Economia e Negócios

Fintech mineira é reconhecida como Instituição de Pagamento pelo Banco Central

Autorização é um passo importante para a U4crypto e abre leque de opções ao oferecer serviços financeiros ainda mais completos

Fintech mineira é reconhecida como Instituição de Pagamento pelo Banco Central

Enfim, chegar ao marco de se tornar uma Instituição de Pagamento oficial autorizada pelo Banco Central é o sonho de muitas empresas na área financeira. Mas no dia 26 de maio, a U4crypto alcançou esse objetivo após conclusão do processo e autorização oficial divulgada no Diário Oficial da União.

Além disso, com esse marco, a empresa agora está liberada para oferecer serviços de compra, venda e de movimentação de recursos pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro. Aliás, de forma independente. Ou seja, sem precisar usar outro banco liquidante. “Enfim, é um grande avanço e ficamos muito orgulhosos em oferecer mais esse diferencial em nossos serviços. Pois somos a primeira Instituição de Pagamento mineira autorizada pelo Bacen a oferecer uma completa plataforma de contas digitais White-label”, celebra o CEO e Co-founder da U4crypto, Túlio Iannini.

Fintech Mineira

A fintech também recebeu a autorização de ITP – Iniciador de Pagamentos, que é a instituição responsável por iniciar o comando do cliente pagador, mesmo sem deter a conta dele, e faz o recurso financeiro cair diretamente na conta do recebedor. “Imagine você fazendo a compra em um comércio eletrônico de forma segura e simplificada, oferecendo somente sua chave Pix e autorizando o débito pelo aplicativo da sua instituição de pagamento ou financeira. Porque esta é um grande exemplo de ITP, ainda pouco explorado no Brasil por ser um recurso recente disponibilizado pelo Banco Central.”, relata Iannini.

A implementação da tecnologia será feita no segundo semestre deste ano, de acordo com Roberto Martins, diretor de Tecnologia da U4crypto.

“A U4crypto, desenvolve um papel brilhante no segmento. Sendo pioneira em tecnologia e oferta de produtos no segmento. Não tenho dúvidas que trará ainda mais novidades aos seus clientes e parceiros, podendo atuar agora como ITP. Um mercado ainda tão pouco explorado no segmento e com inúmeras oportunidades.”, Giancarllo Melito, diretor da BT Low.

Um passo à frente

Assim a U4crypto, que está simplificando o nome para U4C, já vem colecionando conquistas ao longo de sua jornada. Mas, recentemente, a fintech mineira desenvolveu a primeira ferramenta 100% online e gratuita para que empresas possam emitir e fazer a gestão das cobranças através do PIX Cobrança. Além disso, a instituição também se tornou participante PIX autorizada pelo Banco Central desde outubro de 2020. Quando o sistema foi lançado. “A nossa intenção é sempre buscar melhorias para facilitar a vida das empresas no sistema econômico. Acreditamos que a inclusão financeira é a prioridade para alcançar essa meta”, destaca Tito Lívio, diretor de compliance.

Mais informações

Documento do Diário Oficial da União:

www.in.gov.br/web/dou/-/avisos-403154119

Site oficial U4crypto: u4crypto.com

Fonte: Túlio Iannini, CEO e Co-founder da U4crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil – Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial.

A U4crypto é uma fintech, participante indireto PIX autorizada pelo Banco Central desde outubro de 2020, quando o PIX foi lançado. É uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central.

Capa: Divulgação

Leia também: Burnout: 3 milhões de brasileiros sofrem com a Síndrome, aponta pesquisa

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo