Feiras e Eventos

Regente Dani Mattos participa da VII Semana de Educação Musical da Unesp

Dia 25 de setembro, quarta-feira, a partir das 8h30, a cantora, pesquisadora e também regente Dani Mattos  vai relatar  seu projeto  “Villa Lobos Para Todos”,  no Instituto de Artes da Unesp.

A iniciativa faz parte, portanto,  da  VII Semana de Educação Musical, cujo tema é A Voz na Educação Musical.

O evento  ocorre de 23 a 27 de setembro de 2019.

“Villa-Lobos para Todos” organizado pela regente Dani Mattos é, portanto,  uma oficina de musicalização e também capacitação artístico-musical para educadores e estudantes.

A oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música e também seus elementos de forma lúdica e divertida, inclusive, sempre em grupo.

A regente já levou o projeto para crianças e também educadores em  diversos estados do Brasil estimulando , portanto, que um maior número de pessoas conheçam  mais sobre a obra do mestre Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Villa Lobos faleceu há 60 anos e é uma das figuras mais significativa do Século XX na música brasileira

Pretende-se mostrar como a música pode ser trabalhada pelos professores, sem a necessidade de instrumentos musicais e também de especialização.

 Alem disso, a  oficina conta com exercícios e práticas de musicalização pesquisadas pela regente em seus vinte anos de trabalho.

De acordo com a regente “A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica  Dani Mattos.

Sobre Dani Mattos:

Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo.

Atuou ainda como regente em Ilhabela(1999 a 2003). Além disso, fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e também Roberto Gnatalli, em Londrina.

Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França.

Com o Coral São João criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores.

Para isso, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria, portanto,  arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.

Além do grupo vocal Poucas & Boas criado em 2004, a cantora e regente Dani Mattos formou em 2008 o conjunto “Toque de Bambas” com quem gravou um EP, fruto, portanto,  de seu projeto Cronistas da Cidade.

Formou Dani Mattos Quartet (2013) e se apresenta com repertório composto por canções de jazz e do samba-canção.

Sobre a VII Semana de Educação Musical: A Voz na Educação Musical

A VII Semana de Educação Musical ocorre de 23 a 27 de setembro de 2019 no Instituto de Artes da Unesp.

Constam da Programação, por exemplo: conferência, mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, prática vocal coletiva, comunicações de pesquisa, apresentações de composições e também arranjos vocais.

Além disso, a continuação da Série Histórica, reiterada a cada ano, que consiste, portanto,  em entrevistas com personalidades importantes da Educação Musical.

Contará com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, educadores musicais, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica das redes pública e também  privada, que terão a oportunidade de discutir, portanto,  questões relacionadas à importância e às possibilidades de uso da voz no contexto da Educação Musical.

Serviço:

VII Semana de Educação Musical

Data:  23 a 27 de setembro de 2019, das 8h30 às 18h

Relato do projeto  “Villa Lobos Para Todos” com Dani Mattos

Data:  25 de setembro, quarta-feira, a partir das 8h30, sala 116, inscrições no local

Local: Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA-UNESP)

Endereço: Rua Dr Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo / SP

CEP: 01140-070 –  Próximo ao Terminal Rodoviário e Metroviário Barra Funda

Informações:  https://www.viisemiaunesp.com.br/

Saiba mais sobre o projeto Heitor Villa Lobos http://www.villa-lobosparatodos.com.br/

LEIA MAIS: Acordeonista lituano Laimonas Salijus vem ao Brasil para três apresentações

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo