ArquiteturaInterioresUrbanismo

Transformando espaços em ambientes com vida

Através de uma arquiteta humanizada e do design sensorial a arquiteta desenvolve ambientes saudáveis e personalizados

Renata Francato – Transformando espaços em ambientes com vida

Antes de mais nada, a Neuroarquitetura é a ciência que estuda os impactos do ambiente nas pessoas. Isso porque, a composição dos ambientes tem a capacidade de impactar diretamente nossa rotina, de forma a motivar ou desestimular nossa presença no local. Assim, para entendermos mais sobre o assunto convidamos a arquiteta Renata Francato, para nos contar sobre sua trajetória de carreira, e sua metodologia que desenvolve em seus projetos.

Primeiramente, Renata Francato, hoje com 38 anos, mãe de dois filhos, arquiteta, pós graduada em neuroarquitetura, paulistana, mas que reside e trabalha hoje em Salvador/Bahia.

Renata Francato – Transformando espaços em ambientes com vida
Projeto realizado pela arquiteta Renata Francato – foto: Divulgação/acervo pessoal

 O projeto da ONG

Assim então, Renata conta que iniciou na área da arquitetura em 2017, após a conclusão de sua faculdade.

E já logo em seu início teve o privilégio e honra de coordenar o projeto de uma ONG – Organização Não Governamental, o projeto tinha o propósito de reformar casas em situações de vulnerabilidade, no interior da Bahia.

Dessa forma, Renata começou sua trajetória de carreira vivenciando de forma radical os impactos que os ambientes são capazes de produzir nas pessoas. E foi ali, logo no início, que compreendeu seu propósito e responsabilidade enquanto profissional que pensa e projeta ambientes.

Seleção das casas

“Teve um caso bem especial, na etapa de seleção das casas, onde perguntei para uma senhora qual era o seu maior sonho, com o semblante apático e olhar triste respondeu que gostaria que Deus a levasse logo, dei um sorriso de canto e pedi pra me dizer outro sonho porque desse jeito não seria selecionada no projeto, caímos em gargalhadas.

Quando a reforma terminou voltei para visitá-la como havia prometido, fiquei impressionada com o que vi, a casa que antes estava detonada, escura e mal cuidada, tinha vida, o olhar daquela senhora havia mudado tinha brilho. Reparei em uma máquina de costura na varanda da casa, ela olhou pra mim, dessa vez com um sorriso nos olhos me disse: voltei a costurar. ” – conta Renata Francato, para nossa jornalista Ranai Lima.

Renata Francato – Transformando espaços em ambientes com vida
Projeto realizado pela arquiteta Renata Francato – foto: Divulgação/acervo pessoal
 Sua metodologia

Com a chegada da Pandemia em 2019, o projeto se encerrou, foi então que Renata começou a se dedicar para seus projetos e consultorias, tanto residenciais quanto comerciais.

Neste mesmo período, a arquiteta desenvolveu uma metodologia de atendimento remoto, pois ela enxergou a necessidade de clientes que procuravam de outras regiões, como São Paulo e Minas Gerais, para realizar seus projetos. E de lá pra cá, Renata já realizou atendimentos na região de Pernambuco, interior da Bahia até em Barcelona na Espanha.

O desenvolvimento de seus projetos

O desenvolvimento de seus projetos se inicia com uma reunião on-line onde Renata colhe todas as informações necessárias de seus clientes para entender quem são, o que pensam, o que esperam do projeto, suas necessidades e seus sonhos para aquele espaço.

“Contudo, já com as informações compiladas me questiono: quais os impactos que esse projeto causará na vida dessas pessoas? Quais sensações e emoções esse ambiente será capaz de proporcionar para essa família?” – explica Renata.

Renata Francato – Transformando espaços em ambientes com vida
Projeto realizado pela arquiteta Renata Francato – foto: Divulgação/acervo pessoal
A importância dos ambientes em nossas vidas

Até porque, passamos a maior parte do tempo em algum lugar, então, todos os lugares influenciam e impactam a experiência humana porque são carregados de estímulos. Consciente que a qualidade desse trabalho afeta a saúde humana e na natureza. Sabendo disso, Renata tem o cuidado e dedicação para transformar esses espaços em lugares melhores para se viver.

Afinal, “Gosto de pensar em ambientes que integram as pessoas com a natureza, seja através da iluminação e ventilação naturais, com a vista externa, com a vegetação, que tenha uma decoração afetiva, rica em boas histórias, que resgatem boas memórias, fazendo uso de materiais, cores e texturas que tragam boas sensações, ambientes que proporcionam conforto e vontade de estar ali. Pensar em uma arquitetura mais humanizada e no design sensorial para transformar não só os lugares. Como também a vida de quem está ali, isso é o que me motiva e anima.” – finaliza Renata Francato.

Acompanhe seu trabalho

Acesse: @evoe_arquitetura

Fotos: Divulgação/acervo pessoal

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo