Arte e CulturaSaúde e Bem-Estar

Auxiliando mulheres a encontrarem seu protagonismo

Referência em parto humanizado Dra. Gabriela Guimarães, vem se destacando na área por sua essência e metodologia de trabalho

Dra. Gabriela Guimarães – Auxiliando mulheres a encontrarem seu protagonismo

Primeiramente, no parto humanizado, a mãe tem controle de situações como a posição que deseja ter seu filho, onde acontecerá o parto, se vai fazer uso de anestesia ou não, a luz do local, entre outros fatores. Não há pressão para acelerar o nascimento do bebê e/ou outros quadros que propiciam a ocorrência de violência obstétrica. Para entendermos mais sobre o assunto, convidamos a especialista Dra. Gabriela Guimarães, para nos contar sua trajetória de carreira, e de como se tornou referência na área.

Dra. Gabriela Guimarães – Auxiliando mulheres a encontrarem sei protagonismo
Especialista em parto humanizado Dra. Gabriela Guimarães – Foto: Natália Franciscone
 Sua formação

Antes de mais nada, formada em Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e fellow de Cirurgia Ginecológica Minimamente pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Dra. Gabriela acredita que para se obter um cuidado com excelência, é imprescindível usufruir da multidisciplinaridade e autoconhecimento, entregando ferramentas para que a mulher encontre seu protagonismo e atinja seu ponto de equilíbrio, respeitando seu corpo e seus limites.

Além disso, sua missão é oferecer um atendimento integral de forma humanizada e empática, valorizando a individualidade de cada mulher e da fase da vida em que ela se encontra.

Dra. Gabriela Guimarães – Auxiliando mulheres a encontrarem sei protagonismo
Especialista em parto humanizado Dra. Gabriela Guimarães – Foto: Jakeline Pablos
A Obstetrícia em sua vida

Hoje Dra. Gabriela se tornou referência na área, mas sua paixão por Obstetrícia começou ainda na  faculdade de medicina, quando estava assistindo um parto vaginal e se deu conta que seus olhos estavam cheios d’água.

Senti uma emoção, uma sintonia com aquela mãe que eu nunca tinha sentido antes.  Naquele momento tive certeza que o caminho que eu tinha que trilhar era esse: lidar com a vida, com o renascimento e com a saúde da mulher como um todo.” – conta Dra. Gabriela Guimarães, para nossa jornalista Ranai Lima.

E foi exatamente neste momento que a doutora decidiu então adentrar nesse mundo da saúde feminina, que acompanha todas as fases da vida da mulher, valorizando a individualidade de cada uma. Ajudando aquela mulher a ser protagonista da sua própria vida, inclusive durante o momento do pré-natal e parto.

Parto Humanizado

A obstetrícia tem evoluído bastante nos últimos tempos, e agora estamos em uma fase de avaliar os conhecimentos científicos do que é mais seguro para mãe e para o bebê e unir a uma assistência mais humana e integral para mãe e bebê, respeitando a autonomia e a individualidade de cada gestante.

Dra. Gabriela Guimarães – Auxiliando mulheres a encontrarem sei protagonismo
Especialista em parto humanizado Dra. Gabriela Guimarães – Foto: Jakeline Pablos
Programas para auxiliar a qualidade do pré-natal

Assim também, Dra. Gabriela nos trás o dado que nos anos 2000 o Ministério da Saúde passou a estabelecer programas com objetivo de melhorar a qualidade do pré-natal e da assistência ao parto. Deslocando o papel da centralização do cuidado no médico obstetra e colocando a gestante como protagonista, valorizando cada vez mais o papel da equipe multidisciplinar para que a experiência de pré-natal, parto e amamentação seja muito mais completa.

“O que vejo hoje como fator importante para atingirmos esse objetivo é conseguir munir as gestantes de conhecimento. Dando informações de qualidade, baseadas em evidências científicas sobre todas as fases da gestação e do parto, de forma que ela se sinta segura para tomar suas decisões e passar por todo esse processo. E ter uma equipe multiprofissional alinhada, que acolha e prepare o corpo e a mente dessa mãe durante todo esse período é essencial para que ela se sinta segura para viver esse momento.” – finaliza Dra. Gabriela Guimarães.

Fotos: Jakeline Pablos e Natália Franciscone
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo