Meio AmbienteSustentabilidade

Ambev quer acabar com a poluição plástica de embalagens

Cervejaria Ambev quer acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025

Acabar com apoluição plástica de embalagens é uma das metas mais ambiciosas da indústria e contará com uma série de inovações e parcerias para ser atingida

A Cervejaria Ambev quer acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. Isso significa que a cervejaria, em parceria com outras empresas e universidades, vai tomar uma série de medidas e criar inovações para garantir esse compromisso. Além de suas marcas de cerveja, a Ambev trabalha com um extenso portfólio de refrigerantes, que têm plástico como principal material de suas embalagens. Hoje, 18% de todo o líquido produzido pela companhia é envasado em embalagens plásticas. Assim sendo, marcas como Guaraná Antárctica e Pepsi farão parte deste compromisso, que vai exigir esforço e a criação de novas tecnologias para ser cumprido.

Cervejaria Ambev Quer Acabar Com A Poluição Plástica De Suas Embalagens Até 2025
Foto: Divulgação/AmBev

Entre os parceiros que fazem parte do nosso ecossistema e que vão ajudar a Cervejaria Ambev neste desafio estão empresas como ValGroup, uma das maiores produtoras e recicladoras de embalagens plásticas, ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“Em 2018, a gente já tinha anunciado a meta de ter 100% dos nossos produtos em embalagens retornáveis ou que fossem majoritariamente feitas de conteúdo reciclado até 2025. Agora queremos ir além para ajudar a resolver o problema da poluição plástica, que preocupa o mundo todo” explica Jean Jereissati, presidente da Cervejaria Ambev. “Para darmos esse passo ainda maior, vamos nos unir aos nossos parceiros e fomentar ainda mais a inovação dentro do nosso ecossistema. Já estamos trabalhando com ValGroup, ANCAT e outros parceiros para trilharmos juntos um caminho de inovações para uma solução no longo prazo para o plástico”.

Frentes de atuação.

Para atingir o objetivo, a atuação será em três frentes: (I) eliminação e substituição de plástico desnecessário; (II) utilização de embalagens retornáveis ou conteúdo 100% reciclado na composição de novas embalagens; e por fim (III) investimento em inovação e tecnologias para circularidade, reciclagem e novos materiais. Entre os projetos, estão investimentos em pesquisa & desenvolvimento, iniciativas de logística reversa, substituição de matérias primas, diminuição da gramatura, eliminação do plástico em algumas embalagens, parcerias com startups, fomento à reciclagem, conscientização da população, entre outras. São ações que a Cervejaria Ambev vem desenvolvendo, há alguns anos, junto a parceiros sob sua plataforma integrada de sustentabilidade e que, daqui para frente, serão expandidas e aprimoradas, tornando-se ainda mais essenciais para o negócio da companhia.

Sustentabilidade - Divulgação/AmBev
Sustentabilidade – Divulgação/AmBev

“Apostamos na inovação constante para garantir a sustentabilidade do nosso negócio. Estamos muito motivados em trabalhar junto com a Ambev nesse novo compromisso. A solução para tornar o plástico mais sustentável certamente demanda um trabalho em toda cadeia produtiva e pós consumo”, comenta César Sanches, Diretor de Sustentabilidade e Estratégia da ValGroup.

Cada ação conta

O compromisso da Cervejaria Ambev com a sustentabilidade já vem de vários anos e, por isso, cada vez mais são desenvolvidas ações neste sentido. Como uma forma de reduzir o consumo de plástico virgem, por exemplo, a companhia desenvolveu a primeira PET 100% reciclada. Lançada em 2012, a embalagem já é usada em 61% das garrafas de Guaraná Antarctica. Além disso, 37% da produção total de garrafas PET da Ambev já conta com material reciclado. No ano passado, a companhia anunciou o lançamento da primeira água em lata do Brasil. Feita de alumínio, a embalagem de AMA em lata é mais sustentável, já que 97,3% de todas as latinhas são recicladas no País. E as embalagens plásticas de packs de algumas cervejas como Budweiser, Stella Artois e Corona, agora, são de papel-cartão.

Quanto à reciclagem e logística reversa, a Ambev aposta em iniciativas de apoio à cadeia, como o Reciclar pelo Brasil – um programa em parceria com a Coca-Cola e outras empresas, que tem como objetivo otimizar e potencializar os investimentos em cooperativas de catadores no País. A plataforma completa dois anos em 2019, com 12 empresas parceiras, que apoiam 233 associações e cooperativas e 5 mil cooperados, em 81 cidades. Foram 133 mil toneladas de material reciclado, entre 2018 e 2019. Importante destacar que o uso de plástico reciclado fomenta e desenvolve a cadeia de reciclagem, inclusive com benefícios de inclusão socioeconômica.

Parceria AmBev e ANCAT.

“Há mais de dois anos somos parceiros da Cervejaria Ambev por meio do Reciclar pelo Brasil. Isso mostra a preocupação da empresa em fomentar o ecossistema de reciclagem no País não só para diminuir os seus impactos no meio ambiente, mas pensando no desenvolvimento social de milhares de famílias de catadores e catadoras. Com o novo compromisso, vamos poder colher juntos os benefícios dessa parceria: ambientais e sociais”, comenta Roberto Laureano da Rocha, presidente da ANCAT.

Além disso, a Ambev conta com a Aceleradora100+, um programa global pioneiro para encontrar empreendedores e startups com soluções inovadoras para os principais problemas socioambientais da atualidade. Até hoje, o programa já acelerou mais de 21 startups e a companhia já fechou negócios com 10 delas. A ideia é usar a Aceleradora100+ justamente como mais uma ferramenta de fomento à inovação para ajudar a atingir a meta de acabar com a poluição plástica.

A Cervejaria conta também com uma parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desde 2018, voltada à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias em embalagens. Lá é onde fica o seu CIT – Centro de Inovação Tecnológica, que irá abrigar estudos sobre novas tecnologias e materiais que gerem um impacto menor no meio ambiente.

Os melhores negócios imobiliários
Melhor Imóveis

“Foi pensando no legado de um mundo melhor que estabelecemos a meta de eliminar a poluição plástica de nossas embalagens até 2025. Para isso, contamos também com o engajamento das pessoas nessa causa. Afinal, quanto mais bem aceitas nossas mudanças forem, mais espaço teremos para implementá-las na nossa cadeia. Sabemos que, daqui em diante, vamos precisar trabalhar muito e encontrar soluções criativas. Mas se tem uma coisa que a gente sabe fazer é nos desafiar com objetivos ambiciosos e encontrar soluções inovadoras para os problemas”, conclui Jean.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que igualmente dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. Afinal a Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas.

Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos, sucos e água, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Dessa forma nos últimos cinco anos, foram investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade socioambiental.

Fotos: AmBev

Foto da Capa: Divulgação

Fonte:  KOI Comunicações by Karin Barros

Economia e Negócios: Boatsetter aluga iates pelo mundo

Carlos Alberto Alonso

Nascido em São Paulo-SP - Brasil. Formado em Economia pelas FMU, tendo atuado em empresas de 1ª linha como: The First National Bank of Boston, Grupo Bunge Born, Valmet Oi, Citrosuco Paulista S/A, Brahma e AmBev, atualmente atuando como trader no mercado forex. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo