Arquitetura

Especialista em desenvolver ambientes pautado no ser humano

Com base na Neuroarquitetura , Thyelle Freitas, vem desenvolvendo projetos considerando o bem-estar mental e físico dos seus clientes, com essência e significado.

Arquiteta e Urbanista: Conheça Thyelle Freitas a profissional especialista em desenvolver ambientes pautado no ser humano

Em Anápolis  e região a Arquiteta e Urbanista lighting designer, Thyelle Freitas, hoje com 27 anos, nascida e criada na  cidade do interior de Goiás, chamada Uruaçu, atua na área há mais de 5 anos. “ Sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela faculdade Uni-Anhanguera de Goiânia em 2018, sou master em Arquitetura de Interiores, Lighting design e sou apaixonada pela área.” – conta Thyelle Freitas, para nossa jornalista Ranai Lima.

Hoje, Thyelle é CEO e fundadora do escritório de Arquitetura que carrega seu nome e essência, o Escritório Thyelle Freitas Arquitetura, além disso também é associada e gerente de projetos de interiores do escritório Larch Arquitetos e associada também dos escritórios Ramp UP Engenharia e NC Construtora.

Arquiteta e Urbanista: Conheça Thyelle Freitas a profissional especialista em desenvolver ambientes pautado no ser humano
Projeto desenvolvido pela Arquiteta Thyelle Freitas – Foto: Ricardo Dhener
Sua base

Com essência, valores e criação vindos de mulheres maravilhosas, mãe, avó e irmã, que sempre estiveram ao seu lado, presentes em sua vida até os dias de hoje. “Todo o meu fazer profissional é pensado para honrá-las.” – explica.

Por anos, Thyelle conta que trabalhou como CLT, mas, sempre ciente que seu caminho era o empreendedorismo. Uma de suas maiores referências é sua mãe que sozinha para conseguir o sustento de sua família, sempre empreendeu. “Então esse caminho do empreender sempre esteve aberto para mim, nem sabia ainda que seria arquiteta, mas já sabia que seria empreendedora, e sonhar com isso, por muitas vezes foi ser motivo de chacota, pois uma mulher querer ser dona do próprio negócio nem sempre é bem visto, já fui muito questionada neste processo.” – afirma.

Em busca de seus sonhos

Mas, quem pensa que isso fez com que Thyelle desistisse de seus sonhos está muito enganado, com o suporte e afetividade feminina necessária vinda de sua família para nunca desistir, superou todos os obstáculos e hoje consegue refletir toda essa bagagem e essência em sua arquitetura.

Tive momentos que pensei em desistir da arquitetura, pois parecia que não conseguia expressar meus sentimentos e real forma de criar através da arquitetura, e tive alguns momentos de insatisfação profissional, mas acredito que este processo foi importante para eu acessar informações que já estavam na minha essência, me desconectando então de uma criação dura e rígida.

Foi um momento de aprendizado que me conectou com um lado meu que eu não recordava dele a tempos, um espaço de criação e conexão com a natureza, um espaço onde me trouxe acesso à duas vertentes da arquitetura, a arquitetura afetiva e a arquitetura biofílica.” – explica.

Autenticidade

Dessa forma, tanto a arquitetura afetiva quanto a biofílica flanam sobre uma arquitetura que para Thyelle, é transcrita muito bem pelo conceito da “querência”; que é um lugar onde você se sente em casa; um lugar onde você é o seu eu mais autêntico.

Para a arquiteta a arquitetura afetiva te resgata e te conecta com o seu espaço, te toma de espaços sem identidade e que bloqueiam sua essência, te conectando com histórias de pessoas e não de coisas.

Já a arquitetura biofílica vem para resgatar a nossa essência intrínseca a nós mesmos de contato com a natureza, nossa primeira casa.

Arquiteta e Urbanista: Conheça Thyelle Freitas a profissional especialista em desenvolver ambientes pautado no ser humano
Arquiteta Thyelle Freitas – Foto: Ricardo Dhener
Criando conforme o desejo de seu cliente

Assim então, com a metodologia bem fundamentada através de uma ciência, com base na Neuroarquitetura seu escritório consegue aplicar esses métodos citados acima de forma concisa, criando conforme as necessidades e impactos que desejam alcançar em cada projeto.

Seja um espaço residencial onde seu cliente deseje aconchego, bem estar, afeto, ou um espaço comercial com o desejo da produtividade, conexão, criação. “Conseguimos atingir diferentes resultados através das estratégias que traçámos nos projetos, junto aos clientes. Isso porque, a composição dos ambientes tem a capacidade de impactar diretamente nossa rotina, de forma a motivar ou desestimular nossa presença no local.”

Seu cuidado com cada projeto

Hoje então, o maior cuidado e preocupação de seu escritório, é deixar seu cliente á vontade para criarem juntos em todo o processo. Deixando claro que em qualquer momento o projeto poderá ser alterado, para que realmente consigam um projeto que tenha realmente a cara de quem irá utilizá-lo. “O projeto tem vida e está sempre acompanhando o cliente”

Resumidamente essa estratégia de criar junto ao cliente é o conceito básico da arquitetura afetiva para mim é realmente ter este olhar afetuoso por quem vai usar o espaço, retirar amarras e egos que criamos durante nossa vida profissional, é saber que quando criamos uma casa ela foi muito sonhada e batalhada ela não serve a nós arquitetos para ser uma capa de revista, mas sim serve aos moradores que tanto sonharam com ela para ser um lar para morar. O espaço tem que servir e não ser servido. Sinto que através da minha criação muito pautada no ser humano, sou uma mulher que está conseguindo realizar seu propósito enquanto constrói sonhos.”

Arquiteta e Urbanista: Conheça Thyelle Freitas a profissional especialista em desenvolver ambientes pautado no ser humano
Projeto desenvolvido pela Arquiteta Thyelle Freitas – Foto: Ricardo Dhener
Sua principal missão

Contudo, seu escritório tem como missão fazer do seu espaço um lugar onde você possa ser o seu eu mais autêntico.

Conectando pessoas

“Nós do escritório Thyelle Freitas Arquitetura acreditamos numa arquitetura afetiva, acreditamos num processo feito com as mãos, queremos que o espaço em uso deixe claro a presença de pessoas envolvidas na construção dele, queremos que quem more ali tenha a história da sua casa pra contar conectada com pessoas e não coisas, queremos alma no lugar.

Assim, acreditamos no resgate da nossa natureza e da nossa essência intrínseca em nós, queremos construir espaços com identidade e “querência”.

Seu principal propósito

Enfim, oferecer uma arquitetura que resgate sua essência e que te faça se sentir em casa, uma arquitetura que te envolva no processo de construção do seu lugar no mundo.” – finaliza Thyelle Freitas.

Conheça mais sobre seu trabalho

Siga Thyelle Freitas no Instagram: @thyellefreitasarquitetura

Fotos: Ricardo Dhener
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo