EsportesFutebol

A importância da música nos esportes

Conheça as músicas que embalam torcidas

A importância da música nos esportes. Conheça as músicas que embalam torcidas e são sinônimos de icônicos estádios na LaLiga. 

A música é uma parte importante da experiência por trás dos esportes ao redor do mundo, mas em nenhum outro lugar isso é mais verdadeiro do que em LaLiga – onde muitas canções se tornaram verdadeiros sinônimos de clubes e torcidas

Músicas servem para muita coisa. Seja para descontrair, inspirar, animar e, porque não, motivar. Na Espanha e no Brasil, por exemplo, jogadores têm o costume de chegar aos estádios com headphones, concentrados para mais uma partida. Os torcedores também. E embora eles ainda estejam ausentes dos estádios, desde os princípios de março devido à pandemia do COVID-19, os clubes da LaLiga mantém a tradição de tocar músicas que se tornaram sinônimo de icônicos estádios no país.

Então, por conta disso, até como forma de matar um pouco da saudade, separamos uma pequena lista com algumas das grandes faixas musicais que os fãs podem esperar ouvir novamente em seu retorno. Clique aqui , para baixar mais imagens dos estádios citados abaixo.

Wanda Metropolitano (Atlético de Madrid): Thunderstruck – AC/DC

A importância da música nos esportes

A importância da música nos esportes

O AC/DC é responsável por muitas das canções tocadas em estádios de futebol. Assim, servindo também para aclimatizar todos os fãs. Portanto, uma das músicas mais populares é a faixa Thunderstruck, de 1990. No Atleti, ela é tocada à medida que as escalações são lidas antes de a partida começar, ou seja, transformando a atmosfera pré-jogo em torno do Wanda Metropolitano. Dessa forma, nas partidas noturnas, o espetáculo é particularmente impressionante, pois as luzes do estádio acendem e apagam no ritmo da música.

Mendizorrotza (D. Alavés): Bella Ciao – Manu Pilas

A importância da música nos esportes

No estádio de Mendizorrotza, icônica casa do Alavés, a música pré-jogo é bastante original e particularmente animada. Uma das mais tocadas é Bella Ciao de Manu Pilas, canção que alcançou fama mundial por ter sido tema no seriado de TV Money Heist (além da famosa série espanhola ‘La Casa de Papel’). Com as letras nos telões para envolver todos presentes no estádio, os torcedores abraçam a ideia e acabam cantando junto, protagonizando um belíssimo espetáculo.

El Sadar (CA Osasuna): Ghostbusters – Ray Parker Jr.

A importância da música nos esportes

Uma das escolhas de música pré-jogo mais peculiares é a do estádio El Sadar, do Osasuna, onde a música-tema Ghostbusters toca em alto e bom som – como forma de preparação/aquecimento do que está por vir. Afinal, nada mais justo que um dos palcos mais atmosféricos de toda a LaLiga (possuindo, até hoje, o recorde de decibéis registrado em um estádio espanhol), tenha uma música tão animada para embalar todos os presentes. Com isso, os fãs certamente ‘não têm medo de nenhum fantasma’ e também não têm medo de qualquer adversário.

Ramon Sánchez-Pizjuán (Sevilla FC): Highway to Hell – AC/DC

A importância da música nos esportes

Outra música do AC/DC que usam nos estádios da LaLiga é Highway to Hell, e um desses campos é a casa de Ramon Sánchez Pizjuán, do Sevilla. Eles aceitam pedidos de fãs por música antes de cada partida, mas um dos mais regulares é ‘Highway to Hell’, toca também enquanto leem as as escalações das equipes. Isso junto a uma interpretação do famoso hino centenário do clube, criando o cenário ideal para 90 minutos de paixão nas arquibancadas.

Benito Villamarín (Real Betis): Ster e o Love – Edward Maya & Vika Jigulina

A importância da música nos esportes

A importância da música nos esportes

Daí, do outro lado da cidade de Sevilla, o Real Betis também oferece uma grande variedade de músicas como parte de seu entretenimento pré-jogo. De fato, uma música que acabou se destacando sobre todas as outras na última década é Stereo Love, de Edward Maya e Vika Jigulina. O riff de acordeão particularmente cativante se tornou um canto popular para os fãs verdiblancos também durante as partidas da equipe andaluza.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Sobre a LaLiga

A saber, sua fundação foi em 1984 e, dessa forma,  a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Igualmente, com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. Assim, a associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação. E é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

 

Na Mídia – Divulgação

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Weber Shandwick

Não deixe de lerAmeaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado

Veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial

Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo