Arquitetura

A transformadora essência da arquitetura

Transformando vidas através da Arquitetura, Nayara Amorim vem ganhando destaque com seus projetos

Nayara Amorim – A transformadora essência da arquitetura

Primeiramente, a jornada de um profissional na área da arquitetura muitas vezes começa de maneira inesperada, guiada por um encontro eventual que desperta uma paixão e um propósito de vida. E foi exatamente assim que aconteceu com a Nayara Amorim, uma pessoa que não se via “desenhando casinhas” desde a infância, mas que encontrou na arquitetura a oportunidade de transformar ambientes de forma significativa.

Foi através da tela da televisão, na novela “Viver a Vida”, onde uma cena despertou em Nayara uma inspiração profunda. A personagem interpretada pela atriz Alinne Moraes ficou tetraplégica, e seu namorado, um arquiteto interpretado pelo ator Matheus Solano, adaptou toda a sua casa para atender às novas necessidades ergonômicas e funcionais de sua amada.

“Foi nesse momento que descobri o que gostaria de fazer pelo resto da minha vida: transformar vidas por meio da arquitetura.” – conta Nayara Amorim, para nossa jornalista Ranai Lima.

Nayara Amorim - A transformadora essência da arquitetura
Projeto desenvolvido pela Arquiteta Nayara Amorim – Foto: Divulgação
Com muito esforço e perseverança

Dessa forma, determinada a seguir esse caminho, deixou sua cidade no interior da Bahia, Condeúba, com apenas 17 anos, em busca da realização de seu sonho. Sua mãe, sem condições financeiras para custear a faculdade, não poderia lhe proporcionar o acesso à universidade, que demandava recursos além de suas possibilidades. Dois anos após, por conta de sua perseverança e esforço que foram recompensados quando Nayara conquistou uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) ingressando então no curso de seus sonhos em Santos, São Paulo.

Já em 2019, se formou pela Universidade Paulista, e no mesmo ano teve a oportunidade de trabalhar em um escritório de engenharia civil. “Essa experiência enriquecedora me tornou uma profissional qualificada, e durante dois anos e meio fui a gerente desse escritório.” – relembra.

Nayara Amorim - A transformadora essência da arquitetura
Projeto desenvolvido pela Arquiteta Nayara Amorim – Foto: Divulgação
A realização de um sonho

Porém, Nayara sentiu em seu coração, que já estava no momento de alçar voo próprio e dar vida ao seu grande sonho, de fundar seu próprio escritório, que levaria o sobrenome da sua família. E, assim fez, fundou sua própria marca com uma boa bagagem e com a sede de criar um repertório próprio e uma arquitetura com propósitos.

A Nayara que se encantou com a arquitetura retratada na novela se apaixonou pela capacidade dessa arte de transformar vidas e transmitir sentimentos por meio de ambientes cuidadosamente projetados. Hoje, carrego essa essência em tudo o que faço. Meus projetos têm um propósito claro: captar a essência do cliente e transmiti-la da forma mais autêntica possível.” – afirma.

A Psicoarquitetura em sua vida

Com isso, para alcançar esse objetivo, mergulhou no estudo da Psicoarquitetura, uma ciência que une a psicologia aplicada à arquitetura. Essa metodologia eficaz busca compreender a história do cliente, suas aspirações e necessidades, para criar espaços que reflitam sua essência de maneira única.

Como amante da natureza e firme crente em seu poder de cura e transformação, sempre buscou colocar elementos naturais para a concepção de seus projetos. Dessa forma, cada novo empreendimento abraça a biofilia, essa conexão fundamental entre o ser humano e a natureza.

Nayara Amorim - A transformadora essência da arquitetura
Projeto desenvolvido pela Arquiteta Nayara Amorim – Foto: Divulgação
Realizando sonhos

Em cada um de seus projetos, Nayara tem a certeza que não estão lidando apenas com a materialização de um plano, mas sim com a concretização de um sonho, de uma aspiração íntima e pessoal. É com uma sensibilidade apurada e compreensão dessa premissa que conduzem seus trabalhos.

No coração do nosso escritório, encontramos o lema que norteia nossa prática: Arquitetura não é sobre o que está na moda, é sobre você! Essa frase encapsula nossa essência e é uma manifestação clara de nossa abordagem em cada novo projeto.” – finaliza Nayara Amorim.

Conheça mais sobre seu trabalho

Siga Nayara Amorim no Instagram: @nayamorimarquiteta

Fotos: Divulgação
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta
GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo