Saúde e Bem-Estar

Mês de Conscientização do Autismo

O evento tem como objetivo compartilhar histórias

Mês de Conscientização do Autismo

O Floripa Shopping, que há alguns anos abraça a causa das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), vai dedicar o mês de abril às pessoas com autismo e às famílias com pessoas portadoras da síndrome. Com a ideia de conscientização, o evento ainda tem o intuito de alertar e esclarecer a sociedade, contra preconceitos e ajudar a diagnosticar a doença logo cedo.

A abertura do evento será no dia 31/03 com a palestra de Rodrigo Tramonte, que é autor do livro Humor Azul – O lado engraçado do Autismo. Rodrigo tem 38 anos é cartunista e caricaturista profissional, formado em Artes Plásticas pela UFSC e especialista em Produção Multimídia pela Cesusc. Ele foi diagnosticado com espectro autista apenas com 30 anos e hoje usa a linguagem dos quadrinhos com muito humor para trazer conhecimento e, ainda, quebrar a barreira do preconceito.

Também a partir do dia 31 de março será possível conferir a exposição “Almas”, no piso L1 do Floripa Shopping, ao lado da loja Panvel Farmácias, realizada pela ONG Autonomia. A exposição, realizada pelo fotógrafo Leonardo Rizzaro, apresentará a vivência e o dia-a-dia do autismo transpostas em imagens, captando a essência e a alma das crianças e adolescentes que participam do projeto. A ONG Autonomia, muito atuante em Florianópolis, recebe pessoas com qualquer tipo de deficiência. É uma organização que faz um importante trabalho de inclusão social desde 2009.

Outro projeto de sucesso e que continua a cada mês, dentro do Floripa Shopping, é a Sessão Azul. No dia 13 de abril, às 11h, terá uma edição especial, gratuita, no Cinemark, com o apoio do “Eu Faço Cultura”. Durante toda a sessão, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar e cantar à vontade. O objetivo principal da iniciativa é que as sessões funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado em crianças com TEA, e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento e a adaptação dos pequenos a novos ambientes. O filme escolhido, para essa sessão especial, foi “O Parque dos Sonhos”. Para participar basta entrar no site www.sessaoazul.com.br e ficar por dentro das informações e distribuição dos ingressos que começa dia 09/04 (terça-feira), a partir das 20h.

No dia 07 de abril teremos um bate-papo com Ana Alves Maykot (mamãe da Clarinha de Laço), Priscila Carpes (mamãe do Vicente) e Aline Venturi (mamãe do Davi) que falarão da relação familiar com o autismo, através de uma conversa leve e cheia de informação. O bate-papo é gratuito e será realizado no espaço da exposição (piso L1 ao lado da loja Panvel Farmácias).

No dia 24 de abril, o cartunista, Rodrigo Tramonte, voltará para uma sessão de autógrafos, do livro Humor Azul.

Além disso, será lançada uma camiseta exclusiva da exposição “Almas”. A parceria é da ONG Autonomia com a marca Rockfella. A venda da camiseta no dia 31/03 será revertida integralmente, para a ONG e após esse dia será revertido 10% da venda. O valor da camiseta será R$99,00.

O evento acontece até o dia 30 de abril, será totalmente gratuito e terá parceria com a ONG Autonomia, Rockfella, Rafa Som, Sementinha de gente e Centro Evolvere.

O estacionamento do shopping é gratuito de segunda a sexta-feira (exceto feriados), até às 14h. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.floripashopping.com.br e nas redes sociais do Shopping.

Confira a programação do evento:

Domingo (31/03) – 14h

Abertura da exposição Almas

Domingo (31/03) – 17h

Palestra do cartunista, Rodrigo Tramonte

Domingo (07/04) – 17h

Bate-papo com as mamães Ana Maykot, Priscila Carpes e Aline Venturi.

Sábado (13/04) – 11h

Sessão Azul gratuita no Cinemark, com o filme “O Parque dos Sonhos”

Quarta-feira (24/04) – 18h

Sessão de autógrafos com o cartunista, Rodrigo Tramonte

Leia+:Tratamento para a cura dos vícios vem provando há 5 anos sua total eficácia

Jornalista:Vanessa Martinelli

noticia
Foto Divulgação

Mês de Conscientização do Autismo

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo