EstéticaSaúde e Bem-Estar

Dra. Vanessa Gerente – Cuidando da beleza do seu olhar

A oftalmologista Vanessa Gerente fala sobre a cirurgia que mais realiza, a blefaroplastia.

Dra. Vanessa Gerente – Cuidando da beleza do seu olhar

Primeiramente, as pálpebras são as regiões que mostram mais precocemente os sinais do envelhecimento em nossa face.

A sensação de peso sobre as pálpebras, o olhar cansado e pálpebras inchadas são as queixas mais frequentes que a Dra. Vanessa escuta entre seus pacientes. 

Dessa forma, a cirurgia plástica das pálpebras ou blefaroplastia possibilita a remoção do excesso de pele, das bolsas de gordura proeminentes, além de reestruturar as pálpebras, devolvendo um aspecto mais jovial ao rosto.

Convidamos uma especialista na área, a Dra. Vanessa Gerente, para nos contar um pouco sobre sua história de vida, sobre como vem se tornando referência na área e para entendermos um pouco mais sobre essa cirurgia.

Uma excelente aluna

Nascida em Florianópolis/SC, a médica cursou sua faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina.

“Sempre fui uma ótima aluna, muito estudiosa e dedicada. Passei no meu primeiro vestibular, ainda com 16 anos.” – conta a Dra. Vanessa Gerente, para nossa jornalista Ranai Lima.

Durante sua faculdade, a área cirúrgica sempre chamou sua atenção. A escolha pela Oftalmologia como especialidade aconteceu de forma natural durante um estágio na disciplina.

“Fiquei encantada com a delicadeza das cirurgias.” – relembra Dra. Vanessa.

Dra. Vanessa Gerente – Cuidando da beleza do seu olhar
Dra. Vanessa Gerente – Foto: Divulgação/acervo pessoal
Os anos em São Paulo 

Em 2004 iniciou sua residência em Oftalmologia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). 

A Dra. Vanessa conta que sair da casa de seus pais em Florianópolis e ir morar em São Paulo foi uma experiência incrível. 

Assim, concluiu três anos de residência e mais dois anos de subespecialização em Plástica Ocular e Glaucoma, e deu início ao seu doutorado ainda em São Paulo, pela UNIFESP.

Dando início aos atendimentos 

Em 2009, a Dra. Vanessa voltou para Florianópolis, onde começou a atender em uma clínica particular, operando pálpebras, catarata e glaucoma nessa época.

Com o passar do tempo, foi sentindo que a área da Plástica Ocular era a área que mais se identificava e gostava de atuar.

“Foi então que comecei a me dedicar cada vez mais.” – conta Dra. Vanessa.

Seu amor pela área 

A Plástica Ocular é uma área da Oftalmologia que trata de problemas das pálpebras, órbita e vias lacrimais.

Também é uma área que envolve a estética e beleza, tema que Dra. Vanessa sempre se interessou, chegando a pensar em fazer Dermatologia durante seu período de faculdade, mas a área cirúrgica ainda falava mais alto em seu coração.

Atualmente, a Dra. Vanessa se dedica exclusivamente à Plástica Ocular, em especial às blefaroplastias, cirurgia essa que mais gosta de realizar.

Procedimento realizado pela Dra. Vanessa Gerente – Foto: Divulgação/acervo pessoal

Blefaroplastia

A Dra. Vanessa nos explica que a blefaroplastia é uma cirurgia que rejuvenesce o olhar, mas de forma muito natural, com cicatrizes bem discretas, quase imperceptíveis.

Por exemplo, “Além de também auxiliar na estética, é uma cirurgia que também corrige problemas funcionais, como ptose (quando as pálpebras são mais fechadas), mau posicionamentos das pálpebras e flacidez excessiva” – afirma a médica.

A médica nos conta que antigamente as técnicas de blefaroplastia eram muito redutoras e agressivas. Geralmente era fácil dizer que uma pessoa havia realizado a cirurgia, pois os resultados não eram naturais.

A evolução das técnicas

Felizmente isso vem mudando nos últimos anos, assim, com técnicas mais assertivas e menos traumáticas, para uma recuperação mais rápida e resultados harmônicos. 

Assim, a Dra. Vanessa busca sempre um tratamento mais abrangente das pálpebras, ou seja, realizando o reposicionamento das estruturas, e associando o tratamento da pele dessa região. Atualmente, a médica conta com o laser de CO2, que pode ser utilizado tanto na cirurgia quanto no tratamento da pele da região periocular. 

De fato, “Estou sempre buscando as melhores técnicas e tecnologias, para trazer cada vez mais segurança e bons resultados para os meus pacientes.”

Dra. Vanessa Gerente – Cuidando da beleza do seu olhar
Procedimento realizado pela Dra. Vanessa Gerente – Foto: Divulgação/acervo pessoal

Novos desafios

Para o próximo ano de 2023, a Dra. Vanessa planeja muitas mudanças. Por isso, irá inaugurar seu novo consultório, espaço dedicado exclusivamente a cirurgias de pálpebras e tratamentos da região periocular.

Além disso, você poderá continuar acompanhando os próximos capítulos desta linda história.

Acompanhe seu trabalho 

Acesse:  @vanessagerente

Veja mais : www.vanessagerente.com.br

Fotos: Divulgação/acervo pessoal

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo