Pilates traz benefícios para corpo, mente e espírito
O Pilates vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro por suas características que o diferem de outras atividades físicas e que geram inúmeros benefícios. A personal especialista em Pilates, Juliana Tormenta, comenta alguns destes benefícios e como a prática pode ajudar a ter mais qualidade de vida.
O Pilates e seus 10 benefícios
1- Músculos mais tonificados e alongados:
No Pilates os exercícios tendem fortalecer e alongar ao mesmo tempo. A musculatura de praticamente todo o corpo é trabalhada de forma integral.
2- Ganhos de força e estabilização do centro:
O centro, também conhecido como CORE, são os músculos abdominais, lombares e do quadril que ganharão mais força.
3- Prevenção de lesões:
A prática leva ao fortalecimento dos grandes grupos musculares, da musculatura profunda, dos ligamentos e tendões.
4- Alívio de tensões e dores nas costas:
Com o fortalecimento da musculatura o aluno tem o alívio das tensões e dores nas costas.
5- Melhora da postura:
Além do fortalecimento corporal que já leva a uma melhor postura, a educação do aluno é fundamental para que ele crie um novo conceito, afinal, em média são apenas duas horas de aula na semana, contra muitas outras no dia a dia em diferentes atividades.
6- Consciência corporal:
Se tem algo muito importante é o fato do aluno se conhecer, prestar atenção ao próprio corpo.
Quando tomamos consciência dos movimento do nosso corpo, os realizamos de maneiras mais adequadas evitando assim desperdício de energia.
7- Coordenação motora:
No Pilates ela é trabalhada de forma geral, exercitando músculos grandes e pequenos de acordo com a capacidade do aluno.
8 – Equilíbrio:
O Pilates tem grande importância no desenvolvimento do equilíbrio mental e também do equilíbrio físico. No que se refere ao equilíbrio físico, o corpo é trabalhado para possuir o mesmo nível de estabilidade e força entre os membros. Má postura, hábitos errados, lesões, fazem com que o corpo entre em desequilíbrio. Já no caráter mental, o equilíbrio vem por meio dos exercícios já citados nos itens de consciência corporal e coordenação motora, que geram auto-estima, sensação de superação; e no seguinte a ser explicado que é a concentração. Além disso, a prática de qualquer atividade física ajuda a liberar serotonina e endorfina, hormônios que proporcionam bem-estar e prazer.
9 – Condicionamento físico:
Um pouco mais voltado para a resistência física e fortalecimento muscular, o Pilates proporciona uma tonificação muscular que para ser mantida, exige queima calórica. Importante ressaltar que na prática do método, não há uma queima calórica significativa como em uma atividade aeróbica. Pode-se até combinar alguns desses exercícios dentro de uma aula, porém o aluno deve ter consciência que foge um pouco do método tradicional do Pilates.
10 – Concentração:
Este é um dos conceitos mais diferenciados que o Pilates proporciona, pois o fato de o aluno prestar atenção nos princípios da prática, como a respiração, posicionamento da pelve, cintura escapular, posicionamento da caixa toráxica, ativação de centro, concentração no movimento entre tantos outros, faz o aluno se conectar consigo mesmo, de viver aquele momento da aula que é totalmente dele, deixando para fora da sala os problemas e preocupações do dia a dia, diminuindo o estresse e saindo mais renovado.
Com todos esses benefícios citados é perceptível o quanto um é ligado ao outro, mostrando o quanto o Pilates é uma atividade que atinge todas as vertentes necessárias para a formação de um novo corpo.
Sobre Juliana Tormenta
Juliana Tormenta é formada em Educação Física (FMU) e especialista em Pilates pela Stoot Pilates.
Já conduziu inúmeras turmas na prática de Pilates no estado de São Paulo.
Atua como personal trainer na Body Tech e na Equilíbrio Treinamento, orientando alunos na prática do método.
Hoje, Juliana também é professora e diretora na Longevity Pilates Studio.
Longevity Pilates Studio
Rua Joaquim Antunes, 490 – cj 64 – Pinheiros
São Paulo – SP
Whatsapp.: (11 ) 99342-0667
Foto da capa: Divulgação