Comportamento
Estudo revela que brasileiro é um dos povos que menos guardam dinheiro
No país, os salários são baixos e o consumo é exagerado
Estudo revela que brasileiro é um dos povos que menos guardam dinheiro
O planejamento financeiro é o primeiro passo para quem não quer atravessar 2018 no vermelho. A dica dos especialistas é reter pelo menos 10% do montante que a pessoa ganha todo mês. O dinheiro guardado passa a ser um investimento para suprir uma necessidade sem gerar uma dívida.
O Banco Mundial fez uma constatação preocupante, o brasileiro é um dos que menos guardam dinheiro. Até mesmo quando somos comparados a países de baixa renda. Se já esta difícil fechar as contas do mês, juntar dinheiro está praticamente impossível.
Uma pesquisa do Banco Mundial constatou que o brasileiro é um dos povos que menos guardam dinheiro. No país, os salários são baixos e o consumo é exagerado.
Segundo Bruno Fonseca, master coach especializado em alto desempenho, as pessoas são influenciadas a comprar o tempo todo. “Há todo minuto você vê uma chamada para que você consuma, você compre, você gaste… Na maioria das vezes você faz gastos desnecessários.”, explicou.
O planejamento financeiro é o primeiro passo para quem não quer atravessar 2018 no vermelho. A dica do especialista é reter pelo menos 10% do montante que a pessoa ganha todo mês. O dinheiro guardado passa a ser um investimento para suprir uma necessidade sem gerar uma dívida.
+ LEIA MAIS: Fundos de pensão resistem à crise
“Todo mês até é difícil, mas o ideal é que antes você efetue os pagamentos de suas dívidas, você guarde os seus 10% do seu salário ou quanto você conseguir. O importante é guardar, mesmo que não seja os 10%, pode ser 8% ou até 5%.”, explica o master coach Bruno Fonseca.
Existem outros sistemas eficientes para economizar, um deles é o método do envelope. Você deposita uma quantia que acredita ser importante para a família naquele mês e quando o dinheiro acabar, é hora de escolher outra forma de diversão em casa mesmo. É verdade que para os menos disciplinados, é sempre mais difícil, mas com um bom planejamento e tendo uma meta na cabeça, fica bem mais fácil.