Arte e CulturaRevista

Grécia antiga é tema de exposição interativa no Garten

Os quatro mil anos de história da cultura grega

Grécia antiga é tema de exposição interativa no Garten

Os quatro mil anos de história da cultura grega, que é considerada o berço da civilização ocidental, são apresentados na exposição ‘Legados da Grécia’, que permanece no Garten Shopping até o dia 2 de julho.

Acima de tudo  a mostra inédita em Santa Catarina revela os dez principais legados e que ainda exercem influência no mundo moderno como arquitetura, artes plásticas, filosofia, literatura, medicina, ciências, política, esporte, teatro e música.

Depois disso em parceria com o Garten, a Univille (Universidade da Região de Joinville) apresenta uma viagem no tempo, com apoio da World Study Intercâmbios Estudantis Internacionais. São mais de 200 peças espalhadas em cerca de 800 m².

Da mesma forma tudo começa no Partenon – o mais célebre dos templos gregos que foi construído no século V em honra à deusa Atená. Portanto,a obra monumental com a imagem símbolo de Atenas ganhou uma maquete de 1,80 m com cores originais, além disso  de uma fachada de quatro metros de altura onde o visitante poderá tirar fotos.

 Acima de tudo  a mostra inédita em Santa Catarina revela os dez principais legados

 

Depois de passar pelo Partenon, alem disso o visitante encontrará uma vitrine com amostras de pedras gregas, de onde foram extraídos os pigmentos utilizados no processo de coloração das esculturas e dos templos. Além dos 12 deuses do Olimpo,

Portanto ,a exposição apresenta uma série de atrações inéditas como o imponente Cavalo de Troia, com seis metros de altura, o enigmático Labirinto do Minotauro,a assustadora Gruta da Medusa com cabelo de serpentes, esculturas, como a Vênus de Milo – que acima de tudo hoje se encontra no Louvre, entre outras atrações que estão à disposição para serem fotografadas.

Por exemplo o legado esportivo também tem espaço reservado na exposição com a origem dos Jogos da Antiguidade e suas modalidades.No entanto nesse espaço o visitante poderá colocar trajes gregos e subir na biga – um carro movido por dois cavalos e que era uma modalidade olímpica da antiguidade.

Em conclusão a interação não para por aí, os televisores touch screen exibem mapas e histórias das principais cidades da Grécia Antiga No entanto e ainda haverá um painel com fundo em cromaqui para que o visitante possa tirar uma foto. portanto escolher um cenário e fazer uma montagem.Da mesma forma a mostra é interativa também para os deficientes visuais, que contarão com um espaço sensorial para experimentar as texturas, além das informações em braile.

Da mesma forma sobre a curadora

A curadora de ‘Legados da Grécia’ é Ana Brites. Ela realizou uma imersão nos sítios arqueológicos da Grécia e em seus principais museus, desde 1992, além de visitar as coleções gregas que se encontram no Louvre, no Museu Britânico e Vaticano.

No entanto “Mitologia é o conjunto de mitos, lendas, crenças, divindades de um povo e não existe cultura sem mito. Estudando os mitos é possível entender melhor uma civilização”, destaca Ana Brites.Em conclusão apaixonada pela tradição grega, a curadora comenta que com a exposição é possível propagar a cultura de forma mágica e interativa.

“A música, roupas, réplicas e todas as obras levam a uma viagem à Grécia Antiga”, explica.Depois disso  para ter certeza de que tudo é realmente fidedigno, a exposição recebe o apoio da mitóloga Silvia Morgensztern e tem a chancela da Embaixada da Grécia no Brasil, o que oficializa o evento e reforça sua legitimidade.

Agende-se:

O quê: exposição ‘Legados da Grécia’
Onde: Garten Shopping
Quando: até 2 de julho
Quanto: R$ 20. Estudantes e idosos pagam meia-entrada R$ 10
Informações: www.facebook.com/legadosdagrecia

Foto da Capa: Camila Vaz Honorato

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo