Arte e Cultura

Pianíssimo Traz Musicistas de Renome Internacional a Joinville

Pianos do Mundo, que será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro

O 1º Pianíssimo de Joinville — Todos os Pianos do Mundo, que será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro, promete movimentar o cenário musical do município mais populoso de Santa Catarina. Para isso, uma grande programação foi planejada para os cinco dias do evento. Pianistas de renome nacional e internacional vão se apresentar no Teatro Juarez Machado, em shoppings centers, bares, escolas e praças públicas, tudo gratuitamente. A ideia dos organizadores é transformar a Cidade da Dança e da Escola do Balé Bolshoi no Brasil na Cidade do Piano.

Na noite de abertura (19), o paulista Cristian Budu e a fluminense Bianca Gismonti abrem a programação no Teatro Juarez Machado em apresentações solo e trio, respectivamente. Já na última noite (23), será a vez da pianista Valentina Lisitsa, ucraniana que é considerada um fenômeno da música clássica na internet, tendo alcançado mais de 170 milhões de visualizações nos vídeos postados no Youtube.

Outro ponto alto da programação será a montagem dos chamados palcos livres. Nos dias 21 e 22 de setembro, a Praça da Bandeira, no Centro de Joinville, receberá o Piano na Praça. Já no dia 23, a partir das 11h, músicos que se inscreveram pelo site do evento (www.pianissimodejoinville.com.br) e foram selecionados se apresentarão no palco livre Vany Knoll, na Casa do Capitão.

A seleção dos candidatos está a cargo de Miguel Proença, um dos maiores pianistas brasileiros, que se dedicou a resgatar a história da música erudita no país, estudando e gravando os principais compositores nacionais. Ao lado de Proença, na organização do evento, estão o experiente produtor musical Carlos Branco, de Porto Alegre, e a joinvilense Albertina Tuma.

Para conferir a programação completa e saber um pouco mais sobre os pianistas que estarão no evento acesse www.pianissimodejoinville.com.br.

AÇÃO SOCIAL NAS ESCOLAS

Até o dia 31 de agosto, crianças de cinco escolas municipais vão conhecer um pouco mais sobre a riqueza musical do piano. A ação social faz parte do escopo do 1º Pianíssimo de Joinville – Todos os Pianos do Mundo, que ocorre na segunda quinzena de setembro e que pretende transformar Joinville na cidade do piano.

As instituições contempladas são as escolas Anita Garibaldi, Hans Müller, José Navarro Lins, Paul Harris e Pedro Ivo Campos. Segundo Patrícia Macedo, responsável pelo projeto e coordenadora técnica do 1º Pianíssimo, o objetivo é ampliar o universo cultural dos estudantes, apresentando as possibilidades sonoras e musicais em torno do piano.

Cada exibição é embasada em um material audiovisual idealizado para a ação, com distribuição de cartilhas interativas que contam a história do piano, mostram composições para piano e outros instrumentos, além de vários pianos tocando ao mesmo tempo, passeando por diferentes estilos musicais.

As crianças também podem acompanhar uma partitura musical ao piano, observando e seguindo, auditiva e visualmente, como o pianista executa uma peça. Para completar, a cartilha traz curiosidades e “links” dos vídeos exibidos, para que o estudante possa acessar em casa, com a família.

Uma segunda iniciativa ocorrerá na semana do Pianíssimo – que vai de 19 a 23 de setembro. É o “Piano na Escola”, caminhão-palco com piano acústico que visitará a Escola de Educação Básica Gustavo Augusto Gonzaga, recebendo alunos também de instituições próximas para uma apresentação ao vivo. Mais informações em www.pianissimodejoinville.com.br.

MASTER CLASS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Na esteira de um dos principais objetivos do 1º Pianíssimo de Joinville, que é promover a formação e o aperfeiçoamento do piano, Miguel Proença, diretor artístico do evento e um dos mais consagrados pianistas brasileiros, ministrará uma master class (aula dada por um especialista) para professores e alunos avançados no dia 21 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado.

As inscrições já estão abertas e para participar é preciso acessar www.pianissimodejoinville.com.br/masterclass e fazer o cadastro, conforme o regulamento. O próprio Miguel Proença vai selecionar os alunos que integrarão a master class e, mesmo que o inscrito não seja selecionado, poderá participar como ouvinte.

No dia 20, às 15h, no Conservatório Belas Artes, Miguel se encontrará com alunos das escolas de música e de dança que apoiam o evento. Além de ministrar uma master class para os alunos, Proença conversará com os professores sobre a técnica e o estudo do piano. Outros artistas também participarão de encontros durante os cinco dias do Pianíssimo.

A ideia é promover a troca de conhecimentos e de experiências entre os músicos com professores e alunos de piano. Esses eventos abordam temas relevantes na área pianística, como métodos de estudo, repertório, técnica, trabalho desenvolvido com música de câmara, duos e relatos de experiências, entre outros.

Curiosidades sobre o Pianíssimo

  • 19 pianistas se apresentarão durante o evento gratuitamente.
  • Dos 7 pianistas estrangeiros que estarão em Joinville, 3 nasceram na Rússia, 1 na Espanha, 1 na Argentina, 1 na Itália, 1 na Ucrânia.
  • Dos 12 pianistas brasileiros que se apresentam no evento, 3 nasceram ou são radicados em Santa Catarina (José Mello, Matheus Alborghetti e Pablo Rossi) e 2 nasceram na pequena cidade de Quaraí (que tem pouco mais de 23 mil habitantes), no interior do Rio Grande do Sul. São eles o idealizador do Pianíssimo, Miguel Proença, e João Tavares Filho.
  • 4 mulheres vão tocar sozinhas ou em grupo durante o evento.
  • Uma delas é a ucraniana Valentina Lisitsa, a primeira estrela da música clássica do YouTube, onde soma mais de 440 mil seguidores e 170 milhões de visualizações.
  • 10 palestras didáticas em 5 escolas municipais de Joinville (ao longo desta semana, em uma prévia do evento voltada à educação musical).
  • Duas apresentações públicas de piano em um caminhão – e uma, ainda, em uma escola, durante o evento.

pianissimo
Foto Divulgação
pianissimo
Foto Divulgação
pianissimo
Foto Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo