Ativos DigitaisCriptomoedasEconomia e Negócios

Fan Tokens: clubes esportivos aderem à criptomoeda

Flamengo anunciou recentemente que lançará seu token em parceria com a Socios.com

Fan Tokens: clubes esportivos aderem à criptomoeda

Flamengo anunciou recentemente que lançará seu token em parceria com a Socios.com
Primeiramente, os Fan Tokens têm chamado a atenção no universo esportivo. Assim, a tecnologia, ao ser adquirida, permite aumentar o engajamento com os torcedores, que ganham o direito de ter experiências exclusivas como ganhar ingressos para jogos, visitar estádios e votar em decisões que envolvem o clube.
Os FTOs
Dessa forma, os FTOs, como também são chamados, começaram a ser lançados no futebol europeu em clubes como Paris Saint-Germain, Milan e Roma. No Brasil, o primeiro clube a aderir foi o Atlético Mineiro com o lançamento do token $GALO, em parceria com a Socios.com. Assim, depois, o Corinthians anunciou o $SCCP, que teve 850 mil unidades esgotadas em apenas duas horas após o lançamento.
Parceria
Afinal, recentemente, o Flamengo também fez uma parceria com a plataforma para comercializar o token que se chamará $MENGO. Segundo o time, o torcedor que adquirir poderá, por exemplo, votar em detalhes do uniforme do time ou na música que irá tocar no aquecimento pré-jogo, participar de experiências e ter acesso a serviços exclusivos, entre outras coisas.
Fan Token
“O Fan Token, diferente das criptomoedas tradicionais, é um token de utilidade, em que o titular que está investindo adquire alguns benefícios dentro do clube, como conteúdos e produtos exclusivos, ingressos gratuitos, participação nas decisões do time e de sorteios com prêmios, entre outros. Assim, ele atrela o investimento digital ao esporte, tornando os torcedores mais próximos de seu time”, comenta Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move
Criptomoedas

Assim então, o Vasco é outro clube que tem experiência recente com o mercado de criptomoedas. Em parceria com o Mercado Bitcoin, o clube selecionou 12 jogadores com potencial de lucro e avaliou em R$ 50 milhões o valor que teria que receber pelo pacote. Foram gerados 500 mil tokens a serem vendidos por R$ 100 no site da empresa.

A comunidade do futebol
“Um Fan Token é inclusivo para um certo tipo de comunidade. Um fã do esporte pode preferir, mesmo que de forma passional, os tokens de times em relação a uma moeda tradicional porque futebol é sua paixão e isso motiva. Os clubes engajam a comunidade do futebol em troca de benefícios. Para o torcedor, a experiência e proximidade. Para a entidade, a monetização dessa paixão que as pessoas têm”, diz Tasso.
Tasso Lago
Segundo Tasso Lago, ainda que o fan token tenha suas particularidades, a ideia para seu surgimento veio das próprias criptomoedas tradicionais: “Dentro das criptomoedas existe um tipo de token de governança, em que o investidor pode votar para que a rede tome determinada decisão, ajudando a escolher o caminho que o projeto vai seguir. Esse pensamento foi incorporado dentro do fan token. O fato de surgirem cada vez mais clubes que utilizam esse ativo faz com que ele apresente uma alta tendência de crescimento no futebol profissional”.
Compra do token

A compra do token pode ser feita em uma corretora tradicional da mesma forma que as outras moedas digitais. Depois, é preciso realizar a transferência para o aplicativo da Socios.com, empresa europeia responsável por intermediar as relações entre os donos do ativo digital e os usuários, que são os torcedores.

Especialista em criptomoedas

Afinal, sobre Tasso Lago: Especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move, está na área de finanças desde 2012. É pós-graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD e Mestre em Finanças Corporativas pela Université de Bordeaux. Assim, começou atuando na Inteligência de Mercado da Fundação Getúlio Vargas, e em 2017 atuou no banco da IBM Global Finance como Analista Financeiro do mercado norte-americano, sendo responsável por contas como Michelin, Cisco Systems e gerenciou contas estaduais e municipais dos Estados Unidos. Dessa forma, palestrante nos maiores congressos de economia e investimentos, atua como gestor de capital em sua empresa e é professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD.

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Adriane Galdino

Assessoria de Impressa 

E-mail: adriane.galdino@hochmuller.com.br

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

Veja mais: Mineradora Arthur Mining levanta US﹩ 2 milhões em rodada

GOD SAVE THE FASHION 360°

Lembrando que todo conteúdo desse artigo, produzido por terceiros, não é de responsabilidade do portal egonoticias.com e muito menos recomendação de investimento, portanto suas decisões cabem tão somente a você mesmo.

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo