ComportamentoEstilo de vidaModa

O Vai e Vem da Moda – Peças que voltaram com tudo

As tendências estão entrando em processo de declínio.

O Vai e Vem da Moda – Peças que voltaram com tudo

A moda é efêmera, pouco a pouco a indústria parece acelerar o ritmo da chegada de novas tendências. Consequentemente, os comebacks de peças que foram deixadas de lado estão acontecendo em um tempo cada vez menor.

A verdade é que esse fenômeno não ocorre somente como uma forma de aquecer a economia, mas também devido a velocidade na qual as tendências estão entrando em processo de declínio, já que vivemos em um mundo de excesso de estímulos visuais, graças as redes sociais, onde o “novo” se torna “velho” muito rapidamente.

O Vai e Vem da Moda – Peças que voltaram com tudo
O Vai e Vem da Moda – Peças que voltaram com tudo – Foto: https://www.pinterest.jp/pin/455426581078107477/

Entretanto, o desejo por mudança é algo inerente do ser humano, apesar de atualmente as oscilações do setor estarem mais evidentes graças a diminuição da duração dos ciclos das tendências de moda, isso é algo que vem se repetindo há muito tempo. Enquanto hoje uma ruptura de estética acontece em poucas temporadas, na época dos reis e rainhas dos séculos passados, demorava décadas para o mesmo ocorrer.

Muitos são os exemplos de releituras de designs ao longo da história que surgiram como um modo de transformar os padrões estéticos do momento, os quais sempre são um reflexo dos principais acontecimentos vigentes no período. Dessa maneira por exemplo, após os anos sofridos da Segunda Guerra Mundial que exigiram das mulheres o uso de roupas práticas inspiradas no guarda-roupa masculino, Christian Dior trouxe o New Look em 1947 como uma forma de resgate de uma silhueta mais feminina, com cintura marcada e saia rodada, que remetia a tempos mais simples.

Portanto, a moda acompanha o status quo, significando que de modo geral, as tendências nada mais são do que o retrato dos objetos de desejo da maioria, gerado graças ao cenário mundial presente. Contudo, isso não significa que todo item que está bombando no momento seja do gosto de todas as pessoas. Dessa maneira, é preciso que cada um saiba identificar se determinada tendência realmente expressa o seu estilo, ou se está sendo adotada apenas para seguir a estética padrão do momento. Levando isso em consideração, confira itens que estavam em baixa e voltaram a fazer sucesso, recentemente.

Calças largas

O Vai e Vem da Moda – Peças que voltaram com tudo
Calças largas – Foto: https://www.pinterest.de/pin/3025924741039230/

Após um longo período de domínio da calça skinny, a modelagem oversized é que está entre as mais usadas do momento.

Estilo que caiu em gosto popular entre a década de 1990 e o início dos 2000, já tinha sido uma inspiração nas calças boca de sino dos hippies de 1970. Por isso, são muitas as opções de cortes para escolher, entre as atuais favoritas estão a calça jogger, a clochard, a pantacourt e o wide leg jeans, permitindo criar uma variedade de looks despojados cheios de estilo, sem deixar de lado o conforto e a praticidade. 

Cintura baixa

O Vai e Vem da Moda – Peças que voltaram com tudo
Cintura baixa – Foto: https://br.pinterest.com/pin/443463894552551138/

Essa é outra tendência que fazia sucesso nos anos 90 e 2000 e está de volta, trazendo consigo toda a polêmica que existe em torno dessa modelagem.

Muitas mulheres não sentiram falta dos modelos de calça de cintura baixa, contudo é inegável que essa peça está ganhando cada vez mais espaço no guarda-roupa das fashionistas. A diferença é que atualmente esse corte apareça em combinação com modelagens mais amplas, dando um ar um pouco mais sofisticado para o visual. Esse tipo de calça tem aparecido em vários estilos, indo do jeanswear até a alfaiataria, sendo perfeito para quem quiser montar um look super cool para o dia a dia.

Corset

O Vai e Vem da Moda – Peças que voltaram com tudo
O Vai e Vem da Moda – Corset – Foto: https://br.pinterest.com/pin/15481192450001068/

A peça que era uma imposição para as mulheres até a década de 1920, agora retorna, influenciando pelo regencycore, como um elemento de estilo que não tenta ditar um padrão de silhueta e sim empoderar as mulheres através da sensualidade e ousadia.

Pode ser usado como um top ou como sobreposição junto a camisas, vestidos e blusas, sempre dando aquele estilo a mais para o visual. Uma ótima composição de peças é combinar o corset com itens mais descontraídos que dão uma quebrada no visual ou então usar em conjunto a uma camisa branca para trazer irreverência a uma peça clássica. 

Jaqueta Biker

O Vai e Vem
Jaqueta Biker – Foto: https://br.pinterest.com/pin/316307573838066188/

Esse símbolo da moda jovem e rebelde, que virou tendência pela primeira vez na década de 1950 através de ícones da época como James Dean, regressa com seu estilo edgy.

A jaqueta biker é um clássico que nunca sai de moda totalmente, mas que de tempos em tempos ressurge como um must have para quem quer estar por dentro das últimas trends.

O modelo mais tradicional é a jaqueta preta de couro que pode variar entre uma modelagem mais ajustada ou oversized, mas outras cores e tecidos também são uma ótima opção para dar uma diversificada. É um item muito útil para se ter no guarda-roupa, uma vez que é capaz de deixar qualquer look, até mesmo o mais básico, muito estiloso.

Camisa Xadrez

Moda
O Vai e Vem da Moda – Camisa Xadrez – Foto: https://br.pinterest.com/pin/33636328452707979/

Um dos itens mais utilizados no ápice do estilo grunge durante os anos 90 e que já teve um comeback em 2010, está em alta novamente. Além disso, é uma peça casual e prática para aqueles que gostam de aliar estilo e conforto, especialmente no modelo oversized que é o preferido do momento.

Existe uma grande variação de cores e padronagens para agradar todos os gostos, servindo para dar um destaque em qualquer look. É possível compor essa peça sozinha ou usar como uma camada em combinação com t-shirts, casacos e jaquetas. 

Mangas Bufantes

Peças que voltaram com tudo
Mangas Bufantes – Foto: https://br.pinterest.com/pin/725712927435171085/

Apresentada pela primeira vez na Inglaterra renascentista do século XVI, detalhe indispensável nos vestidos da Era Vitoriana e sinônimo de estilo nos anos 80, assim, as mangas bufantes estão se fazendo presentes no guarda-roupa feminino há algumas temporadas.

Podendo aparecer em blusas, camisas, croppeds, vestidos e macacões, esse elemento deixa as peças com um ar romântico e de poder ao mesmo tempo. Muito versátil, as mangas bufantes podem ser usadas para dar um pouco de glamour a peças básicas do dia a dia ou ser aquele detalhe extra em peças mais formais. Por blusas com esse tipo de manga trazerem volume a parte superior do corpo, o ideal é combinar com calças e saias mais justos.

Fotos: Pinterest – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Rodrigo Carlos
Coordenador de Link Building –
vejapixel.com

Então, veja mais: https://egonoticias.com/estilo-de-vida/

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo