Shows

Sesc 24 de Maio recebe Ricardo Vignini e Zé Helder no show de lançamento do álbum Moda de Rock toca Led Zeppelin

Participações especiais de Ana Deriggi, Sergio Duarte, Fábio Tagliaferri e Rodrigo Suricato.

Ricardo Vignini e Zé Helder no  lançamento de Moda de Rock toca Led Zeppelin

Composta pelos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, a duo Moda de Rock lança no próximo dia 5 de setembro, quarta, às 18h e 21h, no Sesc 24 de Maio o novo álbum “Moda de Rock toca Led Zeppelin”, com músicas instrumentais da lendária banda de rock dos anos 70 adaptadas à viola caipira, em formatos inovadores e com participações especiais.

Depois de produzir dois CDs e um DVD ao vivo e realizar mais de 300 shows no Brasil e no exterior, o projeto Moda de Rock, da dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, membros do grupo Matuto Moderno, lança seu 3º álbum gravado em estúdio, “Moda de Rock toca Led Zeppelin”, dedicado ao consagrado quarteto britânico que está completando 50 anos.

Clique aqui e saiba mais sobre Ricardo Vignini

O trabalho chega ao mercado em formato físico e digital com 15 faixas.

Sendo que duas incluem vocais pela primeira vez desde o lançamento do primeiro CD em 2011. Ana Deriggi canta “Thank You” ao lado do flautista Zé da Flauta.

Zé Helder canta a faixa “Going to California”.

Destacam-se também neste terceiro álbum a viola erudita de Fábio Tagliaferri em “Friends” e “Four Sticks”, e Sergio Duarte, na gaita blues em “Black Dog”.

Há ainda a faixa-bônus ”Kashmir”, gravada ao vivo com participação do percussionista Marcos Suzano.

Quase uma dezena de violas foi utilizada em muitas afinações para reproduzir os clássicos de Led Zeppelin.

Os recursos foram obtidos por meio de um projeto via crowdfunding (financiamento coletivo). O lançamento tem o selo Folguedo e distribuição da Tratore.

Segundo Ricardo Vignini  a escolha do repertório de Led Zeppelin se deu não apenas pela importância da banda na história do rock, mas também pela influência e a inovação trazidas a ele em sua adolescência e a toda sua geração.

Cada faixa passou por adaptação feita após extensas pesquisas.

Assista ao vídeo:

Brincadeira de bom gosto:

O projeto Moda de Rock nasceu quase como uma brincadeira.

Em 2007, os dois violeiros, também professores, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da sua adolescência.

A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi bem recebida.

Em 2011, surgia o CD “Moda de Rock – Viola Extrema”, que logo conquistou a mídia, foi sucesso de vendas e lotou shows em todas regiões do Brasil, México, EUA, Canadá e também Argentina.

Ouvidos acostumados a não relacionar os dois estilos perceberam que o rock no ambiente da viola caipira e o instrumental brasileiro de raiz geraram uma parceria harmoniosa, entre o metal e o acústico.

Moda de Rock mostrou a que veio e trouxe gravações de clássicos que incluíram os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Edgard Scandurra (Ira!), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth), o percussionista Marcos Suzano e o cantor e também  o compositor Renato Teixeira.

Em 2016, foi lançado o CD “Moda de Rock II”, que recebeu o prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Versões de bandas como Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Sepultura e novidades como Queen, Dire Straits, Slayer e também Ramones fizeram parte do álbum.

Também foi produzido um DVD ao vivo com participações dos guitarristas Pepeu Gomes e Kiko Loureiro e do tradicional grupo Os Favoritos da Catira (feito via crowdfunding).

A dupla também se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi) e Renato Teixeira.

Ricardo Vignini e Zé Helder no lançamento do álbum Moda de RocK. Foto : Rita Perran
Ricardo Vignini e Zé Helder no lançamento do álbum Moda de RocK. Foto : Rita Perran

Leia ainda: Instituto lança livro “A Arte Divertida de Gustavo Rosa”

Ricardo Vignini:

Nascido em SP, também produtor, gravou cinco CDs ao lado da banda Matuto Moderno e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil.

Tem 13 CDs lançados.

Participou do CD Carbono do Lenine e do seu show no Rock in Rio 2016.

Foi produtor e parceiro do violeiro Índio Cachoeira por 15 anos.

É endorser da corda de viola americana D’Addario no Brasil, e violas Rozini.

Entre apresentações e gravações também tocou com Woody Mann, Bob Brozman, Macaco Bong, Maria Dapaz, Katya Teixeira, Socorro Lira, Picassos Falsos, Guarabyra, Tavito, Tuia, Spok, Liminha, Zé Geraldo, Emmanuele Baldini, Pena Branca, André Abujamra, Os Favoritos da Catira, Pereira da Viola, Carreiro, Levi Ramiro, Andreas Kisser, Paulo Simões.

É proprietário do selo Folguedo, dedicado exclusivamente à música de viola.

Capa do álbum Moda de RocK. Foto : Rita Perran
Capa do álbum Moda de RocK. Foto : Rita Perran

Leia Mais:  Alexandre Arez lança clipe de “Mi Bolero Favorito”

Zé Helder:

Zé Helder é violeiro, cantor e compositor. Seu mais recente disco solo, Assopra o Borralho (Folguedo/Tratore – 2015) foi escolhido como um dos melhores discos independentes do ano pelo jornal Correio Popular de Campinas.

Desde 2010 Zé Helder integra o Matuto Moderno, banda com uma história de 15 anos e 5 CDs. O violeiro é endorsee das cordas D’Addario e das violas Rozini.

Seus outros trabalhos em disco incluem No Oco do Bambu (Folguedo/Tratore – 2009), A Montanha (Pedralva – 2004), Orelha de Pau (2002). Já tocou e gravou com Alzira E, Lucina, Ivan Vilela, Ceumar e vários outros artistas.

É formado em Licenciatura Plena em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música e em Contrabaixo Acústico pelo Conservatório Juscelino Kubitschek.

Ocupa a cadeira de professor de viola pelo Conservatório Municipal de Guarulhos.

Leia ainda:  Chocolates premium de fabricação brasileira 

Serviço:

MODA DE ROCK TOCA LED ZEPPELIN 

Data: 5 de setembro (quarta).  Horário: 18h e 21h.

Local: Teatro –  1º subsolo (216 lugares).  Ingressos: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia)

Duração: 80 minutos.  Classificação etária: Livre.

SESC 24 DE MAIO  Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo  Fone: (55 11) 3350-6300

Spotify – https://open.spotify.com/album/1m0A9P2oQPZJULSd581cCj?si=8pOEmtuNR06ydZMYxSyUGw

Leia Mais: Artesã transforma celebridades em bonecas

 

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo