[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
Gastronomia

Estrogonofe de Camarão no Coco qual é a origem

Qual é a origem do estrogonofe?

Estrogonofe é uma receita bastante parecida com a que conhecemos hoje – à base de pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal – já era preparada na Rússia czarista do século XIX.

Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500. Difícil é saber qual Stroganov foi, de fato, o criador da receita. Alguns pesquisadores a atribuem ao conde e diplomata Pavel Stroganov – que teve importante atuação política no reinado de Alexandre I (1777-1825) – ou a um de seus cozinheiros franceses.

Outros afirmam que teria sido outro membro da mesma família, frequentador da corte de Pedro, o Grande (1672-1725). Ainda assim, a respeitada enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique (sem edição brasileira) cogita que o nome pode ser derivado do verbo strogat, que, em russo, significa algo como “cortar em pedaços”.

Já a adição de champignons, páprica e mostarda é creditada ao cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu na Rússia no final do século XIX.

Com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917, o prato chegou à França e, de lá, se espalhou para o mundo. A utilização de ketchup na receita foi popularizada pelos Estados Unidos

Estrogonofe de camarão - Divulgação
Estrogonofe de camarão – Divulgação

Ingredientes

1 kg de camarão médios
2 cebolas medias
3 dentes de alho
½ pimentão vermelho
1 creme de leite
Sal, pimenta – do – reino preta
1 vidro de leite de coco
1 medida de vinho branco
100 gs de coco ralado

Modo de preparo

Refogar na manteiga os camarões, temperado, até dourar,
Flambar com uísque.Reserve
Picar a cebola, o alho,o pimentão, refogar, logo colocar a
Creme de leite, a leite de coco, o vinho,os camarões e o coco ralado,corrigir temperos,.

Apresentação:
Cortar cocos secos pela metade, lavar com água e deixar na geladeira até o momento de usar, logo rechear com o strogonoff e colocar um talho de hortelá

Foto da Capa Autor: Rodolfo Bracali

Tags
Mostrar Mais

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 17 anos, é Jornalista Digital. Atualmente seu interesse principal é a Notícia, especializado em Assessoria Gastronômica e Webdesign.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios