Saúde e Bem-Estar

Referência no combate à obesidade

Referência em saúde metabólica e qualidade de vida

Dra. Ariana Brandão – Referência no combate à obesidade

A Obesidade é doença crônica, multifatorial e progressiva. Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levantam que seis a cada dez brasileiros estão acima do peso e a taxa de obesidade é de 20,1%. Para entendermos mais sobre este assunto tão pouco abordado, convidamos a referência na área, Dra. Ariana Brandão Ignácio, para nos contar sobre sua metodologia de trabalho.

Sua formação

Antes de mais nada, médica, pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia. 2018) e em Endocrinologia e Metabologia, pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitchek (2019-2021). Dra. Ariana, é referência no novo conceito de Nutrologia e endocrinologia  e vem ganhando evidência e destaque com seus conhecimentos e metodologia no tratamento da Obesidade e das demais doenças crônicas como Diabetes, Hipertensão, Hiper ou Hipotireoidismo.

Instituto Dra. Ariana Brandão

Além disso, é CEO do Instituto Dra. Ariana Brandão, centro mais completo de saúde metabólica de Marília. Onde se encontra além do atendimento médico, uma equipe multidisciplinar capacitada para atuar na saúde metabólica e corporal. Contando também com  aparelhos de última geração, todos com Anvisa.

Dra. Ariana Brandão – Referência no combate à obesidade
Referência no combate à obesidade Dra. Ariana Brandão – Foto: Divulgação
Seu foco

Atuante, também na melhora de desempenho e performance para atletas e tudo que envolve a orquestra hormonal e o metabolismo em geral, com foco na obtenção de saúde física e emocional.

Assim então, para entendermos melhor sobre esse assunto tão pouco abordado Dra. Ariana nos explica a importância de manter uma adequada relação médico-paciente: “Temos uma conversa franca e sincera sobre seus interesses e objetivos, e assim, tenho condições de conhecer a história, a rotina e o comportamento do paciente. Estes parâmetros obtidos através da anamnese, exame físico, Bioimpedância e exames laboratoriais me permitem traçar a conduta terapêutica, e fico à disposição para realizar ajustes, trocas e dicas diárias.” – explica Dra. Ariana.

 Cada plano de ação individualizado

Dessa maneira, Dra. Ariana realiza cada plano de ação para cada um de seus pacientes de forma individualizada, obedecendo às características e metas para cada um.

Além disso, a médica enfatiza que a obesidade é uma das doenças crônicas não-transmissíveis que mais cresce atualmente e merece toda atenção e cuidado pela dificuldade em ser tratada. Podendo estar associada à hipertensão, diabetes, aumento do colesterol, Síndrome dos Ovários Policísticos, riscos de doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. E ressalta que deve ser prevenida e tratada, visando melhorar a qualidade de vida; por isso, é importante a adesão e cuidado por parte do paciente.

Dra. Ariana Brandão – Referência no combate à obesidade
Referência no combate à obesidade Dra. Ariana Brandão – Foto: Divulgação
Hoje devido a grande procura por seus métodos a doutora realiza seus atendimentos presencialmente e por teleconsulta.

Telemedicina

Na Telemedicina, Dra. Ariana realiza seus atendimentos através das plataformas digitais (FaceTime, Skype, WhatsApp), em todo o  Brasil. Contando com estratégias específicas a fim de garantir os melhores resultados, como solicitação da Bioimpedância a uma Nutricionista da localidade onde o paciente reside, envio de receitas digitais, solicitação de exames. Assim é traçado plano assistencial e terapêutico seguro e fiel ao objetivo do paciente.

Consulta presencial

Já na consulta presencial a doutora realiza uma avaliação clínica e física geral, com exames como antropometria, Bioimpedância, e assim otimizar adequações no que estiver alterado. Já na primeira consulta são solicitados exames laboratoriais. A Bioimpedância é realizada no próprio consultório, que basicamente avalia quantidade de massa magra, massa gorda,  água, e osso, bem como a realização da antropometria ( peso, altura, IMC).

Só a partir desta avaliação minuciosa, é elaborado um protocolo individualizado, no qual é  traçado um planejamento clínico para otimizar o metabolismo geral.

Suplementação injetáveis

E como se não bastasse, Dra. Ariana também  é pioneira na suplementação injetável, que acelera muito os resultados para perda de peso, desempenho físico e reposição  de vitaminas e minerais. Este tratamento é individualizado, de acordo com as necessidades do paciente, com resultados evidentes já no seu início, com risco diminuído do efeito sanfona, pois é realizado um protocolo de desinflamação do organismo antes, o que fazer responder melhor ao tratamento e sua manutenção.

Dentre os tratamentos realizados pela doutora estão:

Terapias Injetáveis

Dentre as intervenções disponíveis na área, Dra. Ariana, explica que a terapia injetável se apresenta como um dos recursos mais interessantes disponíveis em relação ao manejo das doenças crônicas, inclusive a obesidade.

“A técnica oferece melhor absorção dos ativos, comparado com a suplementação via oral.” – conta.

Assim, o método consiste na  aplicação de  mescla de ativos que podem promover a melhora do metabolismo, e para os praticantes de atividade física de baixa e alta intensidade. Em sua maioria, são substâncias  próprias  do organismo, que estão em déficit e precisam ser melhoradas, o que impacta diretamente nos resultados. “Obviamente, tudo muito bem elaborado dentro de uma estratégia vinculada aos  objetivos do paciente, e indicação clínica.” – explica.

Dra. Ariana Brandão – Referência no combate à obesidade
Referência no combate à obesidade Dra. Ariana Brandão – Foto: Divulgação
Baixo efeito colateral

Dessa forma, um dos aspectos mais relevantes sobre suplementação injetável é o fato de apresentar riscos muito baixos de efeitos colaterais, reduzir o consumo de medicamentos e suplementos. Os efeitos benéficos são mais rápidos porque a via de administração não passa pelo trato gastro intestinal, evitando problemas com absorção.

Testes genéticos

E por fim, em parceira com um laboratório especializado, Dra. Ariana realiza teste genético de intolerância alimentar, depressão, ganho de peso, dermatite, constipação.  A diarréia, artrite, fadiga e síndrome do intestino irritável. Podem ser sintomas de intolerância a alimentos. Com um exame de sangue simples e sem necessidade de jejum, é feita análise computadorizada do sangue com um equipamento importado da Alemanha, em laboratório especializado.

Conheça mais sobre seu trabalho

Siga Dra. Ariana Brandão no Instagram @dra.arianabrandao

Conheça o Instituto: @institutodraarianabrandao

WhatsApp: (14) 99886.5936

Instituto Dra. Ariana Brandão
Rua: Cel. José Brás, 975  • Marília – SP

Fotos: Divulgação
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo