BelezaEstilo de vidaOdontologiaSaúde e Bem-Estar

Dra. Marília Guedes – Transformando sorrisos

Especialista Marília Guedes esclarece as dúvidas mais frequentes sobre o tratamento de lentes de contato

Dra. Marília Guedes – Transformando sorrisos

Antes de mais nada, as lentes de contato dental estão entre os tratamentos odontológicos estéticos mais procurados para quem deseja dentes brancos e alinhados.

Pois, trata-se de finas lâminas de porcelana, que possuem em média 0,5 mm de espessura e são cimentadas, ou seja, coladas sobre a superfície do remanescente dental e servem para reabilitar a estética e a funcionalidade dos dentes.

Dessa forma, Dra. Marília explica que se você não está feliz com a cor e o formato dos seus dentes, as lentes de contato dental podem ser a solução ideal para você! Especialista e Mestre em odontologia estética pela Universidade Federal de Santa Catarina, Dra. Marilia Guedes esclarece algumas das duvidas mais frequentes em relação ao assunto.

É possível manter a beleza natural mesmo com as lentes de contato dental?

Muitas pessoas pensam que fazer lentes de contato dental pode deixar os dentes e o sorriso com uma aparência artificial. No entanto, isso não é real. É possível sim resultados naturais e elegantes, porém isso depende totalmente da indicação correta, técnica e material adequado.

Dra. Marília Guedes – Transformando sorrisos
Lentes de contato dental – por Dra. Marília Guedes – foto: divulgação/acervo pessoal
O tratamento para colocar as lentes de contato dental dói?

Quando falamos em ir ao dentista, muitas pessoas ficam com receio, e isso pode impedir você de alcançar o sorriso que tanto deseja!

Segundo a Dra. Marilia Guedes, não é preciso ter medo pois não é um tratamento invasivo, e quando necessário é realizado anestesia local, com auxilio prévio de anestésico tópico de forma muito humanizada.

É necessário desgastar os dentes para colocar as lentes de contato dental?

Depende. Ser conservador deve ser uma prioridade para os bons dentistas, entretanto, a necessidade de desgaste não é uma decisão do paciente e sim do profissional, que tem conhecimento, ciência e experiência clinica.

Em alguns casos específicos, é possível sim fazer o tratamento sem a realização de desgastes tradicionais. Para que esta situação exista, é imprescindível que os dentes estejam completamente saudáveis, sem nenhum tipo de restauração pré-existente, escurecimento, tratamento de canal, sem problemas de oclusão (mordida) e de posicionamento (inclinação dos dentes em relação aos lábios).

Realização de desgaste

Assim então, os demais casos é necessário a realização de desgaste, com em média 0,5 mm de profundidade e é realizado na superfície do esmalte (camada mais externa do dente), com intuito de criar espaço para a lente e possibilitar o seu encaixe sobre o dente. A ausência de desgaste nesses casos acarreta em sobre contorno das lentes sobre os dentes, fazendo com que fiquem projetadas para frente. Isto resulta em um aspecto artificial, provoca sérios problemas gengivais, além de ocasionar o risco de fraturas e prejudicar a longevidade do tratamento.

Uma avaliação criteriosa

Dessa forma, é preciso uma avaliação criteriosa para indicar a realização das lentes, e se é necessário ou não a realização de desgaste, pois muitas vezes, pode ser indicado outros tipos restaurações ou próteses e até mesmo ortodontia (uso de aparelho dental).

Dra. Marília Guedes – Transformando sorrisos
Lentes de contato dental – por Dra. Marília Guedes – foto: divulgação/acervo pessoal
As lentes de contato dentais cerâmicas duram mais do que as restaurações e lentes em resina?

Então, sim. As lentes de contato cerâmicas possuem maior durabilidade em relação as de resina. Isso ocorre devido as propriedades do próprio material, ou seja, da cerâmica em relação a resina.

A cerâmica ganha em muitos os aspectos: resistência em relação a fraturas e a desgastes; estética, no que diz respeito a reprodução das características do dente natural; estabilidade de cor, o que quer dizer que não mancha, incorpora pigmentos ou perde o brilho com facilidade ao longo dos anos. A resina também é um material excepcional, no qual é possível atingir resultados incríveis nas mãos de um profissional capacitado, no entanto, exige maiores cuidados e manutenção para conserva-la sempre bela e funcional.

Quais os cuidados necessários após colocar as lentes de contato dental?

Além disso, Os mesmos cuidados básicos necessários que devemos ter com os dentes naturais. Então, a escovação e uso do fio dental regularmente, profilaxias (limpezas) periódicas no dentista e não ter hábitos deletérios como roer unha ou abrir embalagens com os dentes.

Sobretudo, quando bem indicadas, as lentes de contato dental são a opção restauradora com a melhor capacidade de reproduzir os efeitos ópticos de cor e brilho dos dentes naturais.

Dra. Marília Guedes – Transformando sorrisos
Dra. Marília Guedes – foto: divulgação/acervo pessoal
Dentes mais bonitos

Deixam os dentes mais bonitos, trazendo benefícios funcionais e estéticos, valorizando ainda mais o sorriso. No entanto, é extremamente importante que os pacientes sejam críticos ao conversarem com seus dentistas sobre as lentes de contato e a possibilidade de terem o sorriso e a estética facial melhorados. Dra. Marilia Guedes orienta que avaliem bem o profissional, se é um especialista na área, e principalmente, exijam um plano de tratamento personalizado e somente definido após exame clínico minucioso, exames tomográficos e uma análise do potencial estético/ funcional por meio de imagens, fotografias e de técnicas de simulação do sorriso final.

Acompanhe seu trabalho

Acesse: @mariliabguedes

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo