Negócio

Comércio aumenta contratação para festas do fim de ano

Dentre os cargos com maior abertura de vagas estão vendedor, operador de caixa e estoquista

Comércio aumenta contratação para festas do fim de ano

Dentre os cargos com maior abertura de vagas estão vendedor, operador de caixa e estoquista

Novembro, penúltimo mês do ano, chegou e com ele, os preparativos para as festas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o motivo é fácil de entender. Pois,  o avanço da vacinação e o consequente aumento da circulação de consumidores deverão bombar as vendas do Natal deste ano.

Devido a estes fatores ditos anteriormente, é esperado que este ano a festa registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos. A estimativa é que 94,2 mil trabalhadores temporários sejam contratados até o final do ano.

Já a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima a abertura de 105 mil vagas até dezembro pelos setores varejista e de serviços. O número é próximo ao de 2019, período pré-pandemia.

Comércio aumenta contratação para festas do fim de ano
Fonte: Pexels

Volta dos clientes aquece economia

Esse é o caso da empresária Márcia Machado.Ela é administradora da loja Amor de Mãe BH e tem uma agência de marketing. E em ambos empreendimentos terão contratação neste final de ano. Assim, “Com a volta das atividades, nossas vendas aumentaram, e, nos últimos meses, esse aumento foi ainda mais significativo, logo, é preciso aumentar a mão de obra”, conta.

Por isto a expectativa é que as festas de fim de ano também gerem bons resultados. Dessa forma, ela irá  abrir portas para os projetos que já estão sendo organizados para o próximo semestre. Portanto “Nossa expectativa é que as vendas tripliquem nesse final de ano levando em consideração as datas como Black Friday e o Natal. Assim, já vamos iniciar o próximo objetivo de expandir as lojas para mais locais da região metropolitana de BH e, quem sabe, outros estados”, projeta.

Comércio aumenta contratação para festas do fim de ano
Fonte: Divulgação

Maior procura

Já Ronymarco Lemos, proprietário da Koloro Indústria Gráfica, começou com as novas contratações. Por isso, “Desde outubro, a demanda por brindes, sacolas e caixas aumentaram, logo também precisamos de mais pessoas para atender aos pedidos e os entregar a tempo”, explica.

Geralmente, o quadro de funcionários da Koloro cresce 10% em meio às festividades do final de ano junto com o faturamento. Nesse sentido,  “É uma ótima época, além de gerarmos emprego e ajudarmos a movimentar a economia, nossa empresa tem um faturamento 30% maior em relação às outras épocas do ano”, finaliza o proprietário.

Fonte: Letra comunicação
Capa: Pexels | Divulgação

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo