Economia e NegóciosTecnologia

Vídeo e a mudança de hábitos dos consumidores

O streaming vai substituir a TV paga?

Vídeo e a mudança de hábitos dos consumidores. O streaming vai substituir a TV paga? Pesquisa aponta mudança de hábitos de consumidores e o futuro das transmissões em vídeo com a criação de plataformas próprias

Nos últimos anos o consumo de entretenimento em vídeo mudou rapidamente de conceito e ideia com a chegada dos canais de streaming. Com a pandemia, este novo mercado se consolidou de vez com marcas como Netflix, Disney+, Amazon Prime, EI Plus e tantas outras plataformas proprietárias, principalmente no segmento esportivo.

Isso significa maior disponibilidade de conteúdo, mais competitividade e preços mais flexíveis para os consumidores. Mas também acende um sinal de alerta para as TVs. De acordo com um relatório da Grabyo, nos próximos cinco anos, 25% das pessoas pretendem pagar apenas pelos serviços de vídeo online, 24% já fizeram essa troca e apenas 13% vão continuar com a TV por assinatura.

Vídeo e a mudança de hábitos dos consumidores

Este foi o ano em que os serviços de transmissão ao vivo saltaram das mãos das emissoras para a OTT (Over The Top), que em resumo, diz respeito à distribuição de conteúdos pela internet sem que passe pelo controle de um serviço de telecomunicações.

Serviço sob demanda

Ou seja, um serviço sob demanda, disponível quando e onde o cliente quiser por um preço bem mais acessível do que as TVs a cabo, e na qual o cliente decide o que quer assistir naquele momento. Diversas transmissões ocorreram por redes sociais como o Facebook, seja de times e até das próprias emissoras. “Tivemos um ano marcado por disputas judiciais de transmissão, principalmente causados pela pandemia, e várias ligas e times decidindo por novos modelos de distribuição de conteúdo”, afirma Pedro Oliveira, cofundador da OutField Consulting , uma consultoria focada nos negócios do esporte e do entretenimento.

Vídeo e a mudança de hábitos dos consumidores

Vídeo e a mudança de hábitos dos consumidores

As modalidades esportivas puxam ainda mais o segmento em um ano que os portões dos estádios ficaram fechados, ou seja, equipes, clubes e marcas tiveram que buscar novas formas de impactar seu consumidor. A Premier League teve a criação do seu PPV por meio de exibições em sua própria plataforma OTT; as vendas de PPV da Conmebol em partidas da Libertadores; a união de DAZN, Tik Tok e Kicker na Alemanha para criar o Football Hub, oferecendo uma solução completa de conteúdo para os torcedores; transmissões em redes sociais como Twitter e Facebook do Campeonato Paulista Feminino; e a OneFootball no Brasil, transmitindo de graça a Bundesliga e a Ligue 1, que não são mais transmitidas via tv a cabo, entre tantas outras ações. Ou seja, o cabo está com os dias contados.

Provedores de TV a cabo

“Atualmente as principais emissoras e provedores de TV a cabo detém a maioria dos direitos esportivos e 44% dos fãs mundiais de esportes não pagam por esses serviços, o que significa que quase metade do público potencial fica de fora. A falta de acesso reduz o alcance e consequentemente causa menos impactos, perdendo força em grupos demográficos mais jovens e menos propensos a assistirem as competições”, analisa o especialista. A maioria dos consumidores globais, entre eles os brasileiros, estão dispostos a pagar até US﹩ 10 por mês para assistir esportes online, ao passo que em mercados mais maduros, como Reino Unido e EUA, esse valor sobre para US﹩ 25.

Vídeo e a mudança de hábitos dos consumidores

Hoje há no mercado diversas opções de se consumir esse conteúdo em plataformas de streaming. Assim, o que destoa totalmente dos valores praticados hoje pela televisão e gera um grande debate. A decisão de deixar de vender pacotes exclusivos de direitos de mídia para emissoras de TV paga.

E com a segurança de renda durante este período. “É necessário tomar essa decisão com alguma urgência, uma vez que o mercado de conteúdo na América Latina, que historicamente tinha boa adesão à TV a cabo, está migrando rapidamente para o streaming. Quase 80% dos consumidores esperam mudar para serviços de transmissão online dentro de cinco anos, maior taxa de adoção prevista em todos os mercados”, completa.

Sem dúvida o streaming vem ganhando cada vez mais força, principalmente entre o público jovem, mas é possível afirmar que este é o fim da TV paga ou teremos uma convergência de mídias? É esperar para ver.

Sobre a OutField

Fundada em 2016 pelos empreendedores Lucas de Paula e Pedro Oliveira, a OutField é uma consultoria focada nos negócios do esporte e do entretenimento. A empresa nasceu para que o esporte na América Latina, a começar pelo Brasil, alcance seu potencial. E se aproxime da grandeza das indústrias americana e europeia, aproximando o mercado esportivo do entretenimento por meio da inovação.
Com escritórios em São Paulo e em Nova York, a OutField tem em seu portfólio marcas, clubes e atletas. Como por exemplo, New Balance, Wix, Flamengo e Anderson Silva. Isto é, com os quais atua para criar novas oportunidades de marketing, investimento e negócios dentro do esporte.

 

Vídeo e a mudança de hábitos dos consumidores
Na Mídia – Divulgação

Fotos: Divulgação  / Arquivo Pessoal

Fonte: Alessandra Marcondes Sabbag / Assessoria de Imprensa

Não deixe de lerAmeaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado

Veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial

Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo