Vídeos

Camila Ravanelli: das ondas do rádio para o oceano da internet

Comunicadora que nasceu no rádio, agora lança programa na internet sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida

Camila Ravanelli: das ondas do rádio para o oceano da internet

Comunicadora que nasceu no rádio, agora lança programa na internet sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida

Camila Ravanelli tem 27 anos e é aquariana. Suas principais características são inquietude, criatividade e paixão pela vida. Jornalista e radialista, ela sempre se expressou com facilidade e, por isso, resolveu se tornar um elo entre profissionais e pessoas que precisam encontrar informações de valor e autoconhecimento. Após anos de atuação no rádio, ela decidiu se lançar a novos desafios e está prestes a estrear seu programa na internet. Saiba mais sobre essa nata comunicadora, que promete despontar no universo online!

Camila, você está lançando um novo projeto, como ele vai funcionar?
O projeto é uma plataforma virtual que estará presente em todas as redes sociais e espaços virtuais. O projeto é encabeçado por mim e pelo jornalista Guilherme Dias e começa agora no fim de janeiro.

Através de entrevistas, matérias, posts informativos, vídeos e diversas peças de comunicação, abordaremos cotidianamente, temas importantes, que interessam e mobilizam as pessoas, sempre ouvindo profissionais da área da saúde e/ou comportamento.

A estrutura funcionará em 4 plataformas: Facebook, Instagram, Youtube e no site do próprio projeto. A ideia é explorar o conteúdo e destacar o profissional, com seus conhecimento, informações e prestação de serviços que pode oferecer a comunidade virtual.

Teremos novas entrevistas periodicamente, gerando sempre um conteúdo rico e interessante.
Formamos uma equipe muito sólida para que tudo seja extremamente profissional. Eu produzo as pautas e o roteiro.

A “GUIA Filmes” cuida de toda a estrutura de cinegrafia, edição e finalização. A identidade visual e o motion graphics ficam por conta das “Gêmeas Miguel”. O departamento comercial é comandado pelo Guilherme.

Já temos uma agenda completa para os primeiros meses e vamos reforçar cada vez mais esse time. Sei que vamos ajudar muita gente. É o nosso maior desejo: fazer a diferença para alguém.

Por que decidiu trabalhar na área da comunicação? Desde quando atua na área? O que mais o atrai em seu trabalho? 
Sou muito curiosa. Sempre questionei tudo, todos e todas. Atuo na área desde 2010 e o que mais me atrai é, justamente, poder agregar valor à vida de alguém.

Mais especificamente sobre seu momento atual, como surgiu a ideia de ir para a plataforma da internet e atuar na área de bem-estar e qualidade de vida? Quais são seus objetivos nesse sentido?
O programa que eu comandava na rádio tratava diariamente de saúde e bem-estar. Foi lá que eu descobri que ainda existem bloqueios, vergonha e muitos medos na hora de falar sobre o assunto. Me apaixonei pelo tema! Ser o instrumento para desmistificar tudo isso é maravilhoso. Apesar de ainda muito consumido, o rádio acaba limitando em alguns aspectos. Com a internet, vou poder levar minha mensagem mais longe e de uma forma mais eficaz. Meu lema é espalhar aos quatro ventos tudo aquilo que faz bem para as pessoas. Há tanto o que mostrar, tanta gente boa que entende muito de qualidade de vida!!

O que os termos bem-estar e qualidade de vida significam para você?
Significam autoconhecimento. Atualmente buscamos mais TER do que SER. Parece clichê, mas é a realidade. As redes sociais vieram para potencializar essa situação. Briga de ego o tempo todo. Precisamos de autoconhecimento para entender quem realmente somos. Não podemos ficar nesse sofrimento constante.

Quais as principais características e diferenciais de seu trabalho?
Acredito que por ter começado no rádio, aprendi a ter clareza e simplicidade na minha maneira de comunicar. Gosto de ser mais direta possível. Assim diminuem os chamados ruídos de comunicação. Sempre fui dedicada e planejada com minhas coisas, prezo muito por isso.

O que a Camila já viu da vida até aqui?
Vejo um mundo evoluído tecnologicamente, mas carente nas relações. Muita gente levando a vida por levar, sem prestar atenção no que come, no que faz, no que sente. Eu me encaixo nisso, acho que todos se encaixam um pouco. Por isso quero ajudar nessas respostas.

Quais momentos se destacam em sua vida profissional? E na vida pessoal?
Minha vida profissional sempre foi extremamente rica em experiências. Agradeço muito por isso, pois mesmo jovem, já vivi muita coisa bacana. O meio rádio foi uma fonte especial para meu amadurecimento. Lá fiz amigos, conheci o Guilherme (meu namorado) e fiz a transição da juventude para vida adulta.

Quais são suas maiores inspirações e motivações na vida?
Meus pais são minhas inspirações. O que sou passa pela formação que eles me proporcionaram, sou muito grata. Minha motivação é ajudar as pessoas a prestarem um pouco mais de atenção na saúde, no bem-estar, o que é cada vez mais difícil na correria em que vivemos.

+ LEIA MAIS: Cinejazz remonta clássicos do jazz no cinema em Poços de Caldas

Quais os principais desafios que você já enfrentou em sua vida? Como os superou?
Todo dia a gente acorda e vai enfrentar uma coisa nova. Em 2010, fui fazer um acompanhamento de 15 dias em uma rádio local. Me tornei estagiária em 2011, fui efetivada em 2012 e virei chefe de redação em 2015, onde permaneci até o final de 2017. Com certeza foi um desafio enorme e que contribuiu bastante no meu crescimento. Superei bastante da timidez que eu tinha e estou combatendo minha ansiedade também. Não tem segredo, é respirar fundo e deixar a vida tomar seu curso natural. Esse equilíbrio é fundamental.

Qual sua maior conquista?
A minha maior conquista é ser eu mesma, sabe? Colocar a cabeça no travesseiro toda noite e saber que não preciso ser superficial para agradar ninguém. É assim que cultivo minhas raízes e mantenho pessoas bacanas por perto. As coisas ruins o universo leva e o tempo afasta. Essa é a minha grande conquista na vida, serve para todas as áreas: pessoal, profissional…

Profissionalmente, quais foram os seus maiores desafios?
No jornalismo, os desafios são constantes, mas tive dois momentos especiais. O primeiro foi o comando de um programa diário no rádio. Era um pouco tímida e aprendi sobre improviso e a ter mais confiança em mim mesma. O segundo foi quando fui convidada a comandar o departamento de jornalismo da emissora. Eu tinha 25 anos e a responsabilidade de lidar com pessoas mais vividas, experientes. Foi um processo maravilhoso.
Onde você encontra motivação?
Percebo que estamos em conflito com nós mesmos. Estamos conectados, porém distantes uns dos outros. Me motiva saber que posso ajudar as pessoas a refletirem sobre comportamento, saúde, energias… Dividindo informações e conhecimentos, podemos evoluir juntos.

Quais objetivos você já alcançou em sua carreira? Qual sua maior conquista profissional?
Minha maior conquista profissional até hoje foi quando uma ouvinte me ligou, disse que sempre quis uma filha e que, mesmo sem me conhecer, rezava por mim todos os dias e me considerava como filha dela. Me agradeceu porque não teria condições financeiras e nem emocionais de esclarecer as dúvidas que tiramos naquele programa. O que senti ali foi indescritível.

Sigam as redes sociais da Camila:

Facebook: @ravanellicamila

Instagram: @camilaravanelli

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo