MEC faz reconhecimento de 27 cursos de graduação
A relação completa dos cursos foi publicada no Diário Oficial da União
MEC faz reconhecimento de 27 cursos de graduação e as vagas são em instituições públicas e privadas.
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu hoje (8), por meio de portaria, 27 cursos superiores de graduação. As vagas são em instituições públicas e privadas. A relação completa dos cursos tem sua publicação no Diário Oficial da União. Entre os cursos reconhecidos estão engenharia civil, direito, educação física, ciências da computação, medicina veterinária e medicina.
Dessa forma, para oferecer cursos superiores, é necessário que as instituições de ensino tenham autorização do Ministério da Educação e Cultural, ou seja, o MEC. Assim, o MEC avalia as condições para que isso ocorra. Portanto, as universidades e centros universitários são exceções. Em virtude de terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. Isto é, essas instituições devem, no entanto, informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento.
MEC faz reconhecimento de 27 cursos de graduação
O reconhecimento é uma segunda etapa. Pode haver solicitação quando o curso de graduação completar 50% (cinquenta) de sua carga horária. Dessa forma, o reconhecimento de curso é condição obrigatória para a emissão dos diplomas pelas instituições. Ou seja, para que esses diplomas tenham validade em todo o território nacional.
Pela internet, pelo Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, que recebe a designação de Cadastro e-MEC, é possível consultar os cursos ofertados e se estão regulares junto ao MEC.
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Edição: Kleber Sampaio
Não deixe de ler: Previsão de produção recorde de grãos na safra 2020/21