A Cara de São Paulo – Personagens da Cidade
Exposição fotográfica com a curadoria de Ana Maria Braga e João Carlos Martins
A Cara de São Paulo – Personagens da Cidade. Exposição fotográfica revela vinte personagens que são a cara da cidade de São Paulo.
A saber, com a curadoria de Ana Maria Braga e João Carlos Martins, inaugura no dia 25 de janeiro para comemorar o aniversário da cidade a exposição fotográfica “A Cara de São Paulo – Personagens da Cidade”, dos fotógrafos luso-brasileiros Catarina Machado e Bruno Sereno.
Esta exposição que estará patente ao público na Galeria de Artes da Casa de Portugal de 25 de Janeiro até 26 de Fevereiro apresenta 20 personalidades nascidas ou não na cidade mas que se reconhecem como paulistanas e fazem uma declaração de amor à cidade num vídeo que também integra a exposição.
Para esta exposição, iniciativa da Casa de Portugal com o apoio do Metrô de São Paulo, os seus sócios e diretores indicaram “nomes de pessoas que são a cara da cidade” . Assim, merecendo o maior número de indicações os seguintes nomes (em ordem alfabética). Isto é, Abilio Diniz, Ana Maria Braga, Carlos Bettencourt, Carlos Tramontina, Demônios da Garoa, bem como, Djamila Ribeiro, Emanuel Araújo.
Assim como, Edu Guedes, Fafá de Belém, João Carlos Martins, Leandro Karnal, Marília Gabriela, Monja Coen, Massimo Ferrari, Maurício de Sousa, Nany People, Osvaldinho da Cuíca, Padre Antônio Maria, Silvio Santos e Supla.
Para Ana Maria Braga nesta exposição oferecida à cidade para comemorar os 467 anos de fundação poderíamos retratar milhares de caras, rostos e semblantes que muito bem representariam a diversidade desta metrópole, mas foram entretanto escolhidas apenas 20 personalidades para integrar a primeira edição mas fica a promessa para que, nas próximas edições, continuem sendo retratados outros personagens que representam e ajudam a escrever a história desta cidade.”
A Cara de São Paulo – Personagens da Cidade
O Maestro João Carlos Martins, que tem a sua história e da sua família junto à história da Casa de Portugal. Por isso, disse estar “muito feliz e é uma grande honra ser curador ao lado da Ana Maria, nesta exposição. Ou seja, exposição que resgata não só a presença portuguesa na cidade mas que também vai buscar em 20 rostos a identidade pluralista e universalista de uma cidade que acolhe calorosamente quem aqui chega.”
Dessa forma, a fotógrafa Catarina Machado, 22 anos, nasceu em São Paulo e desde muito pequena demonstrou suas aptidões para a fotografia capturando imagens em suas viagens de família. Então, concluiu o curso de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes, assim como, estudou no IIF – Instituto Internacional de Fotografia. Sua percepção sobre a paisagem urbana e os elementos que a constituem já a levaram a realizar 3 outras exposições individuais e
participações em algumas coletivas.
Do mesmo modo, o fotógrafo Bruno Sereno, 24 anos, natural de São Paulo, é jornalista pela Anhembi Morumbi, podcaster e atualmente estudante de Relações Públicas na FECAP. Começou sua trajetória aos 18 anos quando comprou a sua primeira câmera e começou a registrar o Mundo, histórias e pessoas. Na atividade fotojornalística viveu o seu momento mais marcante na cobertura do Carnaval de São Paulo de 2020 no Sambódromo do Anhembi.
SERVIÇO:
Exposição “A Cara de São Paulo – Personagens da Cidade”
De 25 de Janeiro a 26 de Fevereiro das 9:00 às 17:00 horas
Local: Galeria de Artes da Casa de Portugal
Endereço: Av. da Liberdade, 602 – Liberdade – São Paulo – SP.
As visitas devem ser previamente agendadas pelo telefone: +55 (11) 3273-5555
Entrada grátis.
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Paulo Machado, Casa de Portugal
Não deixe de ler: Ameaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado
Veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial