Arte e Cultura

Orquestra online caí no gosto de amantes de concerto

A Orquestra 415 de Música Antiga retoma apresentações de forma digital.

Orquestra online caí no gosto de amantes de concerto.

A Orquestra 415 de Música Antiga retoma apresentações de forma digital

Primeiramente, após um longo período sem apresentações, por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Orquestra 415 de Música Antiga volta a se apresentar.

A retomada acontece dentro do projeto “Mostra de Música Barroca”.

Nela será exibido o  primeiro vídeo, no próximo dia 12, às 20h de forma gratuita e digital dois concertos do compositor italiano Antônio Vivaldi.

Orquestra Barroca Independente

O traverso, a viola da gamba, a flauta doce, o cravo, o violino barroco, o violoncelo barroco, são todos réplicas dos instrumentos utilizados nos anos 1600 e 1700.

Daí, “Essa particularidade e o requinte na interpretação recriam uma sonoridade especial, muito próxima da que as pessoas daquele tempo ouviam.

Então, trata-se de uma oportunidade única de se ouvir as peças dos grandes gênios do período com os instrumentos para os quais ela foi feita”. Explica o fundador da orquestra André Salles-Coelho.

Portanto, A Orquestra 415 é atualmente a única orquestra barroca independente no Brasil a manter uma temporada regular de concertos.

Isso é: uma frequência definida de apresentações (no caso uma a cada mês), onde cada concerto traz um repertório totalmente diferente do concerto passado.

Orquestra online caí no gosto de amantes de concerto
Fonte: Pexels

Mostra de Música Barroca

A Mostra de Música Barroca é uma iniciativa da orquestra para oferecer ao seu público e a novos interessados, concertos de música barroca de qualidade.

Dessa maneira segura, para que a distância exigida pela pandemia não interrompa completamente a apreciação e fruição dos trabalhos da orquestra.

Assim serão exibidos dois programas em datas diferentes. Ainda esse ano.

Por isto cada programa trará a parte musical da orquestra, com a execução completa da peça e inserções como depoimentos dos músicos, detalhes sobre as peças e leituras dramáticas.

Daí, os programas serão exibidos de forma inédita, gratuita e irrestrita, pelo canal da orquestra, através do Youtube no endereço Canal do Youtube da Orquestra 415 de Música Antiga

Assim, segundo Salles-Coelho, o objetivo é divulgar a música dos séculos XVII e XVIII. Valorizando o patrimônio histórico, cultural e artístico imateriais.

Por isto “Também, buscamos democratizar o acesso do grande público à música erudita. Mas especificamente a barroca ocidental.”

Orquestra online caí no gosto de amantes de concerto
Fonte: Pexels

Apresentação digital torna concertos mais acessíveis 

Desmistificando o acesso à música clássica, que muitas vezes é associada apenas a uma elite. Pois o modo virtual permite acesso à qualquer pessoa com acesso à internet. Assim, sem necessidade de deslocamento.

Ainda, sem pagamento de ingressos, possa usufruir da qualidade, beleza desse estilo musical que atravessa séculos na história da música. Aliás, no primeiro lançamento, a orquestra irá homenagear o compositor italiano Antônio Vivaldi.

Assim, é um dos maiores nomes da história da música erudita, criador de as “Quatro estações” e de mais centenas de concertos, peças sacras e óperas.

Nesse sentido Vivaldi ficou conhecido por criar uma música vigorosa. Aliás, de grande virtuosidade técnica e de fácil assimilação. Enfim, assimilação de qualquer tipo de público. Tanto da época quanto dos tempos atuais.

Além disso, o ano de 2021 marca os 280 anos de morte do artista.

Daí, no programa, com duração de cerca de 40 minutos, a orquestra executa o Concerto em fá maior para flauta e orquestra, RV 434. O concerto em ré menor para dois oboés e orquestra, RV 535 em uma versão para três flautas e orquestra.

Apresentação

Entre os diversos movimentos, o ator Luciano Luppi apresenta cada concerto.

Aliás, ressalta algumas particularidades das peças e os músicos da orquestra dão uma pequena demonstração da sonoridade de cada instrumento falando de suas características, história e utilização no conjunto musical.

No segundo lançamento, que acontecerá ainda esse ano, o homenageado será o compositor Georg Philipp Telemann. Enfim, um dos maiores compositores barrocos

Portanto, sendo reconhecido pelo Guiness Book como o recordista mundial de maior número de composições escritas em toda a história da música.

Por isto a peça escolhida será a genial Suite Burlesca de Dom Quixote, onde Telemann colocou magistralmente em sons, trechos escolhidos da grande obra prima de Cervantes.

O projeto foi executado com recursos da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais.

Orquestra online caí no gosto de amantes de concerto
Fonte: Divulgação

Sobre a Orquestra de 415 de Música Antiga

A Orquestra 415 de Música Antiga é um grupo integrante da Associação Cultural Lua Nova, entidade cultural, sem fins lucrativos, criada em 2012, em Belo Horizonte.

Desde sua criação, o grupo já realizou 81 concertos. Além disso, executou mais de 160 obras de 57 diferentes compositores, em 25 diferentes palcos de Minas Gerais.

Além disso, o grupo já montou quatro espetáculos cênico-musicais e seis óperas barrocas completas. Aliás, isso permitiu ao grupo manter uma atividade musical regular.

Admirada até no exterior, promovendo uma constante pesquisa e vivência da música clássica. Além de oferecer aos músicos a oportunidade de aprimorar seu nível técnico, estilístico e artístico.

Serviço:

Data de lançamento:

Lançamento do primeiro vídeo – Concertos de Vivaldi

Dia 12 de novembro – sexta feira, 20h

Local: Canal do Youtube da Orquestra 415 de Música Antiga

Capa: Divulgação

Fonte: André Salles-Coelho, jornalista e músico (@orquestra415).

Leia também: Facebook Inc muda o nome para META

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo