ComportamentoNotícias

As Fake News fazendo vítimas cada vez mais

As Fake News deixando vítimas pelo caminho

As Fake News fazendo vítimas cada vez mais. E, ainda, deixando vítimas pelo caminho. Ou seja, existe liberdade de expressão, mas quem ofende a honra de outra pessoa será responsabilizado.

Assim, com a popularização das redes sociais, todos passaram a ser produtores de conteúdo. Em outras palavras, houve uma democratização dos discursos. Do mesmo modo, com as novas mídias todos podem emitir opiniões, fazer críticas, etc., seja em seu próprio perfil na rede, em comentários no perfil de outros, em canais de youtube ou blogs.

Por princípio, não há censura para opiniões, o uso das redes é livre. Mas muitas vezes, em nome dessa liberdade de expressão, cometem muito abusos. Em questões opinativas, não há que se recriminar ou censurar o autor.

Mas em questões que envolvam crimes, como atacar a honra de outros, espalhar fatos falsos sobre uma pessoa visando denegrir sua imagem ou ainda vazar fotos, áudios ou dados pessoais de alguém, medidas legais são necessárias.

As Fake News fazendo vítimas cada vez mais

As Fake News fazendo vítimas cada vez mais

Vamos usar dois exemplos recentes, começando pelo programa A Fazenda, o reality apresentado por Marcos Mion com bastante sucesso em todas as mídias. Muitas vezes, usa-se o lema de que “o que acontece na casa, fica dentro da casa”. Isso não é uma verdade absoluta.

Já tivemos casos de participantes retirados de realities porque dentro da casa, admitiram a prática de delitos. Outros não saíram, mas assim que deixaram o reality passaram a responder a inquéritos policiais ou ações penais.

No caso da Fazenda, se algum integrante perder a cabeça e agredir outro participante, poderá ser expulso da casa, além de responder por lesões corporais por exemplo. Ou ainda, um participante que cospe acintosamente no outro, comete o crime de injúria, um crime contra a honra do outro participante. E falar frases racistas, homofóbicas durante o confinamento pode gerar o enquadramento também em conduta criminosa.

Outra prática comum é que, mesmo durante o confinamento, as redes sociais e perfis dos participantes continuem ativos, alimentados por assessores e produtores do artista. Pois bem, se ocorrer alguma prática lesiva a terceiros partindo do perfil oficial do confinado, ele será responsável pela reparação de danos, tendo vista que autorizou o uso de seu perfil.

As Fake News fazendo vítimas cada vez mais

Outro exemplo baseado em fatos atuais. A separação de casais (agora fala-se de Gustavo Lima e Andressa Suita) não pode ser tratada de forma indiscriminada. Ou seja, ao ferir a honra de uma pessoa com acusações que não tenham fundamento, o autor da notícia sujeita-se a cometer crime de calúnia, bem como, injuria ou difamação, além de indenização por possíveis danos morais.

Novamente, há liberdade de expressão, mas quem ofende a honra de outra pessoa deve responder por isso.

Outra modalidade de abusos que vem sendo verificada vem sendo denominada como “sexting”ou “revenge porn”. O “sexting” é a divulgação de fotos ou imagens íntimas, porém com o consentimento da pessoa, já o “revenge porn” é o vazamento, sem autorização, de imagens intimas dos envolvidos, geralmente uma prática de vingança após o término de um relacionamento. O “revenge porn” é crime contra a honra também, pois representa lesão aos direitos da personalidade.

Poderíamos citar inúmeros exemplos, mas os acima apresentados servem para demonstrar a necessidade do uso responsável das redes e mídias em geral. 

As Fake News fazendo vítimas cada vez mais

Quem opera em redes sociais e tem muitos seguidores, age ativamente nas vezes em que é sofre ofensa. Como exemplo os irmãos Neto, Lucas e Felipe buscam o Judiciário sempre que se sentem ofendidos por algum crime e buscar a condenação civil e criminal, já tendo êxito em vários processos.

O uso de redes e mídias pressupõe responsabilidade.

Francisco Gomes Junior

Francisco Gomes é advogado e, também, sócio da OGF Advogados. Formado pela PUC-SP, pós graduado em Direito de Telecomunicações pela UNB e Processo Civil pela GV Law – Fundação Getúlio Vargas. Foi Presidente da Comissão de Ética Empresarial e da Comissão de Direito Empresarial na OAB.

Instagram: ogf_advogados Site: www.ogf.adv.br

 

As Fake News fazendo vítimas cada vez mais
Na Midia – Divulgação

 

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal

Fonte: Luciana Vitale / Assessoria de Imprensa

Não deixe de ler: Ameaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado

Veja ainda nosso ebook: Derrotando a Insônia

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo