ArquiteturaInfantil

Arquiteta Dile Tosta, projetando memórias

Arquitetura para crianças: como conceber espaços que estimulam, protegem e criam memórias

Arquiteta Dile Tosta, projetando memórias

Antes de mais nada, hoje o modo de abordar o tema infantil ao redor da arquitetura é infinito. Desde projetar em outra escala que não a padrão pensada somente para adultos, até campos mais lúdicos como o projeto de brinquedos e como aquele quarto será uma linda lembrança para aquela criança quando crescer. Assim, o olhar arquitetônico para a infância é representar espaços mais seguros no ponto de vista urbano, mas também são um investimento para um melhor futuro da sociedade, visto que a arquitetura pode desempenhar papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Para entendermos mais sobre o assunto, convidamos a arquiteta Odile Tosta, mais conhecida como Dile, hoje referência na arquitetura infantil, para nos contar como desenvolve seus projetos e sua metodologia de trabalho.

A arquitetura que lhe escolheu

Primeiramente, Dile costuma dizer que foi a arquitetura que lhe escolheu, pois desde quando nasceu, já sabia o que gostaria de fazer de sua vida.

“Cresci vendo minha mãe amar decoração e não tinha como ser diferente, aos 8 anos eu já brincava de projetar.” – conta Dile, para nossa jornalista Ranai Lima.

Assim então em 2004, Dile iniciou sua faculdade de arquitetura, passando por alguns estágios no mesmo período e finalizando em 2009. Após a conclusão de sua faculdade a arquiteta ainda não tinha certeza do segmento em que gostaria de atuar, mas tudo que envolvesse o mundo infantil a encantava.

Arquiteta Dile Tosta, projetando memórias
Projeto executado pela Arquiteta e Mãe Dile Tosta – foto: @rafaellacalazans.fotografia / divulgação
A mudança de sua vida

Mas, até que em 2012 tudo mudou, Dile se tornou mãe e a área infantil aflorou ainda mais em sua vida.

E por mais 7 anos Dile continuou trabalhando com interiores, até conseguir fazer a junção desses dois universos em seu mundo.

Após muitos estudos e preparação, Dile decidiu projetar apenas quartos infantis. Não por uma questão de mercado, nem valores, mas sim porque era seu propósito, o que seu coração buscava.

“O carinho que minha mãe depositava em tudo que era nosso, meu e da minha irmã.  O amor que ela planejava e arrumava nos quartos me trouxe até aqui. E isso me marcou mais do que qualquer coisa material que tivesse neles. O meu propósito estava claro: “Projetar memórias”. Projetar memórias com amor e cuidado.” – conta Dile.

Arquiteta Dile Tosta, projetando memórias
Arquiteta e Mãe Dile Tosta – foto: @rafaellacalazans.fotografia / divulgação
De Mãe

E assim nasceu o ‘De Mãe’ uma arquitetura desenvolvida e pensada para a necessidade das mães.

Dile entendia o cuidado especial e carinho que as mães dedicam a seus filhos, e com os ambientes infantis não é diferente. Então com seu olhar atento, seguro e carinho, Dile criou o ‘De Mãe’. Com a missão não só de colocar nesses ambientes todo esse cuidado e carinho que as mães buscam, mas também com o propósito de criar as melhores memórias para aquela criança.

Hoje então, seu principal público são mães, em sua grande maioria, gestantes.

“E eu sou apaixonada pelos quartinhos de bebê, exatamente pela expectativa que nos promovem, por todo amor em cada escolha.  E eu projeto exatamente assim, planejando cada detalhe, dentro das expectativas, sonhos e possibilidades das minhas clientes, com amor e para o amor da vida delas!” – afirma Dile.

Seu escritório

Dessa forma seu escritório fica localizado em Salvador – BA, mas desenvolve projetos para todo o Brasil. Trabalhando hoje com quartos infantis, crianças e adolescentes, desenvolvendo uma decoração diferenciada infantil com essência, memórias e carinho.

De Mãe para mãe

Acompanhe seu trabalho

Acesse: @arquitetura.demae

Fotos: @rafaellacalazans.fotografia / Divulgação

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo