Prevenção e equilíbrio para a boa saúde
Prevenção e equilíbrio para a boa saúde
Prevenção e equilíbrio para a boa saúde
A maior parte das pessoas só vão aos médicos e recorrem alternativas complementares e preventivas após algum disgnóstico. Na verdade fazer a prevenção da sua saúde é a melhor forma de evitar que a doença se manifeste e também gerar o bem estar diário.
A prevenção é menos dispendiosa do que o tratamento, tanto em termos humanos quanto econômicos.
Ma Prem Ila é Especialista em Práticas Integradas Complementares (PICs) e diretora do IBRATA – Instituto Brasileira de Ayurveda desde 1996, na Tijuca, Rio de Janeiro.
No seu consultório recebe diariamente pessoa a procura de prevenir doenças e também de ter uma saúde equilibrada.
“As terapias complementares, são aquelas que ajudam o ser humano, a cuidar da sua saúde, com o propósito de evitar a ter que tratar de uma doença! Assim entendemos que a prevenção é uma necessária porta de entrada para o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito! Isto é o trabalho do terapeuta, o trabalho do caminho do amor”, explica Ila.
Terapias complementares no Brasil
O Brasil lidera a oferta de modalidades integrativas na saúde pública, com 5 milhões de usuários em 9.350 estabelecimentos de 3.173 municípios. Este é um investimento em prevenção de saúde, para que as pessoas não fiquem doentes, e evitar que os problemas delas se agravem, que sejam internadas e que se operem, o que gera custos para o sistema e tira qualidade de vida do cidadão.
Desde 2006, já eram oferecidos pelo SUS os tratamentos de acupuntura, homeopatia, fitoterapia, antroposofia e termalismo. No ano passado, foram incluídas 14 práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturoterapia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga. Agora, somam-se à lista a apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.
O IBRATA
Desde 1996 o IBRATA – Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda vem realizando atendimentos em diagnóstico ayurveda e várias outras terapias complementares. O paciente passa por uma consulta e é direcionado ao melhor tratamento e também acompanhamento na alimentação, na qualidade do sono e orientações de uma rotina saudável.
Ma Prem Ila – Diretora-Presidente do IBRATA
Formação:
No Brasil: Cromoterapia, Cura Prânica, Cristalterapia, Florais, Crânio Sacral Balancing e Reiki. Estudou Medicina Ayurveda no Brasil com o Dr. Prof. Bokkulla Ramachandra Reddy e também formação em Acupuntura.
+ Veja mais materias em: Encuentros Abiertos – Festival de la Luz: fotógrafos do mundo em Buenos Aires
+ Veja mais videos em: Elrow @ Canindé, São Paulo Brazil 2017
Na Índia:
1996 a 2000 – Osho Multiversity Healing Arts – Mestrado em Reiki; Reflexologia, Massagem Ayurveda Tradicional, Massagem Ayurveda Abhyanga, Massagem Ayurveda Facial, Kinesiologia e várias técnicas ligadas ao crescimento interior. Como orientadores teve renomados profissionais de nível Internacional: Mestre Kusum Modak (Ayurveda corporal), Warren Stag, SW. Narendra (Kinesiologia), Ma Amrito (Reflexologia) Ajasta petter (Reiki, Técnicas Japonesas).
2001–Shirodhara, Fitoterapia Ayurveda e Nutrição Ayurveda, além de especialização em Panchakarma na Índia com Dr. Girish Saradee.
2002 – Shantala e Técnicas de Rejuvenescimento no Shree Ayurved Centre com Dr. Meera Shastri.Realizou especialização em Panchakarma com nível de Pós-graduação no Tilak Ayurved Mahavidylaya, Pune University.
2003 – Especializou-se em Nutrição Ayurveda, como base da rotina diária e Psicologia Ayurveda, tendo como base principal, os princípios ayurvedas para realização do trabalho em pacientes emocionalmente obesos. Especializou-se em tratamentos ayurveda para dores crônicas, como fibromialgia e hérnia de disco, associando tratamentos como Kati-basti e Pindasweda.
2004 – Aperfeiçoando os conhecimentos em rejuvenescimento, estudou “Fundamentos Fitoterápicos” para rejuvenescimento ayurveda e a revolucionária “Massagem dos Marmas”, no Tilak Ayurved Mahavidylaya, Universidade de Pune, Índia.
2005 – Especializou-se em Herbologia Ayurveda e Pulsologia diagnóstico em Ayurveda.
2006 – Realizou outra especialização em Panchakarma, Rejuvenescimento facial, Herbologia e Psicologia Ayurveda.
2007 e 2008 – Estudou “Novos conceitos em Ayurveda” com Dr. Mukund Shastri.
Viaja todos os anos à India para reciclagem e aprendizados
Na China:
2012 – Curso Avançado de Práticas de Acupuntura – Beijing Traditional Medicine Training Center
2015 – Formação em Terapeuta Homeopata, pela Universidade de Viçosa.