Economia e Negócios

Porto Itapoá registra recorde de movimentação em julho

Volume foi o maior realizado pelo Terminal em 8 anos de operação

O Porto Itapoá registrou em julho o recorde de movimentações de contêineres da sua história, com destaque para o volume de importação, com mais de  9 mil contêineres. Neste mês de julho foram mais de 40 mil unidades movimentadas no total (71 mil TEUs), representando 22% a mais em comparação ao mesmo mês de 2018, superando o recorde registrado no mês de maio com 38.812 contêineres (65 mil TEUs). No acumulado do ano de 2019, o Terminal ultrapassou a marca de 240 mil unidades (mais de 400 mil TEUs).

Entre as cargas de importação mais movimentadas pelo Porto Itapoá estão eletroeletrônicos, artigos esportivos, brinquedos, automóveis e seus componentes (autoparts), produtos minerais, maquinário em geral, plástico e produtos químicos. E para exportação, destaque para a movimentação de papel e celulose, madeira, couros e peles.

O Porto Itapoá está na 5ª posição entre os terminais portuários de contêineres brasileiros, com expectativa de alcançar a 4ª posição no ranking anual ainda em 2019 (fonte: ANTAQ). Para atender a esse crescimento, o empreendimento fez investimentos que dobraram sua capacidade, passando a contar com uma estrutura capaz de movimentar até 1,2 milhão de TEUs/ano. As obras contemplaram 100 mil m² adicionais de pátio, resultando em uma área de 250 mil m², e mais 170 metros de píer, que passou a ter 800 metros de comprimento. A terceira fase da expansão permanece em andamento, onde o objetivo do Terminal, ao final do projeto, é alcançar uma área total de 450 mil m² de pátio e 1200 metros de píer, com capacidade para superar 2 milhões de TEUs/ano.

Carga inusitada

E o Porto Itapoá iniciou agosto com uma carga, no mínimo, inusitada. A Locopéia, uma espécie de trenzinho que encanta turistas nos desfiles da Oktoberfest de Blumenau, foi embarcada na tarde deste domingo, dia 4, para Nova York (EUA) pelo Terminal. A locomotiva alegórica vai desfilar pelas ruas da Big Apple durante o Brazilian Day, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá, localizado no Norte de Santa Catarina, é um dos mais modernos e eficientes terminais de contêineres da América Latina, referência em sustentabilidade, tecnologia e relacionamento com o cliente. O Terminal de Uso Privado é administrado pelos acionistas Portinvest (Grupo PortoSul e LogZ) e Aliança Navegação e Logística (Hamburg Süd/A.P. Moller – Maersk Group). O Porto Itapoá está abrigado nas águas calmas da Baía da Babitonga.

Carla Lavina

Assessoria de Comunicação

EDM LOGOS – Comunicação planejada para gerar resultados

carla@edmlogos.com.br – www.edmlogos.com.br

(47) 3433-0666 – 9 9127-9834

Leia Mais: Joinville sedia quinta edição do Dia Nacional da Construção Social

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo