ArquiteturaInterioresUrbanismo

Camila Oliveira – Entendendo a essência do cliente

A arquiteta e urbanista Camila Oliveira, nos conta como desenvolve projetos arquitetônicos e interiores residenciais com significado e essência.

Camila Oliveira – Entendendo a essência do cliente

Antes de mais nada a arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época.

Já o urbanismo é uma disciplina e uma técnica relacionada com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade. Sua definição, porém, varia de acordo com a época e lugar. Para entendermos mais sobre o assunto, convidamos a arquiteta e urbanista Camila Coelho Oliveira, para nos contar sobre sua trajetória de carreira e sua metodologia de trabalho.

Primeiramente, Camila Coelho Oliveira, formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2018 pela faculdade PUC-PR. Dessa forma, Camila nos conta que sempre gostou de analisar lugares e ficava por horas analisando e pensando como aqueles lugares poderiam serem melhorados.

“Quando mais nova, ficava prestando atenção no que não achava que estava bonito esteticamente falando, isso, claro, para o meu gosto da época, uma criança que só observava mesmo, ainda sem levar em consideração a funcionalidade dos elementos, característica importantíssima na arquitetura. Ali percebi que em vários lugares haviam diversos pontos que poderiam ser mudados e tornar os espaços muito mais agradáveis e que eu gostaria de fazer isso: poder mudar, deixar os lugares mais harmônicos, mais novos. ” – conta Camila Oliveira, para nossa jornalista Ranai Lima.

Camila Coelho – Entendendo a essência do cliente
Projeto realizado pela Arquiteta Camila Oliveira – Foto: Matheus Kaplun / Divulgação
Seu começo

Assim então, Camila entrou para faculdade no ano de 2013, e se formou em 2018, logo após sua formação Camila começou a trabalhar juntamente com uma amiga de graduação ficando juntas até metade de 2019 aproximadamente, logo, após dali em diante Camila, passou a seguir sua trajetória sozinha.
Assim então, Camila entrou para faculdade no ano de 2013, e se formou em 2018. Logo após sua formação Camila começou a trabalhar juntamente com uma amiga de graduação ficando juntas até metade de 2019 aproximadamente, e, dali em diante, Camila passou a seguir sua trajetória sozinha.

Uma de suas primeiras estratégias foi a divulgação de seu trabalho no Instagram, seus primeiros clientes foram alguns parentes, e outros vieram através de indicações e de seu próprio Instagram.

Se especializando

Mas, a arquiteta sempre procurou se capacitar e especializar cada vez mais na área.

“Gosto muito de estudar e acho importantíssimo sempre trazer mais conhecimento para que os projetos sejam cada vez melhor elaborados, então em 2020 realizei o curso de Light Design pelo Centro Europeu. Foi excelente para agregar conhecimento e dar mais confiança ainda para projetar e elaborar toda iluminação dos projetos quando necessário.” – afirma Camila.

Camila Coelho – Entendendo a essência do cliente
Projeto realizado pela Arquiteta Camila Oliveira – Foto: Divulgação/acervo pessoal
Seu escritório

O foco de seu escritório hoje é criar projetos residenciais, tanto arquitetônicos quanto interiores com a identidade do cliente. Justamente por isso Camila ouve com muita atenção, entendendo seus anseios, suas necessidades, como é a sua rotina, quem mora nesse lar, quais são as preferências quanto a materiais, cores, texturas e também, o que ele não gosta, o que não quer encontrar no projeto, cores que não o agradam… dessa forma, conseguindo um projeto com essência e feito exclusivamente para ele.

Até porque, nenhuma pessoa é igual a outra, então o projeto também não pode ser. Seu trabalho é pautado pela exclusividade.

Um de seus diferenciais

Além disso, Camila, busca aliar estética, proporção e funcionalidade aos projetos, sem muitos exageros, sempre trazendo muito aconchego e conforto com uso de materiais naturais ou que remetam a essa sensação, como madeira, tecidos e revestimentos discretos, deixando assim então, que o decor e pontos estratégicos também se destaquem e tragam o ponto de cor, que é equilibrado pela paleta mais neutra que geralmente é usada. Assim também, a iluminação não pode ser deixada de lado, é primordial para causar diferentes sensações e estímulos.

Camila Coelho – Entendendo a essência do cliente
Projeto realizado pela Arquiteta Camila Oliveira – Foto: Divulgação/acervo pessoal
Projetos arquitetônicos e interiores

Contudo, desenvolvendo projetos arquitetônicos e de interiores, sendo este último desenvolvido “do zero” ou reforma. Oferecendo também um serviço personalizado para a necessidade de seus clientes. Ou seja, caso queira fazer apenas projeto de mobiliário sob medida e de iluminação por exemplo, é possível. Mas, também trabalhando com clientes que necessitam de um serviço mais completo, como por exemplo. Integrar ambientes, fazer projeto de pisos e revestimentos, forro, iluminação, móveis sob medida, tampos, escolha de louças e metais, móveis soltos, etc.

Afinal, “Para mim, a casa precisa refletir quem somos. Por isso é importantíssimo entender a essência do cliente. Para que o projeto flua e possa ser desenvolvido de forma leve, prazerosa e que agrade quem vai recebe-lo”.  – finaliza Camila Coelho. 

Acompanhe seu trabalho

Acesse: @camilaoliveira.arquitetura

Fotos: Matheus Kaplun / Divulgação

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo