A atriz Vaneza Oliveira viu sua vida mudar, aos 28 anos, ao receber o convite para ser uma das protagonistas da série 3%, primeira produção brasileira da Netflix, que já está em sua terceira temporada. Neste ano, ingressou em um novo projeto, o curta “Mãe não chora’’, no qual atua como diretora e roteirista ao lado de Carol Rodrigues. Com 20 minutos de duração, o curta-metragem mostra a história de Raquel, interpretada por Vaneza, que trabalha na vara da família na defensoria pública, e tem que levar seu filho para o trabalho porque não consegue deixá-lo com o pai.
Representatividade de Vaneza Oliveira
Consciente da posição representativa que ocupa, Vaneza leva para sua carreira e pesquisa artística o comprometimento em contar histórias por meio de seu próprio corpoo. Além disso, na sua fala e vivências como mulher, mãe, negra, feminista, anti-racista. Então, não foi diferente neste projeto. Porque a atriz pensou na história do curta-metragem durante a entrada no processo de pensão alimentícia de sua filha, e quis levar essa problemática, que permeia a vida de tantas mulheres brasileiras, para as telonas, promovendo essa reflexão.
“Eu estava neste momento de decidir o que fazer em relação a pensão de minha filha. Enfim, um processo que é muito difícil para a mulher. Pois envolve toda uma questão emocional. Além disso, vivermos em uma sociedade que te encoraja a arcar com todas as responsabilidade da criação de um filho sozinha. Porque frases como – você dá conta, você não precisa dele, você é forte-, acabam sendo desleais com a mulher/mãe. Porque ela também têm sonhos e uma vida”, explica Vaneza;
Primeira viagem
Embarcando neste primeiro desafio como diretora e roteirista, Vaneza contou com Carol Rodrigues na codireção e roteiro. Aliás, trouxe sua visão técnica e sensibilidade para produção de “Mãe não chora’’. Além disso, o filme conta com atuação de Vaneza. Ademais, o filme traz o talentoso Pedro Guilherme, – ator mirim que ganhou destaque na séria Aruanas, da TV Globo, – interpretando Pedrinho, filho de Raquel.
Além disso, o curta foi selecionado para o 30° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que acontece até o dia 1º de setembro.
Data próxima exibição:
28/8 às 15h – Cine Sesc
Ficha Técnica “Mãe não chora”
Com Vaneza Oliveira e Pedro Guilherme
Elenco secundário: Rafael Lozano, Liana Yuri, Teka Romualdo, Luis Felipe Lucas, Thais Almeida Prado e Renata de Paula
Direção e roteiro: Carol Rodrigues; Vaneza Oliveira
Produção: Fernanda Lomba e Pedro Balle
Assistência de direção: Dani Seabra
Assistência de produção: Kelvin Oliveira
Direção de fotografia: Flora Dias
Montagem: Beatriz Pomar
Captação de áudio: Andressa Clain
Edição de som: Mariana Vieira
Mixagem: Ruben Valdes
Trilha original: Raul Costa
Cartaz: Carol Rodrigues
Leia mais: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online
Capa: Mylena Saza