Crescimento da energia solar no Estado e os benefícios
Energia solar gera economia e ganho ambiental no Estado
Crescimento da energia solar no Estado e os benefícios aos consumidores .
As energias renováveis estão ganhando espaço nas residências e comércios. Trazendo uma realidade sustentável e econômica aos consumidores. A produção fotovoltaica cresceu 70% em todo o mundo nos últimos dois anos e o objetivo é atingir 23% em participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030 no Brasil.
Em Santa Catarina existem 543 sistemas instalados até o início de maio de 2017, sendo 40 somente neste ano. As cidades de Lages e Rio do Sul são as regiões com maior potência instalada, com 1306,90 e 2076,63, respectivamente. A Capital Florianópolis é o município com maior número de sistemas. São 161 unidades consumidoras que contribuem com as perspectivas de melhora na qualidade do ar e até mesmo mobilidade, já que o sistema reduz a emissão de gases de efeito estufa.
Antes de mais nada, a empresa Di Colore, do ramo de cosméticos, possui sede em Brusque com 10.000 m² e hoje tem economia de 70% em energia elétrica. Assim, Foram instalados 78 módulos de painéis fotovoltaicos com potência de 270 Wp para suprir a necessidade da unidade consumidora. Alem disso, a estimativa da geração anual de energia da fábrica de cosméticos é de 25.465,94 kWh/ano. Bem como, o projeto foi executado pela Quantum Engenharia, catarinense no setor de soluções de energia solar, que é a segunda do Estado com maior potência instalada.
Antes de mais nada, o Crescimento da energia solar
Pay-Back
O payback – tempo necessário para pagar o investimento com a economia de energia – da Di Colore é de 6,5 anos. Os painéis fotovoltaicos podem produzir até 100% da energia exigida e se o consumo da unidade for menor do que a energia gerada, pode ser entregue à companhia de luz e utilizada posteriormente em forma de crédito na conta de luz. A economia pode ser de até 95% nas contas de energia elétrica.
O ganho ambiental e de sustentabilidade da Di Colore foi de 607 unidades de árvores plantadas no período de 22 meses, entre agosto de 2015 e 05 de 2017. “São muitas as vantagens ambientais e financeiras ao se optar pela geração de energia solar. Vivemos em um país com abundância de recursos naturais e que necessitam ser mais bem aproveitados”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia.
Com preservação equivalente a 607 árvores plantadas, empresa de Brusque investe em painéis fotovoltaicos e economiza 70% em energia elétrica.
Siga o Chef Rodolfo Bracali no instagram: @chefrodolfo.bracali
Hashtag do Chef: #chefrodolfobracali #RodolfoBracali #FicaBemEmCasa3
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Assessoria de Imprensa
Dia internacional do cão guia.Resgate de uma história sobre cidadania