Arte e CulturaCelebridadesTV

Gilberto Gil é tema de novo documentário – Sete produções originais no Festival do Rio

“Gilberto Gil – Antologia Vol 1” é fruto de dois anos de pesquisas do produtor e pesquisador Antônio Venâncio, que buscou imagens e áudios de Gilberto Gil entre arquivos de emissoras de TV

No ano em que comemora seus sete anos, o Curta! emplacou sete produções originais no Festival do Rio, que acontece entre 9 e 19 de dezembro. Os filmes foram viabilizados através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), no âmbito do pré-licenciamento ao canal, e competem no evento na Première Brasil. Os documentários, inéditos na TV, são: “Gilberto Gil – Antologia Vol. 1”, de Lula Buarque; “Favela é Moda”, de Emílio Domingos; “Blitz, O Filme”, de Paulo Fontenelle; “Movimentos do Invisível”, de Flavia Guayer e Letícia Montes; “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso; “O Mês Que Não Terminou”, de Francisco Bosco e Raul Mourão, e “O Paradoxo da Democracia”, de Belisario Franca.  O documentário “Gil – Antologia Vol. 1” estreia com exclusividade no Curta! no próximo dia 23 de dezembro, e os demais em 2020.

“Gilberto Gil – Antologia Vol 1” é fruto de dois anos de pesquisas do produtor e pesquisador Antônio Venâncio, que buscou imagens e áudios de Gilberto Gil entre arquivos de emissoras de TV, admiradores e profissionais da música espalhados pelo mundo inteiro. Encontrou um verdadeiro tesouro, contendo registros inéditos que, sob a batuta de Lula Buarque de Hollanda, se transformaram em um documentário sobre a obra do artista. O próprio Gil conduz o filme, contando as histórias por trás de cada cena encontrada.

“Banquete Coutinho”, dirigido por Josafá Veloso, foi desenvolvido a partir de um encontro filmado com o diretor Eduardo Coutinho em 2012, falecido dois anos depois. O depoimento é complementado por um vasto material de arquivo, com objetivo de manter acesas as inquietações do cineasta e discutir sua obra.

“O Mês Que Não Terminou” reconstitui a trajetória da sociedade brasileira desde o antológico junho de 2013, quando eclodiram protestos por todo o país. O filme é baseado em artigo homônimo de Francisco Bosco, embalado pelas imagens das ruas, entrevistas de especialistas observadores e de vídeos de artistas visuais brasileiros selecionados pelo codiretor Raul Mourão.

“O Paradoxo da Democracia” reúne pensadores respeitados em todo o mundo – como Jacques Rancière e J.C. Monedero -, que refletem, junto com pensadores brasileiros, sobre os dilemas que a democracia representativa de massa enfrenta na atualidade. Para o diretor Belisario Franca, “cada espectador poderá se perguntar sobre seus próprios sonhos, impasses e desilusões com a democracia”.

“Blitz, O Filme”, dirigido por Paulo Fontenelle, conta as histórias pessoais dos integrantes da banda Blitz e compõe um recorte especial dos mais de 30 anos de estrada do grupo. A pluralidade artística da banda, que é representada de forma icônica pelo vocalista Evandro Mesquita, também está em foco. Além de apresentar a trajetória da banda, “Blitz – O filme” mostra o rico cenário musical brasileiro da década de 1980.

“Movimentos do Invisível” é um documentário dirigido por Flávia Guayer e Leticia Monte que fala sobre Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea brasileira, coreógrafa, teórica, educadora e militante da consciência corporal. O filme revisita sua pesquisa e história, acompanhando a rotina de Angel no presente – com 90 anos de idade –, e se desenvolve a partir do registro de oficinas realizadas com gente de diversas idades, gêneros e profissões. Revela sua insaciável curiosidade pelo corpo – ‘instrumento de viver’- e sua urgência em transmitir o conhecimento neste significativo momento de sua carreira e vida.

“Favela é Moda” integra a trilogia do corpo do diretor Emílio Domingos, uma série de filmes sobre a juventude das periferias do Rio de Janeiro, tendo como foco suas práticas corporais. A partir delas, desenham-se temas como cotidiano, sociabilidade, pertencimento, entre outros. O documentário acompanha o dia a dia e o desenvolvimento de jovens modelos de uma agência localizada na favela do Jacarezinho, Zona Norte da cidade, que, a partir do conceito Moda Resistência, questionam o padrão estético do mercado da moda no Brasil.

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade. O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Leia ainda: Ilustrador e escritor blumenauense ganha prêmio internacional em Xangai

Leia ainda: Dona Bilica no palco Domingo é Dia de Teatro! É de graça!

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

turismonline.net.br – O portal do turismo, gastronomia, hotelaria e viagens

Teatro de Graça: Dona Bilica no palco Domingo é Dia de Teatro! É de graça!

Cerveja: Festa cervejeira – Cervejas artesanais celebram fim de ano com festival de cervejas

Espetáculo: Eduardo Martini e Raphael Gama retornam ao Teatro Folha com Uma Lágrima para Alfredo

Rir é preciso: Agentes do Riso realizam intervenção para incentivar o público a despertar

Pé na areia: Jurerê Beach Village – Pé na areia perfeito em qualquer estação

Solidariedade: Parque Beto Carrero World participa do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Hotelaria: Divulgado desempenho da hotelaria nacional durante o mês de outubro

Show: Espetáculo com bandas abre o verão na Ilha em Alto Astral

Perigo: Manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz preocupa engenharia

Confira: Atriz francesa Adèle Haenel é a estrela do filme A Revolução em Paris

Leia ainda: Camerata e Associação Arte. Dança levam clima sedutor de Carmem ao CIC

Natal Luz: Santuário Santa Paulina e o Natal Luz Solidário de Nova Trento

Experiência de turista: Trabalhadores da hotelaria vivem Dia de Turista

Arte & Vinho: Arte internacional na Vinícola Villa Francioni

Gastronomia: Delícias Portuguesas no restaurante, happy hour e mercearia em Floripa

Ciclismo: CicloVil Bike fecha o ano promovendo mais um super pedal – Cicloturismo em ação

Novidade na Ilha: Os guarás vermelhos retornam a Ilha da Magia

Pilates: A melhor idade e os benefícios do pilates

Ilha do Papagaio: Atividade turística impulsiona a economia brasileira

Seguro Viagem: Não viaje sem ter a garantia de um bom seguro. Sua viagem pode virar uma roubada

Novidade no ar: Decolando de Floripa a Porto alegre pelas asas da Gol

Em destaque: Lages SC, à Princesa da Serra em destaque

Hotelaria: Hotel Renar, ícone hoteleiro do Vale do Contestado

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo