Fórum vai debater a articulação entre bibliotecas escolares e a BNCC
Serão 8 debates com as presenças de especialistas das maiores universidades do Estado de São Paulo nos meses de maio e junho
Fórum vai debater a articulação entre bibliotecas escolares e a BNCC
O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) promove o II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento acontece nos dias 2, 10, 15, 21 e 29 de maio e 3, 7 e 14 de junho e reúne entidades nacionais representativas da área da Biblioteconomia Escolar e da Educação. O Fórum tem o apoio do CFB e parceria com as escolas de Biblioteconomia ECA/USP, PUC Campinas, FESPSP, UFSCar e Centro Universitário Assunção. As inscrições para os debates são gratuitas e estão abertas. Além de vagas presenciais, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo Canal do CRB-8 no YouTube.
Contribuições
De acordo com a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins, o Fórum vai discutir como as bibliotecas escolares podem contribuir com a BNCC. A saber, o documento de caráter normativo define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
“O Fórum vai aprofundar as discussões sobre a BNCC e as contribuições das bibliotecas escolares. Os participantes podem interagir com especialistas e ampliar o diálogo em torno do assunto em busca de uma educação de qualidade e um país mais justo e democrático”, salienta a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins.
Oito painéis
De certo, para os oito painéis do Fórum foram convidados pesquisadores, bibliotecários, professores, políticos, bem como representantes da área da educação. Eles vão fomentar, portanto, diálogos acerca do tema. Enfim, podem participar bibliotecários, educadores, pesquisadores, gestores, estudantes, e interessados pelos temas.
Parcerias
Segundo a vice-presidente do CRB-8, Regina Fazioli, o bibliotecário escolar, em parceria com o professor, pode potencializar as competências da BNCC, estimulando que as escolas, além de transmissoras de conteúdo, auxiliem o estudante a lidar com questões do âmbito emocional, cultural, tecnológico, socioambiental, de responsabilidade, criatividade, entre outros.
Temas
Entre os temas que serão debatidos: competências socioemocionais, bem como a Agenda 2030, o papel do bibliotecário escolar na Educação midiática e competência em informação, promoção da aprendizagem ao longo da vida, entre outros.
“Muitas são as contribuições do bibliotecário escolar para a BNCC. Seja orientando os alunos em pesquisas em sites que contém informações fidedignas, estimulando a análise das informações obtidas, na mediação de debates, na ampliação do repertório cultural com saraus, slams, concurso de música ou dança; desenvolvendo a comunicação e a escuta ativa com clube de livros e troca de ideias; promovendo debates, entre outras ações”, explica Katia Cristina da Mata, Conselheira do CRB-8 na Comissão Temporária de Bibliotecas Escolares Públicas.
O II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e da Bibliotheca.
Biblioteca escolar é Lei
A saber, no último mês de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal 14.837/2024. De certo, a Lei passa a considerar a biblioteca escolar um equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo. Alterando, assim, a Lei que trata da Universalização das Bibliotecas Escolares. Bem como criando o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBE), que visa, enfim, a promoção e o incentivo à implantação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do país. Sempre sob a gestão e a liderança do profissional bibliotecário.
Serviço:
II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
2.05.2024 (5ª feira), 19h – As bibliotecas escolares e as competências socioemocionais. (Centro Universitário Assunção)
Inscrição clique aqui:
10.05.2024 (6ª feira), 19h20 – Biblioteca Escolar: abertura ao novo – mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores (PUC Campinas)
15.05.2024 (4ª feira), 8h – A Agenda 2030 e o papel das bibliotecas: relatos de experiência do Colégio São Luís e SENAC (FESPSP).
21.05.2024 (3ª feira), 19h A biblioteca escolar em debate (UNESP Marília).
29.05.2024 (4ª feira), 19h II Articulando ações para promoção da aprendizagem ao longo da vida (UFSCar).
Junho
03.06.2024 (2ª feira), 19h A importância das competências socioemocionais dos bibliotecários escolares para as ODS da Agenda 2030 (USP/RP).
07.06.2024 (6ª feira), 9h30 Biblioteca Escolar e democracia cultural (USP/SP).
14.06.2024 (6ª feira), 19h Formando pensadores críticos: o papel do Bibliotecário Escolar na Educação Midiática e Competência Informacional (UNISANTA).
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/crb8sp.
https://crb8.org.br/.
@crb8sp.
- Foto: Andreia Naomi
- Cristina Aguilera/Assessora de imprensa
- Além disso, siga Cristina Aguilera no insta
Além disso, leia ainda: Inscrições abertas para Oficinas de Cinema do Festival ECA