AtletismoEsportesSaúde e Bem-Estar

Atleta brasileiro mira mercado americano de esportes

Cristiano de Abreu Marcelino tem mais de 10 anos de experiência como organizador de eventos esportivos, além de ter participado de mais de 65 ultramaratonas.

Atleta brasileiro mira mercado americano de esportes

Os esportes desempenham um papel central na sociedade americana, influenciando a identidade nacional, promovendo a integração comunitária e impulsionando a economia. De eventos escolares a competições internacionais, os esportes refletem os valores americanos de trabalho em equipe, superação e espírito competitivo. Ligas profissionais como NFL, NBA, MLB e NHL são referências globais e movimentam bilhões de dólares anualmente, tornando-se símbolos de entretenimento e influência econômica.

Além das ligas profissionais, o esporte universitário é altamente valorizado e incentivado na sociedade americana. Competições como o futebol americano e o basquete universitário atraem milhões de espectadores e servem como plataforma para o desenvolvimento de atletas de alto nível. Ao mesmo tempo, programas esportivos locais incentivam a prática de atividades físicas em comunidades e escolas, promovendo inclusão e saúde pública.

Além disso, o esporte atua como um fator importante em prol da saúde pública do cidadão americano. Os EUA enfrentam continuamente o desafio de promover a saúde física e o bem-estar mental da população. E para contribuir para a melhora da situação atual, o brasileiro Cristiano de Abreu Marcelino deseja investir no mercado esportivo americano.

Ultramaratonas

De fato,  com mais de uma década de experiência na organização de eventos esportivos no Brasil, o profissional, que também é esportista amador, vai liderar a UltraSports USA, com sede na Flórida. Por outro lado, Cristiano explica que o objetivo é organizar eventos esportivos de alta qualidade com foco em ultramaratonas, corridas de trilha e competições de resistência. “Vamos promover o bem-estar físico e mental, além de incentivar a participação em atividades desafiadoras para todas as faixas etárias”, destaca.

Por meio da organização de eventos esportivos inclusivos e diversificados, incluindo corridas para crianças, iniciantes e atletas experientes, Marcelino quer incentivar uma cultura de saúde em todo o país. Em outras palavras, neste sentido, a empresa oferecerá oportunidades para a prática de atividades físicas, além de contribuir para a redução de doenças crônicas e para a melhoria da saúde pública ao incentivar exercícios ao ar livre.

Ao longo de sua experiência como organizador de eventos, Marcelino foi Diretor Geral em mais de 50 eventos, consolidando sua expertise na área. Ainda mais, e, como atleta amador, participou de mais de 65 ultramaratonas, incluindo algumas das competições mais desafiadoras e prestigiadas do mundo, como a Bad 135 Miles World Cup, a Western States Endurance Run e a Ultra-Trail du Mont-Blanc, além de vencer e estabelecer o atual recorde da Portugal 1.001 Ultramarathon, competição que cruzou Portugal de Norte a Sul em 1.001Km de extensão.

Atleta brasileiro mira mercado americano de esportes
Atleta brasileiro mira mercado americano de esportes – Foto Freepik – Divulgação
Centros de Controle e Prevenção de Doenças

O especialista diz que deseja levar sua experiência para incentivar ainda mais a prática de esportes e melhorar a saúde pública nos Estados Unidos. “Sabemos que o país enfrenta desafios quanto à obesidade da população, problema que afeta pessoas de todas as idades, inclusive crianças”, declara, referindo-se à situação crítica da alimentação em solo americano.

A obesidade nos Estados Unidos é uma questão de saúde pública de grande relevância, com implicações significativas decorrentes de hábitos alimentares inadequados. Estudos indicam que aproximadamente 40,3% dos adultos americanos são obesos, conforme dados do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) referentes ao período entre agosto de 2021 e agosto de 2023.

Neste cenário, a UltraSports USA busca impulsionar o campo dos esportes de ultraendurance no país. Bem como, Todavia. “Nossa proposta está alinhada com a alta demanda por estilos de vida mais saudáveis e atividades físicas na população americana. Com a atenção nacional voltada para a promoção do bem-estar mental e da saúde física, especialmente em regiões com altos índices de obesidade e comportamento sedentário, assim, planejamos impactar positivamente na cultura de saúde e aptidão dos EUA”, almeja Marcelino.

Por exemplo, o especialista atuará como Diretor Executivo (CEO) da UltraSports USA, levando sua ampla experiência em gestão de eventos internacionais e ultramaratonas para os EUA. Além de atleta amador, ele é profissional de Educação Física e Subtenente Bombeiro Militar no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. No Brasil, é Diretor Executivo da Nit2Sports Eventos Esportivos Ltda.

Sobre o profissional:

Cristiano de Abreu Marcelino possui mais de uma década de experiência na organização de eventos esportivos, atuando como CEO da Nit2Sports Eventos Esportivos LTDA. Durante sua trajetória, foi Diretor Geral em mais de 50 eventos, consolidando sua expertise na área. Como atleta, participou de 67 ultramaratonas, incluindo algumas das competições mais desafiadoras e prestigiadas do mundo, como a Bad 135 Miles World Cup, a Western States Endurance Run e a Ultra-Trail du Mont-Blanc. Ele também foi vencedor e estabeleceu o atual recorde da Portugal 1.001 Ultramarathon, competição que cruzou Portugal de Norte a Sul em 1.001Km de extensão.

Paralelamente, construiu uma carreira de 24 anos como Bombeiro Militar no Estado do Rio de Janeiro, especializando-se em operações de Busca e Salvamento. Por isso, que nesse campo, alcançou o mais alto posto entre os graduados em apenas 15 anos de serviço, demonstrando excelência e comprometimento. Também atuou como instrutor em diversos cursos no Corpo de Bombeiros Militar, contribuindo para a formação e capacitação de novos profissionais.

Em sua formação acadêmica, Cristiano é Bacharel e Licenciado em Educação Física, além de possuir um Mestrado em Clínica Médica, títulos conquistados na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fotos: Freepik / Divulgação

Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias

Veja mais: Esporte é a chave para saúde

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo