sem bebidas.

Informações

Vatel Gramado

Reservas 54.99674.6815

Rua Piratini , 815 Bairro Planato Gramado RS

@vatelgramado www.vatelgramado.com

Jornalista: Aline Viezzer 

Segunda Edição do Gastronomia
Foto Divulgação
Segunda Edição do Gastronomia
Foto Divulgação
Segunda Edição do Gastronomia
Foto Divulgação
Segunda Edição do Gastronomia
Foot Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo