Primavera: Tempo De Renascer Livre Das Toxinas
A estação das flores e das cores é também tempo de dar atenção especial ao fígado.
A primavera marca o término do recolhimento buscado no inverno e traz consigo a força da expansão e do recomeço.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, estamos sujeitos aos mesmos ciclos que ocorrem na natureza. Assim em cada estação existe um órgão de prevalência, um elemento, uma temperatura, uma cor e um sabor bem como uma emoção.
Desse modo, cada uma das estações do ano requerem cuidados especiais.
Na primavera, o órgão mais afetado é o Fígado e a víscera é a Vesícula Biliar, com a energia do elemento “madeira”, cor verde, sabor ácido, regido pelo vento.
Então, nada melhor do que iniciar a primavera livre de toxinas.
Emoções e as Energias da Primavera
Guiada pelas energias Yin e Yang, assim como pelos cinco elementos, a medicina tradicional chinesa relaciona cada órgão e vísceras do nosso organismo a uma estação. Assim sendo a primavera é regida pelo fígado.
No mesmo sentido:
- Metal – pulmão, intestino grosso;
- Água – rim, bexiga;
- Madeira- fígado, vesícula biliar;
- Fogo- coração, intestino delgado;
- Terra- estômago, baço.
Quando todos esses elementos estão equilibrados, proporcionam bem-estar e saúde ao indivíduo. Mas, quando algo está em desequilíbrio, as doenças e as emoções desordenadas se manifestam.
Assim, se a energia do fígado está em excesso, seu elemento é a madeira que então pode gerar “fogo”, ou seja, calor. Consequentemente, gera quadros de agitação, insônia, irritabilidade, impaciência, estresse, raiva, frustração, entre outros.
Todo esse “calor” do fígado também pode afetar outro elemento, uma vez que está tudo interligado.
Ao “derreter o metal”, órgão ligado ao pulmão, o organismo fica mais suscetível aos problemas respiratórios, como alergias, sinusite, asma, bronquite, típicos da primavera. Isto acontece quando a energia do fígado desordenada ataca a energia do pulmão.
O sabor da primavera
O sabor da primavera é o ácido. Logo, alimentos ácidos devem ser consumidos com equilíbrio.
Mas essa época do ano também é o período para cuidar do fígado. Após os excessos do inverno, esse órgão deve descansar e, para isso, é importante evitar alimentos fortes ou que deem muito trabalho para serem metabolizados.
Alimentos para incluir na dieta na primavera:
- alho-poró,
- cebola,
- espinafre,
- aipo,
- chá de dente de leão
- chá de boldo,
- saladas temperadas com limão fresco
- sopa de missô.
Renove-se
A primavera é um período de renovação e renascimento. Aliás, observe a natureza que volta a florescer após os dias frios do inverno.
Sendo assim, essa é a época para abrir-se a novos conhecimentos, práticas e hábitos. Tempo de deixar o velho ir, de se livrar do que já não te cabe mais. Por isso, é também tempo de uma limpeza, uma desintoxicação completa para renascer plena.
O fígado é órgão que está em evidência na primavera.
E é justamente ele que mais sofre com o excesso de toxinas.
A perda da saúde do fígado diminui a imunidade do corpo, propiciando o desenvolvimento de doenças. Consequentemente, é o órgão que mais se beneficiará com um detox.
O Programa Detox Kriyá auxilia na eliminação das toxinas de forma orgânica, eficaz e saudável, pois ao mesmo tempo em que limpa, fornece ao organismo todos os nutrientes essenciais para sua recuperação.
Aproveite a época das flores para renascer com toda a energia e com um organismo saudavelmente limpo.
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.
Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112
Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/
Instagram: @detoxkriya
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber
Leia também: Cansaço Persistente? Pode Ser A Síndrome Da Fadiga Adrenal!