Grupo Esparrama se apresenta no Parque Regional da Criança em Santo André
O grupo que realiza o famoso Teatro na Janela no Minhocão (SP)
No dia 16 de Novembro de 2018 (sexta-feira), às 15h, o Grupo Esparrama – que ganhou a simpatia dos paulistanos por realizar apresentações de teatro na janela de um apartamento em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) – fará uma apresentação especial do espetáculo Navegar no Parque Regional da Criança – Emia Aron Feldman, em Santo André, com entrada gratuita. A passagem do grupo por Santo André ganha
Além da apresentação do espetáculo que ficou famoso sendo realizado no Teatro na Janela, o grupo realizará uma formação de mediação para professores e agentes culturais no dia 12 de novembro e uma temporada da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, aberta a visitação de 12 a 18 de novembro. Todas as ações serão realizadas no Parque Regional da Criança – Emia Aron Feldman, que fica no Bairro Jaçatuba em Santo André.
O projeto já passou pelas cidades de São Paulo, São Carlos, Mauá e São Bernardo do Campo onde realizou encontros incríveis, reforçando a rede entre as Cidades Educadoras, mas a sua passagem por Santo André tem um gostinho ainda mais especial, primeiro, por se tratar da cidade onde residem dois dos integrantes do Grupo Esparrama – Ligia Campos e Kleber Brianez – e, também, porque foi nessa cidade que parte dos ensaios de criação do espetáculo Navegar aconteceram (no Parque Pignatari).
As ações fazem parte da comemoração de cinco anos do Grupo Esparrama e de seu projeto Projeto Naveganças contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 09/2018 – Circulação de Artes Cênicas para Rua, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que propõe uma reflexão a respeito do imaginário infantil sobre a cidade e o espaço urbano.
Na exposição, o público poderá conferir as obras das crianças, dos artistas convidados (a fotógrafa Sissy Eiko, a ilustradora Marina Faria e o poeta Daniel Viana) e do próprio Grupo Esparrama, que foram criadas a partir de um processo de escutas com três grupos diferentes de crianças da cidade de São Paulo. Já no espetáculo Navegar, que também é resultado dessas escutas, o Esparrama propõe uma interação profunda com a plateia, convidando crianças para pintar as bandeiras que formam a vela do navio das personagens do espetáculo, além de deixar um microfone aberto para as crianças que queiram se expressar.
A história do espetáculo gira em torno de Nina e Samuel, duas crianças que se encontram durante suas viagens pela cidade com seu barco imaginário. Enquanto eles compartilham as histórias de suas navegações, descobrem que a cidade foi dominada por Gatão (um misterioso gato que acha que é dono de tudo). Juntos com seus amigos pássaros, às crianças lutam para tentar libertar a cidade das garras desse gatuno.
Com o projeto Naveganças, em um curto período de tempo, o grupo revisita parte de seu repertório e amplia a sua pesquisa sobre as Cidades Educadoras, oito das cidades do estado de SP que são signatárias da Carta das Cidades Educadoras. Depois de São Paulo, São Carlos, Mauá e São Bernardo do Campo, o grupo segue com ações nas cidades de Santo André, Guarulhos, Sorocaba e Santos. Com isso, pretende chamar a atenção do público para a necessidade de pensar coexistência das crianças no espaço público e para pensamento da cidade como potencial educativo.
Sobre o Grupo Esparrama
Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela (realizado na janela de um apartamento em frente a um viaduto no centro da cidade).
Com apenas cinco anos de existência, o grupo tem um intenso histórico de criação voltada para a infância e a juventude e para o pensamento da relação entre a arte, a educação e a cidade. São cinco espetáculos (2POR4, Esparrama pela Janela, Minhoca na Cabeça, FIM? e Navegar), dois livros (2POR4: um encontro musical com palhaços, pela Editora do Brasil e Navegações Teatrais para Pequenos Tripulantes: Diário de Bordo do Grupo Esparrama), uma exposição (Navegar: uma expedição por imaginários). Esses trabalhos foram desenvolvidos através da participação em importantes editais públicos como Fomento ao Teatro para a Cidade de SP, Prêmio Zé Renato, Programa Rumos Itaú Cultural, PROAC etc. e receberam diversos prêmios e indicações como: Prêmio FEMSA, Prêmio São Paulo de Estímulo ao Teatro Infantil e Jovem, Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, Prêmio Governador do Estado, Melhores do Ano do Guia do Jornal Folha de SP e do Jornal Estado de SP.
Mais informações você encontra na página: facebook.com/grupoesparrama
Espetáculo Navegar
Com Grupo Esparrama
Durante suas viagens dois navegadores de cidade, Nina e Samuel, se conhecem e resolvem juntar suas embarcações para continuar transformando as ruas e vielas por onde passam, mas são surpreendidos por Gatão que se proclamou dono de todas as coisas do mundo e que agora quer o barco das crianças. Ele e seus capangas usarão de todos os disfarces para enganá-las, mas, com ajuda de pássaros amigos, as crianças descobrirão que para a imaginação não há limites. Se não for possível navegar pela cidade, sempre será possível voar por ela. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingresso Grátis
Quando: 16 de Novembro de 2018 (sexta-feira) – Horário: 15h
Formação com professores e agentes de cultura: dia 12 de novembro – Horário: das 18h às 20h. Informações e agendamento para as formações: grupoesparrama@gmail.com
Exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”
Uma exposição sobre o que as crianças pensam sobre a cidade!
Exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade. Curadoria: Grupo Esparrama | Direção de arte e cenografia: Jaime Pinheiro | Obras: Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração) | Coordenação pedagógica: Laila Sala
Classificação: Livre. Ingresso Grátis
Quando: de 12 a 16 de novembro de 2018
Horário de visitação: 8h às 18h
Onde: Parque Regional da Criança – Emia Aron Feldman
Endereço: Avenida Itamarati 536 Vila Jaçatuba Santo André – SP, 09010-020
Agenda do Projeto Naveganças
Guarulhos – Espetáculo Navegar – 21 de Novembro (quarta) – Horário: 14h
Exposição: de 19 a 25 de novembro de 2018 – Horário: 07h às 22h
Formação com professores e agentes de cultura: dia 22 de novembro – Horário: 14h
Local: CEU Pimentas – Estr. do Caminho Velho, 351 – Jardim Nova Cidade, Guarulhos – SP, 04021-001 – Guarulhos
Sorocaba – Espetáculo Navegar – 01 de Dezembro de 2018 (sábado) – Horário: 16h
Local: Parque das Águas – 780, R. Antônio Joaquim Santana, 714 – Jardim Abaete, Sorocaba – SP, 18081-295
Exposição: de 26 de novembro a 01 de dezembro de 2018 – Horário: 08h às 18h
Formação com professores e agentes de cultura: dia 26 de novembro – Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Municipal de Sorocaba – Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista, SP, 18013-550
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com – Cel: (11) 99568-8773
Leia+:Vinícola D’alture abre as portas para Revista top Society comemorar 35° edição