Arte e Cultura

Abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira

Mostra abre espaço para a participação de 23 cidades da região

Abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira

Antes de mais nada, estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira. Podem participar filmes de curtas e também médias-metragens.  Filmes feitos e finalizados até 2002 por produtores que morem ou atuem em um dos 23 municípios do Vale do Ribeira. Os filmes escolhidos serão exibidos no formato online para todo o Brasil.

Os filmes  podem ser de qualquer gênero, formato e  também classificação. De fato, as inscrições gratuitas devem ser feitas até o dia 6 de fevereiro de 2022. Site: https://www.mostravaledoribeira.com/ficha-de-inscri%C3%A7%C3%A3o

Objetivo

O objetivo da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é contribuir com a difusão de produções que abrem janelas para o cinema realizado nessa região. De certo, a  curadoria dos filmes será do ator Francisco Gaspar. Ele recebeu o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado pelo curta “O.D. Overdose Digital”, de Marcos DeBrito, em 2007.

Portanto, podem se inscrever produtores de audiovisuais de cidades que compõem a região. Entre elas, por exemplo: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajatí, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e também Tapiraí.

festival
Festival

Cenários
Cidades com muita história para contar e paisagens lindas estão no Vale do Ribeira. A região se destaca inclusive por grande diversidade ecológica. De certo, seus mais de 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a cerca 21 por cento dos remanescentes de mata atlântica existentes no Brasil. Sendo, portanto, a maior área contínua de um ecossistema do País. Além do verde é possível encontrar comunidades indígenas, quilombolas e também caiçaras. Por ser uma área de maior biodiversidade da Terra, o Vale do Ribeira foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade (1999).

Mostra acontece em março para todo o Brasil

A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece entre os dias 18 a 26 de março de 2022. Será  no formato online em plataforma a ser divulgada em breve.
Além das duas mostras competitivas de curtas e médias-metragens, a programação conta ainda com debates online.  Além disso a exibição de outras duas mostras não competitivas de obras convidadas. Entre elas: a “Mostra de Longas” com seis obras de cineastas premiados e consagrados em festivais nacionais e internacionais, E a “Mostrinha” feita para o público infantil.

Haverá ainda atividade formativa , uma “Oficina de Stop Motion”, voltada para pessoas do Vale do Ribeira, que resultará, inclusive, em quatro filmes  de animação.  Os curtas serão exibidos na Cerimônia de Premiação.

Premiação

Enfim, a escolha dos filmes vencedores nas duas categorias competitivas da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira será realizada por um júri técnico. O juri é composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Marta Russo, Lufe Steffen e também Ralph Fredericks.

O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de mil reais. Além disso, o Troféu Papagaio da Cara Roxa. A escolha do nome do Troféu é uma homenagem a esse pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e  também ao tráfico de animais.

A idealização e a produção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira são de dois jovens moradores da região, que trazem o cinema no DNA, Tadeo e Tales Trigo, filhos de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Aliança Latino Americana de Festivais de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Óscar do Cinema Fantástico.

Região

De acordo com Tadeo e Tales Trigo, a realização da mostra vem de uma necessidade de dar visibilidade a essa região. Ela é uma das mais carentes do estado de São Paulo mesmo tendo uma herança cultural tão rica. “Esperamos que essa mostra possibilite às comunidades locais do Vale do Ribeira uma oportunidade de contar seus relatos e suas histórias, ainda mais levando em consideração a rica cultura da região com a presença de comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas, caiçaras e indígenas”, diz Tales. “ A nossa perspectiva , portanto, é de que essa mostra também possa dar uma expectativa de futuro para os mais jovens. Além disso, estimular a produção de obras audiovisuais”, fala Tadeo.

A direção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é de Eduardo Santana. Ele é idealizador de vários festivais. Entre eles,  como por exemplo,  o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, o principal do gênero no País.

A Mostra é feita com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e PROAC Editais.

Kátia Coelho

Enfim, a mostra  faz uma homenagem a Kátia Coelho. Ela é a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa no Brasil. Recebeu, por seu trabalho no cinema, como diretora de fotografia, mais de 30 prêmios .  Seu último trabalho como diretora de fotografia foi o longa  “Diário de Viagem”.  O filme foi  produzido pela Dezenove Som e Imagem, filme em lançamento.  Você pode conhecer mais  sobre essa grande profissional no site da Mostra  Confira aqui

Portanto, se você quer participar da Mostra , as inscrições vão até do dia 6 de fevereiro. Não deixe de avisar os amigos. A ideia é mostrar a bonita região pelo olhar de quem mora ou atua no Vale.

Serviço: 

1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA
Inscrição grátis Até 6 de fevereiro de 2022
No Site: www.mostravaledoribeira.com.br
Mostra: De 18 a 26 de março de 2022
E-mail: mostravaledoribeira@gmail.com
Facebook: Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Instagram: @mostravaledoribeira
Twitter: @mostradovale

Foto: Ilha Comprida Vila das Pedrinhas Autor: Del Carlos

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia Mais: AgrocashX é uma moeda de transição comercial: Portal Ego Notícias investe 

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo