Tecnologia

Especialista fala sobre crimes cibernéticos

Ofensas virtuais ou crimes cibernéticos?

Especialista fala sobre crimes cibernéticos. Ofensas virtuais ou crimes cibernéticos? A saber, o advogado especialista em crimes na internet, Anselmo Ferreira Melo Costa, fala sobre delito que pode dar cadeia e multa.

Responsável pela defesa dos atores Maria Zilda e Oscar Magrini, afirma que pena máxima prevista para quem ofende pelas redes sociais é de três anos de reclusão. Além disso, pagamento de indenização pelos danos morais sofridos à vítima

Assim, quando falamos de internet, muitas pessoas ainda pensam se tratar de um ambiente “sem lei”. Ou seja, apesar dos mais de 50 anos desde o seu surgimento, há quem se engane em achar que por lá, tudo é permitido. Mas, falar o que pensa, opinar sem razão e fazer comentários ofensivos sob a justificativa de ter liberdade de expressão, pode configurar crime com pena de três anos de prisão.

Especialista fala sobre crimes cibernéticos

Especialista fala sobre crimes cibernéticos
Fotos: Divulgação – MF Press Global

“Liberdade de expressão é um direito essencial, classificado na Constituição Federal. Todavia, muito embora estarmos amparados por esse direito tão importante, a liberdade de expressão, como qualquer outro direito, possui limites, quando confrontada com outro direito da mesma categoria”, pondera o Advogado especialista em crimes na internet, Anselmo Ferreira Melo Costa. Dessa forma, “Como advogado, já vi pessoas perderem trabalhos por conta de comentários danosos em rede social e isso é muito grave, já que aí estamos falando de uma perda material, além de, principalmente, problemas de ordem psicológica como depressão e ansiedade”, comenta.

Assim, “Imaginemos uma pessoa que está passando por problemas relacionados a transtornos alimentares, ler em sua rede social, que “está gorda”. Será que quem escreve esse tipo de coisa acha, realmente, que esse comentário não irá afetar aquela pessoa? Obviamente que vai e, claro, de forma negativa”, exemplifica.

Especialista fala sobre crimes cibernéticos

Especialista fala sobre crimes cibernéticos
Fotos: Divulgação – MF Press Global

Igualmente, o especialista diz que comentários pejorativos também é cabível de processo e faz um alerta aos usuários para não caírem nesse tipo de situação e acabar pagando pelo crime virtual. “Deve-se considerar e ponderar tudo que se posta. Em outras palavras, um comentário mal feito pode ser ofensivo e abalar a honra e imagem de outrem. Portanto, isso se configura crime, segundo o Capítulo V, do Código Penal Brasileiro”, afirma. A pena máxima prevista é de três anos de reclusão, além de pagamento de indenização pelos danos morais sofridos à vítima.

*O Advogado Anselmo de Melo Ferreira Costa está disponível para falar sobre o assunto.

Especialista fala sobre crimes cibernéticos

Na Mídia – DivulgaçãoFotos: Divulgação / MF Press Global

Fonte: Jennifer da Silva  /  Suporte MF Press Global

Não deixe de lerAmeaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado

Veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial

Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no TNYN NY News, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, Vice Presidente da APACOS, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo