Variedades

Vanessa Mandotti fala sobre a realidade das TV´s abertas no Brasil

Expõe aqui sua impressão da realidade que assola este meio de Comunicação

A Realidade das TV´s Abertas no Brasil

Vanessa Mandotti trabalhou por longos anos em uma das melhores emissoras do Brasil e em agência de publicidade e expõe aqui sua impressão da realidade que assola este meio de Comunicação.

No auge dos altos índices de audiência, havia Diretores de Criação, dentro das emissoras, que sabiam que o “Conteúdo” bem atrelado e desenvolvido, por meio dos cinco sentidos, era e sempre será, o grande despertar.

Mas vamos fazer aqui um exercício para entender o que realmente quer dizer “Conteúdo”?

Conteúdo é muito mais do que a divulgação de uma história interessante:

É uma equipe com história e experiências de vida, com diversidade sociocultural, que visa a verdade acima de tudo! É o produtor altruísta, o sossegado, o workholic, o engraçado, o reclamão, o criativo, o zangado, o que diz que tudo vai dar certo, o emotivo, o que já sofreu ou sofre preconceito, o que diz que tudo vai dar errado, o técnico, o frio, o especialista e outros mais, todos juntos e misturados, discutindo os vários ângulos de visão de um determinado tema, construindo e contando cada uma dessas histórias reais com propósito, começo, meio e fim. Histórias de sucesso, de superação, de emoção, de amor, homenagens, registros, etc.

É um padrão técnico de qualidade impecável, próximo de uma realidade ideal. É a pesquisa, a identidade, o conceito, o público alvo, a defesa, a educação, os princípios, a conversão dos índices de audiência, o entretenimento atrelado ao produto, a exaltação da cultura, o descobrimento de novos talentos, e por aí vai…

E tudo isso, quem bancava?

A PUBLICIDADE.

Mas com a chegada da Internet aconteceram várias mudanças boas e algumas ruins, que conforme Vanessa as emissoras ainda não conseguiram se diferenciar e se adaptar:

– 100% de Interatividade;

– O formato passou a ser as pílulas de minutos jogados na grade de programação;

– A linguagem agora é feita por pessoas reais, que muitas vezes vivem na prática o que defendem;

– Celulares passaram a ser os maiores veículos para a comunicação;

– A maioria dos chamados “Conteúdos” tem altas visualizações, sem propósito e sem conversão;

– Existe a falta de veracidade;

– E inúmeros outros pontos a serem destacados….

Aí por meio da classe política corrupta veio a crise econômica do país e isso fez com que os anunciantes cobrassem da Publicidade um caminho alternativo, visando a sobrevivência.

+ CONFIRAM TAMBÉM SOBRE: Espetáculo Luiz Gama com Deo Garcez e Soraia Arnoni lota Cinelândia

O que as TV´s fizeram com isso?

Sem caixa e nem defesa diante da surpresa, perderam a mão, entraram em desespero e  descartaram os grandes Diretores de Criação e Produção, aí contrataram uma moçada super bacana, conectada, que tem muita vontade, que entende muito de tecnologia, que cobra bem barato, mas que não tem direcionamento, nem experiências e nem história de vida para saber fazer o verdadeiro “Conteúdo”. Aquele que atrela o entretenimento e a informação à Marca e ao Produto, convertendo em resultados efetivos, lembra?

No que deu isso?

Em nada, é claro, foi um tiro no pé.

Internet é apenas um veículo!

É, acho que já deu pra aprender um pouquinho mais com tudo isso, mas agora chega, né? Tá na hora de rever conceitos e retomar.

Fonte:  Vanessa Mandotti

Veja +: https://www.ideacreativemusic.com/

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo