Dicas de saúde para estação do inverno
Veja as dicas da Medicina Tradicional Chinesa para encarar a estação com saúde
Dicas de saúde para estação do inverno
Para a Medicina Tradicional Chinesa o Inverno traz a regência do Elemento Água, da cor Preta, do Sabor Salgado e da emoção relacionada ao Medo ou Depressão. É que, para os chineses, cada estação do ano um órgão tem prevalência. Bem como uma emoção, uma temperatura, uma natureza, um sabor.
Esse período busca o Amadurecimento na Vida, Recolhimento, Reflexão e Meditação. É um momento de cuidar dos rins, da bexiga, assim como os ossos, cérebro, órgãos reprodutores, ouvidos, dentes e cabelos.
Pois, é no inverno que os problemas relacionados a estes órgãos aparecem com mais frequência.
O inverno é também a estação em que as doenças relacionadas a desequilíbrios energéticos como: alterações emocionais, mudanças de humor, aumento de medos e pânicos e inseguranças, atingem mais as pessoas.
Mas como ter mais saúde e energia nesse período?
Dicas de saúde da Medicina Chinesa para a o Inverno
Evite alimentos que acumulam umidade, tais como batatas, laticínios, farinhas brancas e alimentos congelados. Pois, estes vão ser transformados em muco/ catarro e podem piorar os sintomas de sinusite, otite e gripe.
Prefira legumes cozidos, sopas e frutas assadas ou cozidas, ao invés de crus.
Inclua oleaginosas como: castanhas, amêndoas, nozes e sementes como de girassol, gergelim, linhaça, etc.
Tome água natural ou morna.
Elimine o doce, uma vez que o sabor da estação é o salgado.
A cor do inverno é preto. Por isso, todos alimentos com tons pretos, azul e roxo são benéficos neste período. Por exemplo: feijão preto, mirtilos, uvas pretas, azeitonas etc.
Use especiarias que aqueçam o corpo. Como, por exemplo: cebola, alho, nabo, coentro, alecrim, salsa, cebolinha, curry, gengibre, manjericão, cardamomo, cravo, canela, anis estrelado.
Antes de dormir, aqueça os pés em bacias com água bem quente, bem como a nuca. Isso alivia os sintomas iniciais de sinusite, de garganta arranhando e cura friagem do corpo.
Agasalhe-se com toucas, luvas e cachecóis principalmente as extremidades, mãos, pés e cabeça. Para o chinês existe um ponto na nuca onde o frio exterior penetra no corpo e causa friagem e assim, desencadear as famosas gripes, como também as sinusites.
Dentro de todas as dicas nada é mais importante que uma alimentação adequada e nutritiva. Assim, se você não tem o hábito de comer comida de verdade ou ainda, não ingere legumes, frutas e proteínas aposte na suplementação.
Com estes cuidados, aproveite com mais saúde tudo o que essa estação tem a oferecer!
Leia também: Como Acabar Com A Insônia E Dormir Melhor
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a compartilhar a saúde integral.
Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa
Leia também: Deus Está Em Tudo, Até No Seu DNA