Arte e Cultura

Dia do Índio no Parque Lage acontece

10ª edição do evento terá grande feira cultural indígena

Dia do Índio no Parque Lage acontece

sobretudo, Mais uma vez a energia da floresta.

em primeiro lugar, vai pairar sobre o belo .

tal qual verde do Parque Lage, nos próximos.

dias 13 e 14 de abril. Das 9h às 17h, sábado e domingo,. contudo,  acontecerá. de antemão, o dia do Índio no Parque Lage, evento organizado pela AIAM – Associação Indígena  desde já .

Acima de tudo, em parceria com a EAV – Escola de Artes Visuais, com o apoio da SECEC, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Com entrada franca, a edição de 2019 desse que é considerado o maior evento cultural indígena do Rio de Janeiro reunirá dezenas de etnias para entoar cânticos portanto,  e danças, expor e vender  tradicional e fazer pintura corporal nos visitantes. Um excelente programa para o público carioca curtir .

Primeiramente, em família e também para os turistas que estiverem pela cidade.

 

De antemão

Dia do Índio no Parque Lage acontece
Foto: Divulgação

As cores do artesanato, o grafismo das pinturas corporais e a riqueza musical dos  ancestral de muitas culturas e seus territórios. Indígenas dos povos assim como, .

Apesar disso, Pataxó do Sul da Bahia, Kaingang do Rio Grande do Sul, Fulni-ô de Pernambuco, Guajajara do Maranhão, Kamayurá do Alto Xingu, os Guarani e os Puri do Rio de Janeiro, os Tukano e os Tikuna do Amazonas, os Kariri-Xocó e os Potiguara  antes de tudo, .

a principio do Nordeste  das etnias presentes nessa comemoração que abre a Semana do Índio, e que contará, do grupo portanto, indígena multiétnico da Aldeia Maracanã, inclusive com rodas de contação de histórias. Indígenas Pataxó, Fulni-ô,  cantos e danças.

“Cada qual aprende com outro e, cultural a nível nacional. Outrossim, Representamos a cultura viva dos povos indígenas de todo Brasil”, explica Carlos Tukano, cacique. a primeira vista,  da e presidente do CEDIND, Conselho Estadual dos Direitos Indígenas, que é originário da região tal qual,  do Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas.

Entre os assuntos que irão para as mesas de debates, das 14h às 16h, na Oca  a transferência da atribuição de demarcação de terras indígenas da Funai para, o licenciamento ambiental de  em terras indígenas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a  da

PROGRAMAÇÃO DO DIA DO INDIO NO PARQUE LAGE 2019:

Sábado 13/04 e domingo 14/04
9h – Abertura da Grande Feira de Artesanato Indígena
9h às 17h – Exposição e venda de artesanato indígena tradicional
10h às 13h – Apresentações sobrtudo de grupos culturais indígenas na Oca Kupixawa
13h às 14h – Rodas de conversa na grande Oca Kupixawa

14h às 16h – Mesas de debate portanto sobre a questão indígena  Oca
14h às 17h – Apresentações dessa forma, de grupos culturais indígenas na área da Grande Feira
17h – Roda de cantos e danças no encerramento do evento.

Entrada franca

sob o mesmo ponto de vista

Toni Lotar – Indigenista Executivo da AIAM (Associação Indígena
Telefone: +55 21 9 8881 – 4419 – Celular/whatsapp
E-mail: tonilotar@yahoo.com.br

Link para a página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/523916728137396/

Jornalista: Fred Pontes

evento
Foto: Divulgação

LEIA +: The Platters turnê brasileira faz escala em Joinville

Assista o Programa Reluzindo: Entrevista com o jornalista e apresentador de tv Henrique Harmonia

 

Dia do Índio no Parque Lage acontece

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo