Criptomoedas

Dicas para iniciar 2022 com investimentos em criptomoedas

Especialista dá conselhos importantes para quem quer começar o próximo ano por dentro do criptomercado, que ganhou destaque em 2021

Dicas para iniciar 2022 com investimentos em criptomoedas

Especialista dá conselhos importantes para quem quer começar o próximo ano por dentro do criptomercado, que ganhou destaque em 2021

Antes de mais nada, tão faladas em 2021, a tendência é que as criptomoedas continuem como um grande investimento no ano que vem. 20

22 será um ano ainda melhor para traders dessa área, que teve destaques relevantes na mídia. Cada vez mais seguro e prático, o criptomercado está competitivo e aquecido. Mas assim como qualquer forma de investimento, as famosas criptomoedas exigem uma atenção especial. Assim, para melhorar o cenário, as transações que envolvem a tecnologia blockchain são cada vez mais confiáveis e transparentes.

Grande redução

Dessa forma, um estudo revelou que 2020 teve grande redução em atividades criminosas envolvendo criptomoedas. A empresa CipherTrace, responsável pela análise, apontou que apenas 0,34% das transações feitas naquele ano em sistemas blockchain eram provenientes de atividades ilícitas. Assim, no ano anterior, a porcentagem era de 2,9%, ou seja, os cibercrimes nesta área são pequenos e continuam caindo. Observando valores, atividades ilegais no criptomercado podem passar dos US$ 10 bilhões, porém ao comparar com os mais de US$ 2 trilhões oriundos de organizações criminosas e lavagem de dinheiro registrados em grandes bancos mundiais (segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), é muito menor.

Criptomercado

Então, “O criptomercado tem conseguido revolucionar a forma como as pessoas lidam com o seu dinheiro”, afirma Francisley Valdevino da Silva, CEO da Intergalaxy SA, empresa especializada em tecnologia e comunicação que desenvolve softwares, interfaces e aplicativos através da rede Blockchain. Segundo o especialista, o registro de transações no sistema blockchain é prático e fica destacado na cadeia de blocos sem a possibilidade de alteração, sendo verificado facilmente por diversos usuários. Ou seja, “A cada dez minutos, um novo bloco é adicionado ao último, criando toda uma sequência de dados para fazer a verificação da informação. Ao eliminar etapas burocráticas do processo financeiro, que levanta suspeitas para quem desconhece o processo, na verdade está se criando um sistema mais transparente e confiável”, explica Silva.

Dicas para iniciar 2022 com investimentos em criptomoedas
criptomoedas – foto: Divulgação / acervo pessoal
Blockchain

Além da questão tecnológica, o criptomercado lida ainda com outro fator: os usuários. Aqui, podem surgir diversos problemas que independem da segurança oferecida pelo blockchain. Então, há desde investidores que não estudam o mercado (e se assustam com a rápida flutuação de valores das criptomoedas) até pessoas que esquecem as senhas de suas carteiras digitais e perdem seus criptoativos. Afinal, “Atividades em moedas como Bitcoin têm suas peculiaridades e não são iguais a movimentações tradicionais, demandando análise, dedicação, segurança e atenção”, Silva detalha.

Investidores do criptomercado

Enquanto a tecnologia blockchain avança, diminuindo a cada ano o volume de golpes, os possíveis investidores do criptomercado podem se atentar para algumas questões antes de iniciar suas transações. O CEO da Intergalaxy dá algumas dicas de segurança para os iniciantes, lembrando de vários golpes realizados no universo digital:

1 — Pesquisar é muito importante:

Assim, estude! Por ser novo, o mercado exige um investidor atento e muito informado. Devore notícias e informações reais sobre os criptoativos. Além das milhares de criptomoedas, estamos tratando de um segmento com muitas peculiaridades que você precisa conhecer. Então, esse é o primeiro passo para quem quer investir com tranquilidade e segurança.

2 — Cuidado com falsos sorteios: 

Dessa forma, falsos brindes ou sorteios são formas de enganar e roubar criptoativos. Um dos golpes mais comuns é o anúncio de que o investidor ganhou um prêmio, mas precisa enviar uma fração de Bitcoin para desbloquear.

3 — Fique de olho nos e-mails Phishing: 

Logo então, e-mails phishing são aqueles que apresentam alguns links e arquivos para baixar e, quando o usuário clica ou faz download, é infectado com algum vírus que danifica o aparelho, ou ainda é direcionado a um site fraudulento imitando o endereço original, para roubo de dados. Afinal, se não tiver certeza de que o e-mail é seguro e verídico, não clique em links.

4 — Seja cauteloso: 

Dessa forma, não coloque todo o seu capital logo na primeira vez de investir, seja em qual área for. É importante ter paciência e testar o investimento antes de aportar um valor maior. Confira os resultados antes de tomar qualquer decisão de dar continuidade aos investimentos.

5 — Empresas certificadas: 

Aliás, na hora de escolher uma exchange, corretora ou empresa pela qual irá comprar ou vender criptoativos, pesquise o histórico no mercado, veja as garantias dadas, busque conversar com alguém que já investe há algum tempo e leia relatos de clientes reais. Então, desconfie de negócios que acabaram de começar e precisam de investimento inicial alto. Logo então, é importante conferir, também, se o endereço físico da empresa realmente existe e se ela é regulamentada por alguma instituição ou associação reconhecida.

6 — Especialista de confiança: 

Afinal, tenha um profissional do mercado que você possa consultar em qualquer momento do dia. Aquela pessoa extremamente capacitada que vai acabar com suas dúvidas e preocupações. Alguém que você possa falar abertamente sobre investimentos e que, principalmente, esteja preparado para te dar o suporte necessário de maneira objetiva.

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte:Bruno Camargo

Assessoria de Impressa

E-mail:  bruno@pmaisg.com.br

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

Veja mais: “Dance With The Groove” marca o debut de Carol Fávero no TOP 100

GOD SAVE THE FASHION 360°

Lembrando que todo conteúdo desse artigo, produzido por terceiros, não é de responsabilidade do portal egonoticias.com e muito menos recomendação de investimento, portanto suas decisões cabem tão somente a você mesmo.

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo